Jaisalmer - The Golden-city

India's flag
Asia » India » Rajasthan » Jaisalmer
May 23rd 2005
Saved: August 16th 2010

A pequenina Jaisalmer com 60 mil hab, localiza-se no comeco do deserto Indiano, de frente para o Paquistao. Eh conhecida como Golden city pela cor do Forte e das casas. As ruas sao labirintuosas e cheia de templos e havelis (antigas casas contruidas em gold-stones pelos comerciantes).
Atualmente eh bastante turistica e internacionalmente conhecida pelos seu safari a camelo, Jaisalmer tem um passado rico em historia pois localiza-se em um ponto estrategico entre a India e a Asia Central. Foi contruida em 1156 e cresceu gracas ao transito de especiarias, mais tarde com as trocas feitas por navios em Mumbay, presenciou momentos de guerra com o vizinho Paquistao.

A minha proposta inicial era fazer um Safari pelo deserto, mas devido aos 48ºC e a baixa estacao turistica (a cidade nao tem quase nenhum estrangeiro), nao foi possivel realizar. Resumi meu dia e meio aos arredores, pontos turisticos e a minha guest house, onde dormi a tarde toda quando o sol estava muito forte.

Esqueci de contar que minha ultima viagem de trem foi maravilhosa. Mesmo custando 3 vezes mais que o onibus o ar condicionado funcionava e eu tinha um upper berth que era praticamente uma cama onde ninguem me incomodava. Perfeito!
Essa noite pego outro trem pra Jaipur, onde passo os dia batendo perna e a noite embarco de novo pra Agra.... finalmente o Taj!

Hj acordei e enquanto fazia meu caminho pro mercado, pulando milhares de mulheres e meninas que lavavam descalcas o "produto" (entenda-se bosta) das vaca das ruas comecei estranhamente a comparar essa terra tao extrema com a desabitada Nova Zelandia. Eh uma cmparacao exdruxula (heheheh gostei dessa palavra), mas me pareceu engracada por um instante:

Na New Zealand vemos terras vazias, dirigimos kms atraves de caminhos e pontes de uma so faixa sem cruzar com ninguem. A agua e farta, chove ate demais e o povo apesar de interiorano adimira e quer ser Europeu. Por la as mulhereres sao valorizadas e economicamente ativas (ganham praticamente o mesmo que homens). As vida Noturna eh boa e frequente e de vez em quando avistamos um casal homossexual... a maioria ampla sao de mulheres.
O transito eh normal e nao se pode andar nem de bicicleta sem capacete, o mais frequente barulho das ruas sao de sirenes de policia e bombeiro. Nas avenidas, onde posso andar o dia todo, mesmo na Queen St. (coracao de Auckland) sem conversar com ninguem, encontramos muitas lojas de fast food (Bugger king, Mc donalds e Starbucks) e o incoveniente sao apenas alguns Maoris bebados e maconheiros que recebem uma boa quantia do governo por estarem desempregados.

Aqui na India eh tudo lotado. Existem indianos a maioria homens em todos os lugares, viajei atraves de muitos vilarejos enfileirados atraves de 2 lanes bridges por cima de rios secos. Observei, castelos, fortes e varias marmorarias gigantescas durante o caminho pelo pauperrimo interior. O transito eh caotico as cidades poluidissimas e a unica protecao dos motoqueiros e ciclistas alem de Deuses hindus sao os gigantes e coloridos turbantes. Os Europeus sao mal vistos pela sociedade embora invejados por sua "riqueza". A sujeira eh tao frequente quanto o sorriso, e a famosa frase: " Hello madam, which country are you from?" a cada 5 passos. Privacidade eh quase impossivel. Se vc esta num restaurante nao muito lotado o normal sao os garcons e os chefes sentarem na mesa e comecarem a conversar com vc. Alias todo mundo quer saber sobre sua vida e nao tem a minima vergonha de perguntar.
As mulheres apesar de trabalharem arduamente nao recebem o suficiente nem pra
Banho MatinalBanho MatinalBanho Matinal

Gadi Sagar Tank
basica sobrevivencia. Todos os lugares sao inflados de empregados. A mao de obra eh mais barata que a modernizacao. Os maridos muitas vezes ficam jogando cartas e tomando chai com os amigos. A hossexualidade entre homens eh amplamente aceita e mates de maos dadas apaixonados eh a unica demonstracao de carinho bem vista na sociedade Hindu.
Nas ruas encontramos todo o tipo de comida vendida em barraquinhas, alem dos sucos e chais (cha famoso por aqui), e existem muitos templos, entre os quais milhares de mendigos dormem "abencoados e assistidos" ao relento. Pobres e sujos, pedem dinheiro o tempo todo.
Muito mais chocante a India vem mexendo comigo todos os momentos. Confesso que muitas vezes fico estafada de tao cheio de tudo que eh aqui, mas estou me divertindo.

E ainda tenho mais uma semana de Agra, Varanassi e Delhi antes de chegar na Tailandia!
Hehehe to ficando muito filosofica.... acho bom parar com isso.

Bjinhos pra Todos da Fa

COMING SOON HOUSE ADVERTISING ads_leader_blog_bottom

HavelisHavelis
Havelis

Grandes construcoes antigas realizadas pelos ricos comerciantes do deserto.
Jain TemploJain Templo
Jain Templo

Teplo Jains sao riquissimos em detalhes esculpidos nas pedras. Ps: Esse nao eh buddha!
Jain MonkJain Monk
Jain Monk

Ele insistiu pra aparecer na foto!!!
Net -Cafe boyNet -Cafe boy
Net -Cafe boy

Indianos amam aparecer em fotos. O menininho me pediu pra tirar a foto dele... depois pois musica brasileira pra tocar. Muito fofinho!

Comments only available on published blogs

27th May 2005

looks soo cool babe, I want to be there! sitting at ACB internet as usual, jeje... only a few more days to go! hope 2 C U in Bangkok soon XoXoX - Jen

Tot: 0.08s; Tpl: 0.009s; cc: 7; qc: 56; dbt: 0.0376s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb