Buenos Aires - 27 a 3 Janeiro 2012

South America » Argentina » Buenos Aires
February 20th 2012
Published: March 17th 2012

Olaaaaaa a todos, aqui vai mais um blog e este sem muitas fotos, refiro me a Buenos Aires (fyi escrevo vos de Queenstown, este e o nosso ultimo destino do roadtrip que fizemos na Nova Zelandia, sao 17.49, 12 Marco e estamos tranquilamente sentados num starbucks). Verdade e que nao senti vontade de tirar fotografias, apreciei a cidade mas sem me deslumbrar o suficiente para mais uma sessao de fotos... As minhas desculpas por ser apenas texto...
Voltando..., chegamos a Buenos Aires na sexta feira a noite, apanhamos um taxi do aeroporto ate ao nosso hotel. Esta estadia merce ser mencionada. O hotel parecia um dormitorio de universidade. Era um predio inteiro, 8 a 10 pisos, imenso movimento, ruido, etc. genericamente estava ok, ficamos em dormitorio de 4 com wc. Estava calor em ba (buenos aires abreviado) e aquilo que levarei comigo como primeira impressao foi choque, foi um choque tremendo voltar a uma cidade como aquela. Se leram os ultimos posts verao que os nossos recentes destinos haviam sido patagonia, glaciar, cataratas so para mencionar os ultimos 3. BA foi regressar a uma cidade no sentido literal da palavra e recordo me que ficamos ambos perplexos, meio aparvalhados a olhar para toda aquela azafama, ruido, betao, ferro e confusao. Foram momentos interessantes, a partir desse dia a minha perspectiva sobre uma cidade mudou. Ai tambem me dei conta que na america latina o encanto esta literalmente fora das grandes cidades, muito jovens se compararmos com o historial europeu. Acredito que ha quem discorde mas pessoalmente e o que sinto. Decidimos entao ambientarmo nos na cidade no sabado, tratar da lavandaria e assentar. A sara aproveitou para dormir, eu de manha aproveitei para conhecer os arredores e ver se encontrava umas quantas lojas de desporto para adquirir uns tenis e assim poder correr. No final do dia atingimos os objectivos e acabei por comprar uns barefoot (para os mais interessados e uma nova forma de correr) merryl. A verdade e que estavamos no final de Janeiro, 2 meses e meio de viagem e eu senti que necessitava de voltar a correr, sentia falta e portanto a decisao desta compra. Os sapatos de inverno que levava tb pouco tinha utilizado e como tal resolvi comprar estes e posteriormente enviar os outros para Portugal. No Domingo bem cedinho levantei me e dei a minha primeira corrida na viagem...correu bem e adorei. Fui para um parque e so o caminho para la foi praticamente a corrida, mas ainda assim soube bem. Nesse dia ao pequeno almoco falamos um pouco mais com uma das pessoas que partilhava connosco o quarto, era alema e nesse dia ia a El Tigre, zona proxima de BA e que era uma zona frequente de ferias. Comboio, 40 minutos e tempo para conhecer esta rapariga, magra, vestida de t shirt e calcas largas, nao muito bonita,que se revelou especial, era algo estranha, bastante complicada, queixava se muito e tinha uns rituais a noite e ao acordar muito particulares... Hilariante, em resumo fazia uns gestos com as maos ...Voltando a El Tigre, e uma zona cheia de gente, pequenas ilhas onde se banham num pequeno espaco de areia e agua sem grande beleza, confesso, nao achamos nada de especial. O regresso a BA foi uma aventura, o comboio atrasou se 30 minutos, as pessoas acumulavam se a espera... Foi completamente cheio, num dia de verao quentissimo...o caos completo. Foi um dia diferente!!! Na segunda feira decidimos entao conhecer um pouco de BA, passeamos pela cidade, fizemos um tour com uns jovens e foi na verdade diferente dos tours habituais das cidades e estivemos inclusivamente no local onde esteveo corpo da Evita Peron antes de ser roubado. Terca Feira voltamos a caminhar pela cidade e aproveitamos para comprar os bilhetes de autocarro para cordoba e mendoza, convem dizer que tivemos que ir a estacao de comboios, analisar datas, etc e tudo isso leva tempo. Compramos tambem o bilhete para ir a colonia sacramento, no Uruguai, passeio de 2horas de barco onde fomos precisamente no dia seguinte. Quarta Feira fomos a Colonia, cidade fundada pelos portugueses... Foi um momento de orgulho quando na muralha da entrada da cidade vemos o escudo portugues... E uma cidade pequenita mas bonita e muito tranquila...era o dia 1 Fevereiro. Dia bem passado. Faltavam entao 2 dias para irmos para cordoba e a verdade e que ambos ansiavamos por sair. BA tem o seu encanto mas nos ansiavamos por algo mais e talvez algo diferente. Aquando da nossa estadia em calafate (lembram-se? Onde vimos o glaciar...) uma das pessoas com quem partilhamos quarto era de buenos aires e ficamos em contacto com ela e acabou por ela procurar um espectaculo de tango para os 3 assistirmos e assim foi a nossa ultima noite em BA. Algo que nunca esqueceremos foi um Cafe/restaurante que descobrimos proximo do hostel. Local imensamente acolhedor com empregados de longa data no local, algo que diria "a antiga". As sandes eram fantasticas e na verdade fomos 3 dias seguidos. Eram excelentes, a bom preco e acabavamos por ficar a conversar com os empregados que estavam no meio e os assentos a volta, para quem conhece estilo namur, em lisboa. Tambem na quinta feira aproveitei para mais uma corrida, a 2 da viagem, feliz e contente por voltar a fazer desporto! Por outro lado, fomos tb ao cinema, ver o filme do di caprio sobre o fundador do fbi...j edgar. Soube bem fazer algo que nos e tao familiar e BA era a cidade ideal para tal. Ambos gostamos de passar um tempinho a ver um filme ou uma serie e ai fim de mes e meio decidi por netflix, basicamente um site americano com imensas series e filmes disponiveis (legal) e desde entao se temos net regalamo nos a ver qq coisa que nos apeteca mas em BA achamos interessante ver tb como era ir ao cinema e desde ja digo vos que o preco e igual a Portugal, alias creio ate ja ter falado disso mas nao senti que os precos diferenciassem assim tanto do nosso pais em termos de servicos, restaurantes, etc. Geralmente um bom exemplo de comparacao e o macdonalds e de facto nao me pareceu que fosse muito mais barato que ai. E sempre dificil comparar enquanto viajamos pois sao custos distintos mas conhecemos um rapaz em el chalten de buenos aires e a sensacao que da e que o custo de vida e semelhante, ou seja entre o que se ganha e proporcionalmente o que se paga... Claro que nos temos vantagem de cambio enquanto turistas mas a verdade e que muitos dos servicos turisticos ja estao preparados para turistas ou seja nao sao para argentinos pagarem e o custo esta ja inflacionado, nao sei se me faco entender. Muitos dos espectaculos tango que propunhan eram logo em dolares... Os restaurantes achei carissimo, nao andamos somente perto de locais turisticos mas mesmo assim nao achei barato. Refeicao para 2 pessoas por 70 pesos ou seja 12 euros nem sempre era facil e a verdade e que em Portugal ainda ha varios menus por 7/8 euros pessoa. Ao jantar geralmente e mais caro mas ainda assim nao senti uma diferenca significativa. Supermercado, leite, iogurte, cereais nao sao propriamente muito mais baratos. Enfim, e so uma pequena opiniao porque por vezes achamos que e tudo mau e tudo caro em Portugal e na verdade nao e bem assim... Acabamos por ficar uma semana alojados em BA e portanto deu tempo suficiente para dar uma volta pela cidade. Tinham nos falado num espaco verde bastante grande e realmente no mapa ocupava uma dimensao significativa do mesmo e por isso decidimos conhecer ate porque ansiavamos tambem por um pouco de natureza. Foi uma desilusao, de facto tinha jardim mas com estrada pelo meio, carros a passarem e pouca densidade florestal... Nao convenceu mas confesso que ainda dormi uma soneca num banco debaixo de uma arvore bem antiga. Em jeito de conclusao, BA foi o regresso a uma cidade com uma ida ao uruguai. Foi o regressar a correr que nao fazia desde q sai a Portugal, foi tambem quando percebemos o que representam para nos as cidades da america latina. No ultimo dia tivemos ainda um encontro com uma amiga de uma amiga da Sara que e japonesa e esta ali como missionaria e foi um privilegio ouvi la. E sempre extraordinario ouvir pessoas que se dedicam aos outros. Na sexta feira a noite pegamos nas nossas mochilas e seguimos para o terminal com proximo destino cordoba... No caminho houve uma subita mudanca... Mas fica para o proximo post.

Tot: 0.092s; Tpl: 0.011s; cc: 14; qc: 50; dbt: 0.0544s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb