Minas: Congonhas do Campo e o Aleijadinho


Advertisement
Brazil's flag
South America » Brazil » Minas Gerais
January 5th 2018
Published: January 17th 2018
Edit Blog Post

Muitas pessoas conhecem Minas Gerais por uma imagem marcante de sua arte cultura e beleza escultórica.

Essa imagem é oriunda de um trabalho de grande vulto empreendido pelo grande Escultor e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, era além de entalhador e escultor, arquiteto de grande competência e construiu diversas igrejas famosas do período barroco Colonial Mineiro. Estudiosos da arte como Carlos Zilio, Mário de Andrade e Gilberto Freyre, entre outros, citam Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho, como um verdadeiro Gênio do entalhe.

E foi em Congonhas que ele construiu uma de suas obras conjunto de profetas da igreja de xyz também acompanhado pelos passos da Paixão Cristo entalhados em pequenas capelas que acompanham o promontório onde se situa o Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos.

Entusiastas da escultura aficcionados por história da arte ou mesmo pessoas simples que desejam aprimorar seu conhecimento sobre história da arte brasileira tem em Congonhas parada necessária e obrigatória pois lá à céu aberto está uma das maiores pérolas da cultura brasileira.

O conjunto com os profetas está situado na entrada da igreja que é conhecida como o Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos com um total de doze profetas esculpidos em Pedra Sabão.

Aleijadinho criou um conjunto escultórico sem precedentes ou comparações em todo o Brasil tornando-se assim um ícone do Barroco colonial brasileiro em 1939 IPHAN (Antigo SPHAN) praticou o tombamento do conjunto como Patrimônio Histórico Nacional. E em 1985 a Unesco declarou o conjunto como patrimônio da humanidade.

Antônio Francisco Lisboa começou a esculpir os profetas no ano de 1800 e finalizou sua obra em Pedra Sabão no ano de 1805, ou seja, levou cinco anos para esculpir os doze profetas que são: Jeremias, Isaías, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Habacuc, Jonas e Naum.

São seis as capelas que compõem o conjunto de 66 esculturas idealizado e esculpido por Aleijadinho e seus ajudantes.

A primeira Capela aborda o tema "A Última Ceia" a segunda Capela trata de "Jesus em agonia no Horto das Oliveiras" a capela 3 "A prisão de Jesus" a capela 4 trata de duas cenas, "A flagelação" e "A coroação de Espinhos" a capela número 5 fala sobre
"A subida no Calvário" e finalmente a capela número 6 trata da "Crucifixão de Cristo".

Considerada como uma produção que possui irregularidades em sua execução pois boa parte foi realizada sob a supervisão de Aleijadinho mas não necessariamente pelas suas próprias mãos, esse conjunto é tido como o ponto alto de sua produção e fundamental para aqueles que visitam a cidade de Congonhas do Campo em Minas Gerais.

Advertisement



Tot: 0.067s; Tpl: 0.009s; cc: 10; qc: 51; dbt: 0.0394s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb