Santiago Chile - 13 a 16 Fevereiro 2012 /REVISED

Chile's flag
South America » Chile » Santiago Region » Santiago
February 20th 2012
Published: April 17th 2012

Foi na segunda feira dia 13 de fevereiro que fomos para santiago do chile. Uns dias antes enviei um email a um amigo que trabalha e vive la e que de imediato ofereceu a sua casa para a nossa estadia e nos aceitamos. Ao fim de praticamente 3 meses a viajar era o regresso a um apartamento e a um elevador. So essa experiencia ja foi especial. O apartamento e fantastico com uma vista para um bosque/campo de golf e o meu amigo um anfitriao exemplar, que nao esqueceremos nunca. Tudo fez para nos facilitar a vida e de nos dar o maximo comforto, por vezes a custa do seu proprio comforto. Organizou um jantar com um colega de trabalho e respectiva namorada que eram portugueses a viver em santiago e fomos os 5 jantar no dia seguinte, 14, dia dos namorados. A zona onde fomos, geralmente activa aos fins de semana mas morna durante a semana, estava bastante movimentada e chegamos a pensar que ia ser complicado arranjar mesa mas por sermos 5 nao foi dificil, todos queriam mesas duplas...

Gostamos mais de Santiago do que de Buenos Aires mas confesso que talvez o sentimento esteja distorcido pelo facto da nossa estadia ter sido tao comfortavel, simples e agradavel. Na Quarta feira fomos jantar com o nosso anfitriao e nos restantes dias quando regressava do trabalho, falavamos com ele na varanda da casa a ver o por do sol e perceber melhor o chile. Na terca feira ficamos nas redondezas mas quarta passeamos o dia todo pela cidade e uma parte de quinta feira tambem. A cidade e agradavel, sem ser deslumbrante. Fomos a uma casa do Pablo Neruda (ja haviamos estado numa em valparaiso, recordam-se?) e subimos a um cerro famoso pela vista que tem da cidade e onde ergueram uma estatua da Nossa Senhora bastante alta. Parece me uma cidade mais agradavel de se viver que Buenos Aires mas mantenho a opiniao de que nao tem nem a beleza nem a riqueza de uma capital europeia. Ainda assim, foi uma boa despedida que tivemos da america latina, num ambiente bem mais familiar do que vivemos ao longo da nossa estadia. Na quinta feira preparamos entao as nossas malas e o nosso anfitriao em novo gesto de bondade, prontificou se a levar nos ate ao aeroporto, saindo um pouco mais cedo do tranalho. Fica aqui o nosso agradecimento pela generosidade e amabilidade! Obrigado!

Quisemos ir relativamente cedo porque estando no tal round the world ticket, se falhassemos uma viagem, perdiamos o bilhete todo... Portanto queriamos garantir que corria tudo sem precalcos. E correu!! Na quinta feira dia 16 de fevereiro de 2012 dissemos adeus a america latina, exactamente 3 meses depois de termos chegado a Lima no Peru. Esperavam nos cerca de 10 horas de aviao a caminho da Nova Zelandia, o pais que provavelmente mais curiosidade tinha em conhecer, onde por diferencas horarias chegariamos dia 18 de madrugada, a Auckland onde um amigo da Sara neo zelandes se disponibilizou para ficarmos em sua casa, onde vive com a noiva que e inglesa. Assim comeca uma nova aventura, absolutamente inesquecivel e que espero actualizar nos proximos dias.
Ate logo

Nuno

Decidi acrescentar algo que me esqueci. Uma das fotos e de um prato no mercado central. O Chile por estar na costa com o mar tem imensa gastronomia maritima e uma das sugestoes era almocar no mercado central. Assim fizemos mas deixem dizer vos que nao gostamos especialmente para alem de que era caro. Pagamos cerca de 30 euros os dois por uma refeicao que a nivel de sabor deixava a desejar. No fim, o empregado ficou extremamente ofendido porque deixei gorjeta de 5% e nao de 10% como ele esperava por um atendimento que tambem nao foi propriamente 5 estrelas. Ja em Valparaiso haviamos tentado comer marisco mas a forma como eles cozinham e diferente da nossa e a nivel de sabor nao me convenceu embora reconheca que ponham quantidade de marisco bastante acima da nossa. Havia inclusivamente uma santola/sapateira que segundo eles me disseram so havia ali e em mais dois locais no mundo e que custava quase 150 euros e era para 2 pessoas... reforco a minha ideia que comer no Chile nao e mais barato do que comer em Portugal. Em Valparaiso comemos bastante bem num restaurante de origem francesa onde fomos da primeira e da segunda vez que la estivemos. Era optimo mas nao era barato, 20 euros os dois. Ao longo da nossa estadia no Chile que foi relativamente curta, 15 dias mais 5 dias no fim, verificamos que eramos obrigados a cortar refeicoes ou darmos preferencia a um pequeno almoco reforcado e um lanche ajantarado se quisessemos cortar na despesa de alimentacao. As empanadas, mto famosas no Chile e na Argentina mas com estilos distintos eram tambem uma forma de tentarmos reduzir essa despesa.

Tot: 0.074s; Tpl: 0.012s; cc: 12; qc: 45; dbt: 0.0403s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb