Comboio indiano

Asia » India
March 22nd 2013
Published: March 22nd 2013

NO RESERVATION

Vem chegando o comboio, a carruagem geral nao tem portas nem janelas, e os que desejam desembarcar estao ja pendurados no exterior a espera que o comboio atinja a velocidade que lhes permita saltar para a plataforma. Em simultaneo, os que pretendem embarcar e aspirar ao cobicado lugar sentado estao ja a correr lado a lado com o comboio, braco esticado para a porta ou a atirar toalhas atraves da janela para os assentos livres tentando marcar lugar. E a selva, lei do mais forte. O momento e de grande tensao, os rostos cerrados em grande aflicao e concentracao.

Cedem-me um lugar sentado, que agradeco. Massa humana. Tantos, somos tantos! Em movimento, neste mundo, nas cidades, neste comboio noturno entre hospet e bangalore.

Homens, mulheres, velhos, bebes, jovens, camisas, dotis e saris, calcas, toalhas (sao encosto para cabeca-pescoco ou quebra-luz), fardos pesados, imams. Amalgamamo-nos como podemos, nos bancos, perna aqui, praco pr'acola, uns deitados nos porta bagagens suspensos no tecto, outros no corredor, outro debaixo dos assentos...onde houver um espacinho para a agilidade e criatividade (a necessidade aguca o engenho) destes pobres indianos. .truca-truca-truca do comboio, cabeceamos pra tras e pra frente cheios de sono, cabeca com cabeca, ombro com ombro.

Entra gente, sai gente. Luzes e ventoinhas sempre ligadas.

Perguntam-me pelos salarios em Portugal, se sou solteiro ou casado (uma fotografia minha e da Guida circulou pela carruagem), partilho as minhas bolachas.

Como que a convidar o sono possivel, saco da minha venda elastica, tampoes anti-ruido da 3M e almofada insuflavel, ante a completa perplexidade da plateia que, pelas expressoes faciais e mutismo, parecia estar a assistir a um alienigena verde de um planeta longinquo pisando a Terra ao desembarcar da sua nave intergalatica.

9h de viagem pela noite dentro. Sobrevivi, nao sem mazelas: cansaco, uma dor persistente no pacote.

-----

Li no jornal: dos 1.000.000.000 passageiros anuais, 90% viaja desta forma, em classe geral. A rede ferroviaria indiana foi quase na totalidade herdada do imperio britanico. E o maior empregador do mundo.

-----------

COMBOIO INDIANO

Musicas de telemovel, conversas em linguas que nao conheco, truc-truc-truc, chule, embalo sonolencia, ventoinhas, puxou-bisgou de jacto pela janela fora, carga, pregao pregao pregao comida. Criancas, mulheres chocalham ao andar. Vida.

Tot: 0.126s; Tpl: 0.015s; cc: 9; qc: 44; dbt: 0.0825s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb