Três e quatro - ainda na montanha

Argentina's flag
South America » Argentina » Mendoza » Mendoza
March 6th 2008
Published: March 10th 2008

SaídaSaídaSaída

Até o Portezuelo, no quinto dia.

Terceiro dia

Salto de água, conhecido também como El Salto, um acampamento a 4.200m de altura. Chove lá fora, estou seguro dentro da minha barraca, por uns intantes choveu pequenos cubos de gelo. A subida até aqui é insana. Bom, o que esperar de uma subida com o nome de infernillo? O fato é que mesmo pesados e lentos, sentindo a altitude, fomos bem. Chegamos aqui com cinco horas meia de caminhada, contanto os descansos (cerca de uma hora e meia). Saímos do acampamento Veguitas a 3.100 e aqui estamos.

Amanhã será nosso dia de descanso, esta é nossa primeira noite tão alto. Estou bem, um pouco ofegante, mas consegui comer bem, minha cabeça também não dói. Vamos ver como será amanhã, depois de dormirmos tão alto.

Quarto dia

Dia de descanso, o que dizer de dias de descanso? Comer, beber muita água, dormor, descansar. Minha cabeça doeu um pouco quando acordei, o mingau de aveia matinal também foi difícil de engolir, mas agora, uma da tarde, já me sinto bem melhor. O tempo está fechado, não muito feio, faz um certo calor, ao menos dentro da minha barraca. Logo mais vamos almoçar,
SubindoSubindoSubindo

Subida até Potezuelo.
terei muitas horas de descanso depois do macarrão, teremos.

Encontramos um brasileiro aqui no acampamento que talvez vá com a gente até o Portezuelo amanhã, uma crista que liga Vallecitos (uma montanha a 5.500m) ao El Plata (6.100m). São tres horas e meia de caminhada, estimadas, para chegar a 5.200m. Amanhã eu conto como fomos.

(...)

Un ratito mas tarde, un ratito después (como é mais usual), mas ainda no mesmo dia de descanso. O dia de hoje foi lindo, perfeito para fazer cume, mas ainda não estamos suficientemente preparados (leia-se aclimatados) para isto. Esperamos que seja uma boa janela de tempo, que amanhã, depois e depois ainda esteja assim. É só o que precisamos, mais três dias, é pedir demais em alta montanha? A ver...

Quinto dia

Hoje fomos até Portezuelom uma crista que liga o cume do Plata (6.100m) e o cume do Vallecitos (5.550m). Portezuelo fica a 5.200m, uma altitude considerável. Bem, foi o mais alto que já estivemos esta viagem. Só para se ter uma noção, desta crista é possível ver o Aconcágua. Aliás, o dia estava lindo, a vista para o gigante das Américas estava super aberta.
Falso PlataFalso PlataFalso Plata

Este é o falso Plata, o verdadeiro ainda se encontra atrás deste. (pelo menos ao que tudo indica, pode ser ainda outra montanha antes do falso, mas segundo informações de pessoal do local é o falso mesmo)

Fomos super bem até lá, em um ritmo bom e gostoso. O rô sentiu um pouco de dor de cabeça, mas já está bem. Amanhã teremos mais um dia de descanso para depois tentar o cume do Plata.

É claro que já estamos super satisfeitos por tudo o que já fizemos, 5.200m é altura pra caramba, além disto a vista é maravilhosa. Vira-se um pouco e pode-se ver o Aconcágua, mais perto, papável, mas ao lado, Rincon e Vallecitos. Pode-se ver muita neve e caminhar um pouco sobre ela.

Em tempo, fizemos isto hoje com um brasileiro que conhecemos aqui, Rosier, e com mais dois mendozinos, que encontramos no meio do caminho, um Rodrigo (mais um, mas mais conhecido como YoYo) e Gonçalo. Yoyo foi conosco até Portezuelo, já Gonçalo foi até o cume do Vallecitos. Dois figuraços, trocamos e-mails e vamos trocar fotos. Amanhã, dia de descanso, volto a escrever, sobre nada, quiçá sobre a ansiedade que começa a tomar conta da gente.

por Xuxa

AconcáguaAconcágua
Aconcágua

Vista da face sul da maior montanha das Américas.
VizinhosVizinhos
Vizinhos

Vista de morros vizinhos de Portezuelo.
Rincon e VallecitosRincon e Vallecitos
Rincon e Vallecitos

Vistos desde Portezuello.
AbaixoAbaixo
Abaixo

Vista abaixo, mas desta vez mas alto, a 5.200 (Portezuelo)

Tot: 0.079s; Tpl: 0.008s; cc: 10; qc: 49; dbt: 0.0335s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb