Bariloche e Parque Nacional 12 Jan 2012

Argentina's flag
South America » Argentina
February 12th 2012
Published: February 12th 2012

Enfim!!!!!! Estive uma hora e meia a escrever e perdeu se tudo. Deu erro no momento em que tentei salvar. Ja ia tao longo... bom tentarei por tudo de novo...

Bariloche e uma cidade semelhante a Puerto Varas, de dimensao talvez parecida com Tavira. Junto ao lago Nahuel Huapi e ao parque nacional com o mesmo nome. Cidade com dias ventosos, chegamos a 9 de Janeiro, Segunda Feira. Nesse dia e na terca Feira caminhamos pela cidade e procuramos saber o que ver e fazer. De forma semelhante a Puerto Varas, tb aqui havia muitas actividades possiveis. Cavalgatas, passeios canoa, rafting mas tb elas caras ainda que segundo me apercebi mais baratas que no Chile. E uma cidade agradavel, com varios restaurantes, cafes e servicos necessarios. Chegamos de manha e fomos a procura de hostel e apos uma hora conseguimos uma habitacao dupla a um preco pouco superior a diversos dormitorios que vimos, alguns pouco limpos e com aspecto duvidoso.

Uma das actividades mencionada no guia e o circuito chico, um passeio pelo parque com diversos locais a visitar. Podia fazer se em turismo com carrinha ou ir no autocarro publico e sair em diversos pontos ou entao de bicicleta. Para tal sugeriam alugar a bicicleta no km 18 da rota que comeca em Bariloche isto porque ate ai havia maior movimento de carros e a estrada nao era muito larga tornando perigoso a ida de bicicleta desde a cidade. Assim, e uma vez que a Sara nao queria ir de bicicleta, na Quarta Feira decidi entao apanhar o tal autocarro, sair no referido km de mochila as costas e com almoco pois era o dia inteiro no parque. Tinha previsto sair por volta das 8.00 mas acabei por me atrasar um pouco e so sai eram 8.35/8.40 tendo chegado ao tal km 18 as 9.25. Ao sair, fiquei surpreendido pq nao via nada senao uma loja. Atravessei a estrada e verifiquei que so abriam as 10h. Ok, ainda bem que sai mais tarde que o previsto. Pensava eu que haveriam varias espacos de aluguer, com diversas alternativas. Uns 5 minutos depois aparece um rapaz que refere que so abrem as 10h e para eu lhe dar espaco para ele por as bicicletas na rua. Foi entao que me deparei com umas bicicletas nada de especial, velhas mas ok, se e assim, assim sera. Aproximando nos das 10h foi entao que ao colocar o placar do que eles ofereciam,verifico que o preco do aluguer era de 100 pesos, qq coisa como 18euros. Achei carissimo, quer o guia quer sites na net mencionavam 40 pesos. Pensei que mesmo com aumentos nao deveria ser mais do que 60. Decidi regressar a cidade e ver quanto cobravam numa loja que tinha visto no dia anterior mas que estava fechada quando passei (o comercio genericamente fecha entre as 13h e as 17h e depois esta aberto ate as 21h). Tambem eram 100 pesos. Ok, fiquei entao a matutar se deveria ir ou nao no dia seguinte enquanto passeava ate que encontrei novo local e perguntei por preco: 85 pesos e as bicicletas eram TREK, bastante boas, ao nivel da Specialized, davam a hipotese de entregar a bicicleta em 3 pontos do parque o que permitia maior flexibilidade e abriam as 9h.

No dia seguinte, Quinta Feira dia 12 as 9h15 la estava eu para iniciar o percurso. Tinha combinado com a Sara encontrar me as 13h num ponto que achamos razoavel. Ela iria de autocarro e depois caminhava. Cada um esperaria ate as 13.30, caso o outro nao aparecesse, seguia caminho.

Ja eram perto das 10h quando finalmente sai de Bariloche e 45 minutos depois estava a parar no cerro Campanario, miradouro com 2 acessos: ou por teleferico ou subindo por um caminho. Escolhi obviamente a segunda.

O caminho fez se bem, alias no dia anterior quando fiz por autocarro pude constatar que nao era assim tao dificil, tinha parte terra ao lado do asfalto e era perfeitamente possivel. A dado momento do caminho, houve um momento em que me encontrei numa longa descida, o vento a bater fortemente na minha cara, o lago do lado e uma paisagem verde linda do outro e senti me como a Meg Ryan no City of Angels.

O cerro Campanario e absolutamente lindo. Com uma paisagem deslumbrante e a subida por bosque, bom, e uma subida pela natureza e portanto uma sensacao de plenitude. Ha fotografias em anexo para poderem disfrutar. Curiosamente uns dias depois fui com a Sara e como o ceu nao estava tao limpo nao foi a mesma coisa. Naquele dia estava especial.

Cheguei felizmente ao nosso ponto de encontro as 13.05 e a Sara tinha acabado de chegar. Ambos tinhamos conseguido e por casualidade era num local com senderos (locais no parque para passear/caminhar). Durante 2 horas passeamos, comemos, relaxamos e foi mais um bom momento deste dia. Por volta das 15h30 seguimos cada um seu caminho e combinamos novo ponto de encontro as 18h30 numa praia na tal estrada junto ao lago.

Continuei o meu percurso ate a um local chamado colonia suiza, nome dado porque uns quantos emigrantes suicos instalaram se ai. Obrigava a um desvio de 5kms (10kms ida e volta) mas valeu a pena. E basicamente uma rua com casas, restaurantes e lojas de um lado e do outro no meio da natureza. Aproveitei para descansar um pouco e comer um gelado. Sitio muito tranquilo, agradavel e recomfortante. Pensei ate que ficar ali era bem melhor que em Bariloche.

Havia que pedalar mais para me encontrar com a Sara ha hora definida. Voltei a estrada onde tinha feito o desvio para esta Colonia e passado uns minutos encontro a Sara a andar. Que agradavel coincidencia. Tinha caminhado para a paragem mas nao tinha passado nenhum autocarro e estava ja a ficar preocupada... nao ha problema pensei eu, vamos esperando que apareca um, pq eles aqui param se se pedir mesmo que nao estejamos na paragem. Sai da bicicleta e fomos os dois a andar a ver se o autocarro passava...mas nao passava e apos uma hora a andar comecamos a por hipotese de pedir boleia ate que ele chega...ja tinhamos recombinado as horas e dali faltavam uns 15kms ate a praia, ela apanhou o autocarro, eu segui de bicicleta.

Este belo passeio terminou entao na praia sendo que depois faltavam me ainda 10kms ate Bariloche para entregar a bicicleta.

No total forma cerca de 70kms de bicicleta, uma caminhada de 2horas e uma subida a um miradouro. 33 fotos que podem ver. Um dia excelente!!

Uffffff!!! Escrever tudo de novo e mesmo aborrecido 😊)))

Tot: 0.078s; Tpl: 0.012s; cc: 9; qc: 46; dbt: 0.0421s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb