Planeje-se como apaixonado por viagem e conheça Fortaleza


Advertisement
Brazil's flag
South America » Brazil » Ceará » Fortaleza
July 12th 2018
Published: July 12th 2018
Edit Blog Post

No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco de Fortaleza Ceara. Se você é um dos pessoas apaixonadas por viagem que buscam novos lugares para conhecer, fique de olho nessas dicas.

A vocação de ser referência nacional em diversos setores artísticos, faz da capital cearense o destino ideal para muita festa, recheado de história e, sem dúvida, tem muito o que fazer em Fortaleza entre suas paisagens incríveis do famoso litoral nordestino. O encontro do Rio Mundaú com o mar deixa tudo ainda mais lindo, principalmente se for admirado do “mirante das dunas”. A melhor época para conhecer a região é de julho à março, quando o sol aparece e as águas ficam bem mais convidativas. Entre setembro e dezembro, é a temporada de ventos, ideal pra quem gosta de kite e windsurfe.

A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e moradores ao entardecer. A 11 quilômetros do Centro, a praia do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia ,as diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo, mas também duchas de água doce, cadeiras, guarda-sóis e muita animação.

Nos arredores da cidade estão guardadas as dunas e as falésias coloridas que são a cara do Ceará. O lugar é de uma beleza rara. Absolutamente fascinante. E, tão pertinho de Fortaleza. Em pouco mais de uma hora é possível percorrer os 80 quilômetros de estrada que separam as duas cidades, que por sinal é ótima e de fácil acesso. As falésias de Morro Branco são consideradas vivas por ainda estarem sujeitas à ação do mar, originando a formação de cavernas e espécies de canyons com diferentes cores. Conforme se avança pelo labirinto dos morros, as cores vão se modificando: vermelho, laranja, amarelo, rosa, dourado, marrom... É de ficar encantada!<br style="-webkit-font-smoothing: antialiased; outline: none 0px; -webkit-tap-highlight-color: transparent;" /><br style="-webkit-font-smoothing: antialiased; outline: none 0px; -webkit-tap-highlight-color: transparent;" />

Metrópole de vida noturna agitada, Fortaleza tem balada a semana toda a segunda-feira, aliás, é considerada a mais animada do planeta. No quesito cultura, vale conferir a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com teatros, cinemas, shows, museus e bares; ou simplesmente, apreciar a moderna arquitetura da construção. Não deixe de vislumbrar também a fachada art nouveau do Theatro José de Alencar, seja durante um espetáculo ou através de uma visita guiada.

As delícias típicas da região também me conquistaram. A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares. Carne de vento ou carne do sertão, é um dos pratos mais comuns nas casas e restaurantes do Ceará. O nome “carne de sol” vem do processo pré-histórico de conservação, em que a carne era desidratada ao sol, assim resistindo a longas viagens. Rapadura o ceará é o maior produtor de rapadura do Brasil. E não duvido que o estado seja também o maior consumidor, pois o alimento, de alto valor calórico, faz parte até da merenda escolar cearense. Pode ser misturada com castanha-de-caju, coco e amendoim. Mas os sertanejos gostam mesmo é de rapadura com farinha. Nos cardápios do Ceará, o que não falta é peixe pra escolher. Os mais comuns são o Pargo, a Cavala, a Pescada Amarela, o Sirigado e o Robalo. E foi esse último o que eu mais gostei, principalmente grelhado, servido assim, literalmente de bandeja.

As tapiocas também ganharam um cantinho só para elas – fica no bairro de Messejana e reúne mais de 20 barracas que oferecem as delícias com os mais variados recheios. Já o artesanato está espalhado por toda a cidade. São diversas feiras e mercados onde os bonitos trabalhos em renda de labirinto, a mais tradicional do estado, dividem espaço com as redes de dormir, as garrafinhas com desenhos de areia colorida, os objetos em argila e madeira...

Aproveite as oportunidades. Fortaleza Ceara é um mundo vasto de informações, e você, como apaixonado por viagem pode se beneficiar disto. Muitas vezes, sem tempo desanima, e acaba nos atrapalhando. Mas, olhar para onde se quer chegar, é o que permite que o objetivo seja alcançado.

Advertisement



Tot: 0.071s; Tpl: 0.009s; cc: 12; qc: 50; dbt: 0.0402s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb