Mucuchies e La Musui

South America » Venezuela » Andean » Mérida
September 28th 2005
Published: October 12th 2005

01. Cercada pelos Andes01. Cercada pelos Andes01. Cercada pelos Andes

Até os locais admiram a beleza andina dos fins de tarde

Mucuchies e La Musui

Uma estudante de Mérida, que trabalha na pousada, fala-me de alguns programas de fim de semana que a levam fora da cidade. La Mucuchies é um pueblo pequeño a 3 horas de Mérida e um dos atractivos são as águas termais que ficam em La Musui, a 4 km. Para contrariar as agências de turismo que nos tentam vender as águas termais de Tabay, e que depois de ver fotografias não me arrependi em nada da opção tomada.
De minibus lá fomos para Mucuchies, numa Dodge V8 "tipo Vito" de 12 lugares. A estrada revela-nos uma paisagem andina até deslumbrante. Serpenteando pela berma da montanha, sempre a subir, podemos ver lá em baixo o rio largo que corre e os campos agrícolas muito bem definidos.
O tamanho de Mucuchies contrasta com a beleza das paisagens em redor. Tipica aldeia de montanha. Ambundam lojas de roupa, propriedade de Sirios, licorerias, e a malta toda na rua.
Vista de Sul a cidade sobe para a esquerda para Oeste e desce para a direita, para Este. As ruas no sentido N-S são planas. Fiz-me entender?
No fundo fica numa encosta. Se juntarmos a tudo isto o facto de estarmos
02. Loja Siria02. Loja Siria02. Loja Siria

Não encontrei explicação para a comunidade Siria. Vendem sobretudo roupa e acessorios de moda.
a 3.300 mt temos de pensar bem quando descemos.
Primeiro há que encontrar onde ficar. Resolvido isto, onde jantar.
Enquanto o sol não se põe uma volta pela aldeia alegra-nos a vista.
Em Mucuchies a noite trouxe um céu vivo, mas o frio desgraçado trocou-nos as voltas.
Estava previsto um dia de Mucuchies mas decidi logo que ficaria 2 ou 3. A Jo teria de voltar para Mérida. Habituados a gastar pouco ou nada e completamente iludidos pelos "zeros" das notas achei que tinha dinheiro suficiente para ficar. Feitas as contas substimámos o custo de vida e deixamos o dinheiro na pousada em Mérida. Uma grande "mérida" foi o que foi porque no dia seguite tivemos de partilhar uma "carcaça" e caminhar 1 horas pela estrada de alcatrão até as águas termais e voltar. Só tivemos direito a comer alguma coisa quando regressamos.
De manhã, bem cedo, e cientes da nossa condição financeira lá partimos, a pé, para La Musui. Pela estrada principal, sem bermas e na beira do precipício tive oportunidade de tirar fotografias panorâmicas andinas de profundidade infinita.
Pelo caminho cruzamo-nos com vendedores de cães, que nas bermas largas da estrada expoêm os animais com cerca de 1 mês. Parece ser uma actividade de bom rendimento. Não sei de que raça seriam mas muito parecidos com São Bernardo. Talvez fossem mesmo.
1h30 a pé e entramos na estrada de terra que sobe, e sobe bem, em direcção às aguas termais. 2 horas depois, visivelmente cansados e com um frio de "rachar", entrámos nas águas calientes. Descem da serra três caudais, um gelado, um morno e outro que practicamente ferve. Com sacos do lixo cheios de areia e pedras empilhadas, alguém ali construiu esta "poça" termal. De dentro de água, o cenário é de se ficar em silêncio. Da borda da piscina a vista desce para um vale que está talvez 200 metros mais abaixo. Olhando em frente a cadeia montanhosa impõe-se, despida de árvores, acima dos 4.000 metros a vegetação é predominatemente rasteira.
Ali estava também uma familia, mãe e 3 filhos. Comiam animadamente atum enlatado enquanto se riam de nós, sem razão aparente. Respondemos a um longo questionário sobre de onde somos, onde fica e o que ali fazemos.
De volta a Mucuchies, pelo mesmo caminho, agora sempre a descer, pegámos na trouxa, e voltámos para Mérida.
No dia seguinte, vindo do Panamá via Colômbia, chegou Jason,
04. Alojamento04. Alojamento04. Alojamento

Em Mucuchies ficámos numa casa particular que aluga um quarto.
e directamente de Londres chegou Gary, amigo da Jo, para umas férias de 15 dias.

05. Mucuchies05. Mucuchies
05. Mucuchies

Fim de tarde.
15. Andes15. Andes
15. Andes

Lá em baixo o Rio Chama
19. La Musui19. La Musui
19. La Musui

Venda de frutas e vegetais frescos
24. Águas Termais de La Musui24. Águas Termais de La Musui
24. Águas Termais de La Musui

A vista é deslumbrante.

13th October 2005

Fartei-me rir com esta aventura, um pouco parecida com a minha ida para León. Dei comigo em Madrid á meia-noite, acabada de chegar de França. Sem conseguir levantar dinheiro e com uns escassos 2€ no bolso. Sem dinheiro para dormir e comer, começei a imaginar que também eu tería que dividir o chocolate que trazia no bolso com um tipo que como eu deambulava pelo metro de Madrid. Mas, por sorte, consegui contactar um amigo Espanhol que teve a amabilidade de me emprestar dinheiro até que conseguisse levantar... ufa! A beleza paisagistica dessas fotos é algo semelhante à dos Picos da Europa. Caminhei durante 24km pela garganta do rio Cares... simplesmente fabuloso. Depois dos 12 kms para lá há que fazer o caminho de regresso... ao entardecer o frio aumenta, mas nada de uma água quentinha para um bom banho, apenas as frias correntes do rio Cares... rsrsrs. Continuaçao de GRANDES AVENTURAS bj

Tot: 0.332s; Tpl: 0.013s; cc: 15; qc: 99; dbt: 0.2031s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.4mb