Haiti .. problema da Agua

Central America Caribbean » Haiti
July 29th 2012
Published: August 3rd 2012

The Tap WaterThe Tap WaterThe Tap Water

The only one we have in the orphanage
Resumo: Fiquei quase 5 dias sem agua corrente; ate em hotel chega a faltar agua; estou bem.

Ja disse inúmeras vezes sobre a escassez de agua aqui Haiti, assim como a falta de eletricidade. Mas gostaria de fazer um pequeno relato do que isso significou para mim.

No orfanato tem uma so "Torneira" que sai agua 4 dias por semana, la por umas 5am. Assim, durante 1 hora o pessoal abastece os galões de agua espalhados pela casa: cozinha e “banheiros”. Cheguei a ficar ate 4 dias sem agua 'corrente'. O moca que cuida do orfanato então comprava agua fora da casa. Mas mesmo assim, o galão do banheiro que eu utilizava ficava sempre vazio. Eu ia ate a cozinha e pegava agua em um balde menor.

Nestes dias eu economizava agua. Mesmo querendo muito, nao tomava o meu terceiro banho antes de dormir e uma vez ate senti uma dor causada por falta de ir no banheiro (#2). O meu corpo naturalmente travou para nao gastar agua.

Um dia, indo para o quinto dia sem agua, ela chegou de forma inesperada. Eu estava na rua quando isso ocorreu. As pessoas saiam das casas com
QueueQueueQueue

waiting to full fill the buckets
os baldes para buscar agua nas torneiras espalhadas pela cidade. (a maioria das casas nao possuem a torneira que eu mencionei). Muitas pessoas nas ruas!!! Incrivel. Neste momento eu pensei em correr para lavar algumas roupas, mas obviamente todos pensaram a mesma coisa. Nao tinha espaço para mim. Aproveitei então para limpar o meu quarto e me deliciar num super banho de caneca. Ufa, como eh bom ver o galão cheio de novo.

Neste mesmo dia a noite, quase umas 22h, a agua voltou a sair da Torneira. Como todos estavam dormindo, nao tive duvidas, peguei um balde e com 3 idas-e-vindas completei o galão novamente e aproveitei o meu terceiro banho do dia! Usei ate um pouquinho mais do que eu costumo usar. Rs.

Falando com o Silmar (o moco que eh militar na ONU) ele me contou o que ele presenciou um dia desses. A descoberta de uma fonte de agua em uma área que sofre com a sua falta. Consigo imaginar um pouquinha esta cena fantástica da agua jorrando e as crianças e adultos correndo por debaixo da fonte. Que momento maravilhoso!

Fiquei sem agua mesmo num 'Guesthouse' que paguei US$50/diaria. Neste dia eu me sentia imunda e PRECISAVA DE BANHO antes de voltar para Porto Principe (estava em Jacmel). A moca do hotel disse que o caminhao pipa chegaria logo mais, apos mais de uma hora, convenci a moca a usar um pouco da agua limpa que eles ainda tinha para limpar pratos. Tomei mais uma vez meu banho de caneca.

Dificil descrever esta sensacao, mas nao eh tao dificil de imaginar, ne?

Estou bem. Parecendo o Cascao, mas bem.

Fotos do dia que a agua chegou de repente tambem estao em: http://throughthelensofamy.blogspot.com/2012_07_20_archive.html

Other bucketsOther buckets
Other buckets

Using everything you have to keep more water

6th August 2012

Tristeza...
Angel, eu quase chorei com os seus últimos posts... é impressionante como a rotina acaba nos colocando em uma bolha. Você é muito especial menina! Força! =)
7th August 2012

forte? eu? nao ...
Espirro, comparado com o que essas pessoas vivem (no Haiti), eu sou menininha. Rs. Foi a primeira vez que me senti super cansada em uma viagem. Agora ja recuperei as minhas energias. Agora .. indo para o proximo destino: Albania (espero). Bjokas para ti e para o pessoal do banco. ;)

Tot: 0.314s; Tpl: 0.01s; cc: 12; qc: 57; dbt: 0.0746s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb