The Dark Side of Europe

Europe
December 18th 2010
Published: December 23rd 2010

Você! Sim! Voce mesmo ai do outro lado da tela, que acha que Europa é tudo de bom, museus, cidades bonitas, catedrais, gente bunita do ôio azul, nem sabe o outro lado da história, que irei revelar neste texto, preparem-se para acabar com sua visao romântica do continente europeu! muhaumauhauma!

Antes de mais nada, essa é uma opiniao de um cara de 20 anos que está aqui há quase 4 meses, ou seja, a chance de eu falar idiotices é bem alta, mas to nem ai e vo reclamar! valeu?

Dark Side n° 1: esse sem dúvidas é o pior coisa daqui, o que vcs já deviam estar imaginando.. sim, isso mesmo, o frio! ... FRIIIIIO! GELADO! ARDE! No primeiro dia que nevou aqui, sai de casa pra pegar o ônibus com um sorriso estampado na cara (claro, primeira vez que o Auslander aqui vê neve), achando tudo lindo! aaaaah, tudo branquinhooo... no entanto, depois de meia hora, o sorriso rapidamente desapareceu depois de ficar molhado, frio e cansado de andar devagar cuidando para nao escorregar nessa nova substância que existe por aqui. No outro dia, fui resolver andar de bike na neve, pra ve de qualé. No meio do caminho, comecou a nevar num angulo que perfeitamente encontrava meu rosto. Parecia que alguém estava com uma metralhadora de pequenos alfinetes que atirava em toda a minha cara pchi pchi pchi pchi pchi pchi pchi pchi pchi pchi pchi pchi pchi sem parar! Até enxergar estava difícil! Mas o pior: senti frio atrás do olho! Sim! ATRAS DO OLHO! Em algum espaço entre meu cérebro e o globo ocular, bizarro! Uma dorzinha, digamos bem peculiar, pois no Brasil, nao foram muitas vezes que peguei a bike no meio de uma nevasca...

Ah claro, isso sem contar a mao, pois na velocidade, o vento dá um bônus de uns -5°, parecendo que ela está dentro do fogo e nao há nada que vc possa fazer para escapar do frio, POIS O MAL ESTÁ AO SEU REDOR! Isso até vc se "acostumar" ao longo do percurso e chegar no check-point para sentir a ponta vermelha dos seus dedos formigando devido a mudanca brusca da temperatura do novo ambiente. Já cheguei à conclusão que nao adianta comprar mais luvas, pois simplesmente nao adianta!!! No começo, comprei dois pares de um material de boa, e mesmo usando os 2 ao mesmo tempo, passava frio, agora resolvi comprar um melhorzinho, e mesmo assim, usando 4 luvas, a queimacao é a MESMA! Sério, depois vo posta umas fotos da minha nova luva, tu pensa: como que dá pra sentir frio com esse trambolho?? a resposta é sim! Na Europa, tudo é possível! E nem a pau vo gasta 60 € com uma luvinha de couro só pra usar um inverno na vida.. pois com 60€, eu compro no mercado 100 garrafas de Wasseralfingen bier! 😊 Mas quem sabe meu corpo nao desenvolve mais gordura em meus pobres dedos, e provarei que Meslow, e nao Darwin, estava certo! 😊

Mas agora, depois de 1 mês pedalando na neve, estou O cara! Já quase caí varias vezes, é beeeem devagar, mas vai! 😊 Acho que vou escrever um texto só sobre a vida em 2 rodas.

Em casa, as vezes me sinto como um urso polar: comendo quilos de manteiga, sempre com sono, dormindo de boa por 10, 11 horas, quando nao rola o despertador amigo. Pensei bem, isso tem um nome: hibernaçao! sim, meu cérebro animal pensa: erik, economize energia, se vc ver gordura, COMA! Se ver uma cama, DURMA, nao desperdice energia! Idade glacial total! ahhaha

Agora entendo porquê a galera falava "schönes Wetter" quando fazia sol quando eu cheguei aqui no comeco do outono, eu pensava: "Ô dârrr, nada de mais, só tá fazendo sol..." agora, quando o sol aparece, sua luz nao dura muito mais que 4 horas.. é bem triste cara... para nós brasileiros é muito absurdo o que rola aqui: frio desgracado a ponto de vc nao querer sair de casa, e se sair, nao fica mais de 2 horas sem algum check-point. Tipo uma barrinha de video-game na sua tela que, ao sair da sua base, ela comeca a diminuir, e que volta ao normal ao vc encontrar outro check-point onde vc possa beber um chá quente.

É por isso que o natal aqui é tao bonito e cheio de frescurinhas: os caras tem que ter uma "esperança" no meio desse frio, alguma coisa que os alegra, que os une, se nao piram!!! Agora imaginem isso há 1000 anos, em casas sem concreto e sem aquecedores, difícil... bem, e puxando outro assunto, outra teoria é que o frio daqui é um dos fatores que forcaram o homem europeu a se desenvolver intelectualmente. Enquanto no Brasil, o Macunaíma ficava de boa colhendo frutas o ano inteiro, dormindo na rede e fumando seu cachimbo da paz, os povos do norte, desde muito tempo, precisaram bolar soluções para sobreviver no rigoroso inverno, era pensar ou morrer, simples assim. 😊 E como no inverno a galera aqui nao vai muito jogar bola na quadra com os amigos, ficam em casa fazendo o que? Sim, vc acertou, nao é sexo! Nao é a toa que os grandes pensadores, artistas e cientistas da História sao europeus: "nada pra faze, to em casa de bobeira, vou estudar!"

Bem, aí entra a uma discussao que nao estou afim de percorrer, mas que vc, como patriota brasileiro, indignado com as babacoes de ovo dos europeus, e com a triste realidade de educacao do Brasil, deve ter pensado: "podemos nao ser os melhores pensadores, mas somos mais felizes!" - gosto de pensar assim também! 😊

Mas chega de frio. Dark Side n° 2 da lista: Relação com imigrantes

Para quem nao sabe, a alemanha vive um sério problema em relacao à imigracao, especialmente em relação aos turcos, que hj, sao em torno de 3,5 milhoes na Alemanha. Resumindo, os primeiros turcos vieram para a Alemanha por volta da década de 70, pois a mao-de-obra alemã estava ocupada reconstruindo as cidades que tio Hitler baguncou durante a Guerra, e a Alemanha estava passando por uma "maravilha econômica", traduzindo ao pé da letra, assim, o país precisou de mao-de-obra estrangeira, e como os dois países foram meio que aliados na Guerra, os caras vieram em massa para trabalhar, mas na hora de voltar pra Turquia, resolveram ficar, e gostaram tanto daqui que depois trouxeram até a sogra para morar no novo país. O que a galera nao gosta mesmo é o fato que os caras fazem 10 filhos, e pegam assistencia social do Estado (coisa que existe de verdade por aqui: só pra ter uma nocao, quando o cara fica x meses sem arranjar um novo emprego, o governo abaixa um pouco seu benefício social para pagar um curso profissionalizante pro sujeito, assim nao tem desculpa pra ficar desempregado, putz, achei genial a idéia!).

Por isso que rola esse preconceito principalmente com os turcos, pois os impostos na Deutschland sao beeem altos, e a galera fica puta que esse dinheiro vai para bolsa família de imigrante que mal trabalha. Bem, se parar pra pensar, melhor assim do que nosso caso no Brasil, onde o dinheiro fica no governo mesmo... outra coisa que impulsiona esse xenofobismo, é algo que estou justamente lendo num livro sobre globalização: sobre a importância de identidade. Depois da guerra, falar de nacionalismo e salientar seu orgulho à pátria, praticamente desapareceu entre os alemães. Nunca na televisão daqui apareceria um loiro do olho azul falando: "sou alemão, e nao desisto nunca." Daí, nessa crise de identidade, pois chegam toneladas de pessoas com outra cultura familiar, outra religião, outros hábitos, etc, e os alemães se desestabilizam nessa convivência, pois segundo o livro (The lexus and the olive tree - Thomas Friedman - por sinal MUITO bom!), a identidade coletiva é algo de extrema importância para qualquer sociedade, símbolos, costumes, etc, e ao meu ver, os turcos mexem com a alemã.

De qualquer forma, essa opinião é totalmente contida, pois depois do que rolou com os judeus na guerra, falar mal de imigrante é algo extremamente politicamente incorreto. Quando pergunto sobre o assunto, é engraçado, todos diminuem o tom de voz, ou falam rapidamente e põe a mao na boca depois, mas imagino que peso deve ser pros alemães, principalmente os da geracao dos meus pais, imaginem: eu falo que sou do Brasil, e a galera responde: "Ah, Brâzil! Caipiruuinha, futebol, Ronaldo!", mas imagina para um alemão, cujo símbolos de seu país para os olhos do mundo sao : "Oktober fest, BMW, heil Hitler!", po, agente brinca bastante mas deve ser tenso na pele deles...

Mas mesmo que nao seja falado, as acoes condizem com esse pensamento: Um amigo meu brasileiro em Stuttgart, foi barrado numa noite, na porta de 2 clubes, por parecer com turco, antes de entrar no terceiro. Simplesmente, os seguranças olham pra sua cara e estendem o braco, falando que nao vai entrar. Muito absurdo! no Brasil, creio que podemos afirmar que tal preconceito nao existe, ainda bem!!! Mas por outro lado, também nao gostaria de deixar 4 russos gigantes e mal encarados dentro de uma das minhas festinhas... cara, TENHA medo dos russos aqui... sério! @.@

A minha singela opinião sobre a questão dos imigrantes está intimamente ligada com minha própria criação familiar: tive a oportunidade de crescer como qualquer criança normal (???) dentro da cultura brasileira, mas com o convívio com meus avós paternos, sempre tive também o contato com a cultura européia, essa coisa da tradição, coisas antigas, histórias, etc. Assim, defendo a importância da identidade cultural, o trabalho manual, feito no mesmo lugar há 700 anos, etc. Agora, o mundo está perdendo aos poucos essas raízes regionais, meio que se diluindo, principalmente entre os tecnológicos jovens. Por exemplo, em qualquer lugar do mundo, vc encontra pessoas que preferem Coca-Cola e Mc Donalds à sua comida regional: fato. Assim, onde iremos parar nesse ritmo? Caminhamos para um mundo cada vez mais Universal, mais diversificado, mais barato, mas imaginem: se daqui a 300 anos, meu tatatatatatara neto for visitar a Europa e encontrar as mesmas coisas que existem no Brasil, mesmas pessoas, mesma comida, poxa, por que ele veio pra cá entao? Claro, essa questao da globalização e imigração é extremamente complexa, envolvendo vários aspectos, de cunho principalmente econômicos, de melhoria de vida, etc. mas que também nao quero entrar muito em detalhes, sendo um assunto bem delicado! E pensando bem, um caso de miscigenação clara entre povos foi justamente o nosso Brasil! 😊 Índio, português e africanos! Quem explica bem isso é o Roberto da Matta, no livro "O que faz o brasil, Brasil", dica do professor Eli, bem interessante também!

Bem, mas também se nao fossem os turcos por aqui, nao haveriam os restaurantes mais baratos da Alemanha: Dönner, kebad e pizza. Os caras trouxeram/inventaram isso para a Alemanha e aparentemente, deu certo: um sanduba com pao sírio, alface tomate, molho iogurte azedo e muita carne! Só de cabeca, aqui em Aalen, consigo me lembrar de uns 7 kebabs no caminho para a Hochschule (7km), e normalmente custam 3€, 3,50€, mas que milagrosamente, descobri um que custa 1,50€!!! Foi S2 à primeira vista! Depois perguntei pro meu Gastvater, se nao tinha problema comer lá, sei lá, metade do preço... pois no brasil, chance de ter uma infecção alimentar é inversamente proporcional ao preço.. mas segundo ele, depois de rir do meu comentário, falou que na Alemanha, se rolar alguma suspeita de insalubridade na cozinha, etc, ou se os fiscais baterem e nao tiver tudo bonitinho, o lugar simplesmente fecha. Sem conversa! 😊

DEUTSCH! Carimba!

Toda semana que vou no kebab do tio Allem, perto da estacão de trem, sempre olho para o preço para ver se nao subiu, pois é MTU barato! Ainda nao vi kebab na Alemanha com esse preço, se conhecerem, me avisem! 😊

Dark Side n° 3: Outras coisas chatas, que todo mundo ouve falar no Brasil, é sobre a famosa frieza alemã. De fato, eles sao mais frios que os brasileiros, mas essa palavra frio nao é a mais adequada, diria que eles sao mais reservados e um pouco mais suspeitos antes de selar uma amizade ou contato. De qualquer forma, o fato de muitas vezes cumprimentar mulheres estendendo a mao é beeeem estranho para nós brasileiros, mas para eles, o estranho é chegar abraçando e dando beijinho num desconhecido. Irei falar melhor sobre isso em outro texto, pois sao muitas coisas conectadas para se explicar rapidamente aqui: Cultura Alemã, parte 2: a Revanche.

Espero que vcs tenham gostado do texto (ou nao gostado! 😊 Sao coisas a se expor mesmo, pois é o cotidiano de milhoes e milhoes de pessoas nesse continente (760.000.000), claro que dou uma ênfase na Alemanha, pais onde estou, mas mesmo assim, frio, imigrantes e identidade cultural sao temas que dizem respeito a todos os países, numa forma geral, nessa europa piquinininha, mas que rola muita coisa!

Agora vcs já sabem: nem pensem em viajar para cá nas suas férias de verao! É frio e todas as cidades ficam parecidas cobertas de neve! :p acho que esse frio ta afetando meus humor mesmo... (acho nao, certeza!), mas pelo menos, natal tá chegando e vou receber presentinhos importados da Alemanha! Oh! que xík, hein!? ahhaa

Um aperto de mao gelado!

Erik

23rd December 2010

Erik, o texto está incrível! Apesar de você ter só vinte anos, tem uma percepção muito boa das coisas. Ah, eu conheci o Kebab aí e fiquei loouca de tão gostoso que achei - mas é super pesado, dá um soninho depois, né? E, lembra que te falei de coisas pra não fazer em Berlin? Então, fui barrada em duas casas noturnas. Em uma pela 'cara de turco' de um acompanhante que é judeu. Foi bem tenso e tosco. Em outra, porque não estávamos trajando roupas de fetiche... o porteiro disse que eu poderia voltar, desde que com roupas apropriadas..rsss. Infelizmente, não deu pra voltar. Este lugar chama-se Kit-cat Club. Beijão!
24th December 2010

Será que os Brasileiros são mais felizes mesmo? hhehe, li esse dia que quem tá ganhando a corrida da felicidade são os noruegueses, suecos, ou qualquer outro desses escandinavos quaisquer... Óbvio que é sempre bom pensar que a gente é melhor, pelo menos em uma coisa...
25th December 2010

Análises
Meu caro, interessantíssimo o texto! Gostei mesmo... Realmente, o nosso mundo está se homoneneizando culturalmente, acho que é um processo inevitável. O que determinou as distinções culturais entre nações até hoje foi exatamente a fraca troca de gente entre elas, certo? (pelo menos comparado com nossa situação). Então fronteiras entre países não será mais o que determinará fronteiras culturais, mas sim outros aspectos - gerações, estilos de vida, classes sociais, etc. Mas acho que ainda demora para a gente notar isso com mais força, né? Interessante tambem como existem movimentos contrários a isso né? Por exemplo, na França eles fazem de tudo para conservar a cultura - uma vez estava assistindo um programa de TV frances pelo youtube, no estilo Serginho Groisman, e achei muito engraçado: eles estavam entrevistando uma cantora norte-americana, em ingles, ela respondia em ingles, obviamente, e todo mundo dava risada quando ela contava alguma coisa engraçada - ou seja, todos estavam entendendo! Mas mesmo assim o cara traduzia tudo, a pergunta e a resposta dela! :-) Quer dizer, é óbvio que todo mundo na França fala frances, mas nao era essa a questao né? Parece que é uma luta para tentar preservar a lingua francesa... Enfim, depois conversamos mais a respeito... Abração!
2nd January 2011

Ahasuhasuhasuasu... Ri altão aqui com suas aventuras de bike na neve.. xD Meslow.. Pffff.. Ahasuhasuhasuhasu... Você escreve muito bem.. Mó divertido! :D E owwwww, talvez eu dê uma passada em Lisboa nesse meio de ano! *-* Já que eu tenho nacionalidade portuguesa e meus tios estão lá... Vou tentar ser uma boa menina pra ver se rola.. xDD Quem sabe a gente se esbarra? :D
6th January 2011

se os caras vem zuando pra cima de mim, eu falo 2 coisas matadoras: - copa do mundo: e só abro a mao acenando pra eles.. - Bunda! coisa que temos e eles nao tem aqui! ahahah
19th January 2011

LOL
Ah Erik não precisava falar que eu pareço um turco! HAUHAUHAUHAA Você também foi barrado em Disco por causa do sotaque de estrangeiro! Gostei do comentário sobre o programa social da Alemanha, o "Hartz IV". É isso aí mesmo: o cara tem que provar que está há MAIS DE UM ANO sem emprego e que NÃO TEM CONDIÇÕES de arranjar um emprego, aí sim ele pode receber a bolsa. E não é uma ação eleitoreira suja como no Brasil, onde não existe porta de saída, o ensino público e profissionalizante não melhora e o cara fica recebendo bolsa às custas dos outros pra sempre. Se for um impedimento temporário de trabalhar, o Estado fica no pé do cara pra arranjar emprego de novo! Orientação profissional e tudo o mais! Massa o Blog!

Tot: 0.403s; Tpl: 0.036s; cc: 7; qc: 44; dbt: 0.0407s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb