Bariloche e o Parque Nacional - 13 a 18 Janeiro 2012

South America » Argentina » Neuquén
February 17th 2012
Published: February 19th 2012

Rute 40

Olaaaa novamente. Sao 12.24 do dia 18 de Fevereiro, mas em Portugal ainda e dia 17... pois e, ja nos encontramos na Nova Zelandia, uiiii, que mudanca, ainda agora chegamos mas parece me que vou adorar este pais.

Retornando a bela Argentina e mais propriamente a Bariloche ha algumas notas que quero adicionar ao blog anterior. No dia 12 Janeiro fizemos aquele passeio extraordinario, eu de bicicleta e a Sara a pe e autocarro.

No dia seguinte, sexta feira decidimos entao que era tempo de ir e fomos a estacao de autocarro para comprar bilhete para El Chalten e fomos confrontados com o facto de que o autocarro era so de 4 em 4 dias e calhava precisamente naquele dia, ja estava cheio, e, portanto, so passados 4 dias. Em alternativa podiamos ir noutro autocarro diario que ia pela costa este da Argentina mas para Calafate, a 3 horas de Chalten. Regressamos entao ao hotel para discutir as nossas hipoteses. Basicamente ou ficavamos mais 4 dias ate Terca Feira ou entao iamos no dia seguinte ou no outro mas para Calafate, depois teriamos de ir a Chalten e regressar novamente a Calafate. Comecamos entao a telefonar para reservar hostel em Chalten mas ja estava tudo cheio. Ao fim de uma dezena de chamadas concluimos que o melhor era ficar 4 dias uma vez que encontrar local para dormir tb ja nao era facil. Por outro lado, a rota directa para Chalten e a mitica Ruta 40, uma estrada famosa na Argentina, muito longa, vai de norte a sul, e antiga mas com partes em mau estado e considerada ate algo perigosa. Queriamos ir nessa e assim foi. No sabado de manha fomos entao tratar de comprar os bilhetes para Terca de forma a nao comprometer a nossa saida e tambem reservar hotel, agora ja com data definida. Ficou esse assunto tratado. Tambem nesse sabado ao decidir prolongar a estadia por mais 4 dias concluimos que era complicado irmos a Iguazu que fica bem a norte da Argentina e a Ushuaia bem a sul. Optamos por Iguazu por razoes ja explicadas em blog anterior. Havia entao que comprar bilhete de aviao para Iguazu que sairia de Calafate e depois para Buenos Aires. Decidimos aviao pq o valor face ao autocarro acabava por compensar tendo em conta o tempo que se perdia. Seriam umas 70 horas so de ida mais umas 25 a 30 depois para Buenos Aires de autocarro e portanto de aviao ganhavamos tempo. Nao foi uma viagem barata, pelo contrario mas ambos queriamos ver as cataratas.

Uma vez que so iamos Terca Feira de tarde, tinhamos entao o Domingo e a Segunda para aproveitar no Parque mas os planos acabaram por ser algo alterados face a um acontecimento na Sexta Feira. Ao final da manha fui levantar dinheiro e deixei o cartao na maquina, algo que ja havia sucedido em Lima, Peru. Quando dei conta ja o banco estava fechado e era fim de semana pelo que somente Segunda Feira poderia ver se a maquina tinha engolido o cartao... a ideia era irmos para o parque e ai ficar Domingo e Segunda e so regressar a noite para depois Terca irmos para Chalten mas assim havia que estar em Bariloche quando o banco abrisse na Segunda. Fiquei um pouco aborrecido cmg mesmo porque iamos ficar mais 4 dias mas para passa los na cidade era pura perda tempo.

Bom, la orientamos as coisas e decidimos no Domingo ir passar o dia a Colonia Suiza, dormir la, eu voltaria Segunda a Bariloche logo de manhazinha e regressava para tentarmos um trekking que diziam ser bastante bom. Deixamos as malas grandes no hotel e confirmamos que nao dormiamos essa noite ai mas sim a ultima noite de Segunda para Terca e la fomos nos para a Colonia Suiza. Foi um Domingo bem passado, optimo tempo, ambiente agradavel, um ou outro espectaculo de rua com um artista que ja tinhamos visto algumas vezes em Bariloche, comemos gelado artesanal, passeamos, sentamo nos num riacho e ficamos num hostel que tinha cabanas para aluguer. No dia seguinte iriamos fazer o referido trekking quando eu voltasse de Bariloche... mas depois reparamos que tinhamos visto mal a folha e o autocarro so chegaria as 12 a Colonia Suiza e era tarde de mais... reformulamos a estrategia e decidimos ir os dois para Bariloche e assim foi; as 6 da manha de Segunda la fomos nos e as 8.30 estava no banco e o meu querido cartao la estava... pela 2x escapava-se ao infortunio de se perder de mim... 😊)) mas ainda tinhamos o dia de Segunda Feira para aproveitar e terminamos numa zona do Parque mais a sul, no Lago Gutierrez onde passamos um dia fantastico. Tomamos banho no lago 2x, fizemos uma caminhada lindissima, num total de 20kms ate uma praia mais deserta e ainda nos banhamos numa cascata onde a agua caia com uma forca incrivel. Este foi mais um dos excelentes dias da nossa viagem. Com apenas umas sandes e suficiente bebida passeamos e caminhamos numa zona bela da Argentina e inclusivamente nao tanto turistica. No final, sentia me cansado, extenuado e a Sara dizia me que estava ate quente e pensei para mim, estas habituado a correr, a pedalar, a nadar mas nao a caminhar tantas horas. Acabamos cerca das 21h e o dia tinha comecado as 6h e no parque as 10h.

La apanhamos o autocarro e fomos para o hotel, e neste ponto ja eu estava esfomeado!! Qndo chegamos ao nosso hotel, rica surpresa... nao tinham lugar. Estava cheio... mas como???!!! Nos deixamos claro que voltavamos Segunda, deixamos a nossa bagagem, falamos ambos em duas alturas distintas, o dono foi inclusivamente perguntar a Sara no Sabado como era e enfim... nada a fazer estavam cheios mas tinham um quarto disponivel noutro hotel a 5 quarteiroes dai. Eu estava esfomeado e pensar ainda em levar toda a bagagem mais 15 minutos a pe, ja nao apetecia mas nada a fazer. Ficou entao combinado que iamos comer qq coisa e passavamos depois a levar tudo. Dissemos a recepcionista que nao achavamos bem o que se tinha passado e que deveriamos ter uma reducao no preco mas que viamos isso depois de irmos comer.

Depois do jantar la fomos entao ao hotel... onde somos informados que o novo quarto custava mais 20 pesos argentinos. Hmmmm, nao... simplesmente disse que nao, e aqui nem fiquei chateado, nem refilei, estava cansado so queria dormir e nao era pelo montante, sao 3 euros, era a atitude. Achei que era falta de respeito mas a Sara quis falar com o dono, ele era frances e portanto nao foi dificil a comunicacao mas ele nao cedeu e a Sara mostrou a sua indignacao. Talvez o pior foi ele dizer que ninguem lhe disse nada. Eu sei que disse, a Sara confirma que ele lhe perguntou e ela lhe respondeu justamente no Sabado quando ele estava a organizar as noites. Enfim, ainda nos atirou que nao iamos conseguir nada mais barato mas por mim passou a ser indiferente, achava indecente aquela atitude e ate 300 pesos pagava se fosse preciso mas exactamente para prever esta situacao antes de irmos buscar as malas e e depois de jantar pelo sim pelo nao perguntamos o preco de um hotel mesmo em frente aquele e era o mesmo que tinhamos pago ao longo da semana, so nao tinha net pelo que depois daquela confusao pegamos na mala, atravessamos a rua e ai nos instalamos. Easy and lucky!

Estava realmente cansado, tomei banho e adormeci... mas acordei pouco depois muito suado... troquei de t shirt e pouco tempo depois volto a acordar em agua... ok, estava demasiado quente, tirei a febre e 37.5... raramente faco febre pelo que qq coisa estaval mal... a Sara foi buscar um ben u ron e tomei de imediato 2 de 500 e adormeci, nao dormi muito bem mas umas horas depois ja nao tinha febre e acordei sem me sentir doente. Qualquer coisa que o corpo combateu bem durante a noite. A Sara adormeceu mais tarde e ficou a descansar, fui ao pequeno almoco e havia que preparar as coisas pois era a tal Terca Feira, dia da viagem de 27 horas em direccao a Chalten... mas comecei a ficar mal disposto e depois muito mal disposto e mais tarde umas dores horriveis na barriga e aqui fica um dos momentos altos desta viagem que espero recordar por muitos anos. Terca e Quarta Feira, dias 18 e 19 Janeiro nos quais fiz uma viagem de 27 horas por uma estrada que nao era auto estrada, com periodos em que nem alcatroada estava, num autocarro mais ou menos confortavel e com umas dores de barriga inacreditaveis que nao passaram durante muitas horas. Era um dos meus medos nesta trip. Ter que fazer uma viagem longa sem estar ok. Para terem uma ideia, ate Quinta Feira praticamente so bebi agua, coca cola e talvez 2 ou 3 paes com doce, dois dias e meio assim. Se calhar noutra situacao teria cancelado a viagem mas ali nao havia grandes alternativas... e orgulho me de ter ido e de ter conseguido, alias a minha mentalidade foi 'tb e so um dia e meio de sofrimento, aguenta te' mas tive que me agarrar a pilares mentais para conseguir e so aconselho cada um a ter os seus, no meu caso o Aikido e fe (aqui nao me refiro a nenhuma religiao em particular) foram os principais. Imaginava a dor num dojo e combatia com ela procurando sempre vencer.

Na Quarta a noite, 27 horas depois la chegamos a El Chalten, alvo do meu proximo topico mas so no dia seguinte, Quinta Feira comi uma refeicao decente, massa, quando comecava a sentir o corpo a enfraquecer por falta de energia.

Termina aqui o topico de Bariloche e olhando em retrospectiva:

Tivemos 3 dias extraordinarios com a natureza, um problema com o hotel onde estivemos uma semana, perdi e reavi o meu cartao, fiquei mal do estomago justamente antes da mais longa viagem de autocarro desta nossa aventura. E foi tb aqui que comemos bastante carne argentina.

P.S - A Sara tb esteve ligeiramente mal mas nao tanto como eu, nao conseguimos saber o que realmente foi, mas o meu feeling vai para um acumular de factores na alimentacao. Durante 2 a 3 semanas senti os efeitos e por diversas vezes ficava bastante enjoado... ultimamente ando melhor mas com Omeprazol...

Os assentos da viagem
Viagem Bariloche El Chalten

Tentativa de foto com o sol a nascer
Viagem Bariloche El Chalten

Um carro que tinha sofrido um acidente minutos antes
Viagem Bariloche El Chalten

Aqui esta o autocarro maravilha

Tot: 0.095s; Tpl: 0.013s; cc: 10; qc: 51; dbt: 0.0501s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb