Muito prazer, Fred Flintstone


Advertisement
Published: May 5th 2010
Edit Blog Post

Fairy ChimneysFairy ChimneysFairy Chimneys

simbolo da Cappadocia
Dizer que a Cappadocia é diferente de tudo o que vimos até então nessa viagem seria simples demais. Com suas formações rochosas que às vezes lembram chaminés, outras vezes casas de contos de fada, algumas outras cogumelos, sem contar incríveis vales e canyons, a Cappadocia não encontra paralelo em lugar nenhum da Terra (parece que existe, em menor escala, geografia parecida nos cafundós do Arizona). Não importa quantos dias alguém passe por lá, é impossível se acostumar ao que se vê por todos os lados. Como escrever sobre o lugar seria muito complexo, resolvemos entrevistar alguns especialistas no assunto para ajudar a explicar melhor o que se passa por essas bandas: o Geólogo, o Hitita e o Operador Turístico.

O Geólogo - Localizada no coração da Turquia, a Cappadocia é impressionante, daqueles lugares que de tão bonitos você não sabe nem por onde começar a tirar fotografias. Todo esse cenário lunar, que se estende por 400 km e dezenas de pequenas vilas-cidade, é resultado, alguns milhões de anos atrás, da erupção simultânea de três vulcões que, casada com condições climáticas diversas, criaram depósitos rochosos conhecidos como tufa. A ação dos ventos, chuvas, outras erupções e terremotos foram a base para essas formações de outro mundo.

O Hitita - A Cappadocia talvez tenha uma história tão incrível e antiga quanto a sua formação geológica. Seus primeiros habitantes, os Hititas, chegaram à região lá pelo século VI antes de Cristo, no que é conhecida como Era do Bronze. Como em todos os outros lugares na Turquia, seguiu-se uma sucessão de conquistadores, dos persas aos mongóis, de Alexandre o Grande aos bizantinos, dos romanos aos cristãos. E foi com os últimos que a região ganhou notoriedade. Não são poucas as igrejas construídas dentro dessas formações rochosas, algumas com afrescos absurdamente bem preservados. Aproveitando-se de uma geografia propícia ao esconderijo, necessário para evitar a perseguição religiosa, os cristãos construíram cidades subterrâneas completas, que existem até hoje, com 40 metros de profundidade, chegando a oito andares no subsolo.

O Operador Turístico - A Cappadocia é, desde meados da década de 60, ponto turístico importante na Turquia. Assim como os habitantes da antiguidade, os turcos ainda vivem em moradias dentro das formações. Daí, pensamos, porque não os turistas? Assim, os viajantes também passaram a dormir dentro das cavernas, a preços extorsivos. Como deu certo, resolvemos cobrar para as pessoas entrarem em algumas cavernas que deveriam ser gratuitas e organizamos passeios para as "melhores" atrações da região. Tudo no esquema 1 minuto fora e 1 hora dentro da van, incluindo paradas em lojas de tapete, pedras preciosas e cerâmica - que, claro, nos pagam ótimas comissões para trazermos os bobos visitantes.

Felipe e Clarice* - A Cappadocia é um milagre da natureza e, dada ao grande tamanho, merece no mínimo três dias para ser explorada. Se possível, com seu próprio carro. Até porque, longe dos tours, com quilômetros e quilômetros de formações rochosas e vales disponíveis para serem conhecidos, é muito fácil andar por horas a fio sem cruzar um mísero turista. Coloque na sua lista.

* Felipe e Clarice são membros da recém-fundada AEOT (Associação pela Extinção do Operador de Turismo)


Additional photos below
Photos: 41, Displayed: 24


Advertisement

Love ValleyLove Valley
Love Valley

any guess?
a maior igrejaa maior igreja
a maior igreja

mais de mil anos
ela cobra mais pela fotoela cobra mais pela foto
ela cobra mais pela foto

do que pela boneca
porta-lagrimasporta-lagrimas
porta-lagrimas

quanto mais cheio, mais falta a esposa sentia do marido que ia pra guerra
pra espantar mau-olhadopra espantar mau-olhado
pra espantar mau-olhado

vende em todo canto


9th May 2010

hahahahahaha que ótema! adorei absolutamente!!! Lugarzim incrível, vcs são incríveis! ADORO!
20th June 2010

Tem um pedacinho da Capadócia fazendo turismo aqui em casa. Como péssima Operadora de Turismo que sou, não cobrarei pela hospedagem...

Tot: 0.099s; Tpl: 0.011s; cc: 15; qc: 28; dbt: 0.0551s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb