Madri inesquecível


Advertisement
Spain's flag
Europe » Spain » District of Madrid » Madrid
June 7th 2010
Published: June 7th 2010
Edit Blog Post

Aproveitando um final de semana prolongado que tive referente a um feriado Britânico, decidi ir para Madri na Espanha pela primeira vez. Bom, eu já havia planejado essa viagem desde Dezembro do ano passado quando acumulei bastante milhas da companhia aérea Iberia no qual pude trocar por passagens, foi o que eu fiz na ocasião. O vôo de Dusseldorf até Madri é de aproximadamente 2h e 30m. Mas pra quem voa Iberia entre os países Europeus pode esquecer o serviço de bordo gratuito, se você quiser comer ou beber algo terá que comprar dentro do avião. Eu particularmente acho isso errado, pois a Iberia não é um companhia aérea de baixo custo como a Easyjet ou a Rynair, por exemplo, e eu acho que eles deveriam dar sim lanches e bebidas, ainda mais quando o vôo é longo mesmo dentro da Europa. Enfim, é por isso que grandes empresas de aviação têm perdido espaço para outras por não se importar mais em tratar bem o cliente e fazer disso uma tentativa de economizar gastos, pois um cliente feliz volta sempre. Eu particularmente ando preferindo mais a Lufthansa (a companhia aérea da Alemanha), o serviço de bordo é gratuito para qualquer lugar que eles voam, sempre tem estourado promoções em sua página da internet, o atendimento é exemplar e os aviões estão sempre em ótimo estado para a segurança de todos. Chegando ao aeroporto de Madri o que mais me chamou a atenção foi a alegria das pessoas no saguão de desembarque, pois no momento da minha chegada havia uma celebração religiosa onde as pessoas cantavam e tocavam violão, acho que isso é bem típico Espanhol mesmo, mas muito interessante pois na Alemanha jamais isso aconteceria por ser um país de pessoas sérias e de mau com a vida na maior parte do tempo. Acho que isso está no sangue Espanhol, a música, as festas, a alegria e a religiosidade assim como está também no sangue Brasileiro. Uma dica pra quem está indo do aeroporto para o centro de Madri é o mais barato e o mais eficiente, o metrô. O trajeto é de mais ou menos 30 minutos porque há mudança de trens, mas custam apenas dois euros, o mais barato que eu já vi até hoje entre as cidades européias que eu já visitei. O melhor é você comprar um bilhete turístico de três dias para andar no metrô, custa apenas oito euros se eu me lembro bem. O metrô é bem limpo, os trens são bem novos e as estações cobrem a cidade toda. Não use taxis ou ônibus, se você quer conhecer Madri, ande de metrô, a opção mais confortável e barata. Como já estava bem de noite não foi fácil encontrar o hotel, ainda bem que tive uma ajudinha da tecnologia, usei o navegador do meu iphone no qual mostra a localização exata de onde você está e então finalmente depois de alguns minutos encontrei o hotel. Aliás, não é bem um hotel, é mais um albergue, mas muito limpo, com várias facilidades como máquina de café, internet sem fio no quarto, máquina de refrigerantes e tudo mais. Eu posso dizer que fiquei muito bem instalado em Madri, uma opção barata bem no centro, localizado na Gran Via, uma das mais importantes avenidas da cidade com vários restaurantes, bares e lojas e estações de metrôs. Muito bom, aconselho esse hostal para qualquer um. No meu primeiro dia em Madri, saí para descobrir a cidade e fiquei realmente encantado com o que eu vi uma cidade linda, antiga e moderna, ruas limpas, muita segurança, muita gente bonita e um clima de verão total. Essa é a Madri que eu queria conhecer! O melhor de toda cidade européia é mesmo caminhar bastante, descobrir rua por rua, viela por viela e ver como a cidade é realmente. Madri tem muito a oferecer, mas os principais pontos turísticos da cidade você consegue fazer em dois dias tranquilamente. É só comprar um bom guia turístico da cidade em português que você terá dicas maravilhosas e importantes sobre a cidade. O primeiro lugar onde estive é chamado de Puerta Del Sol, uma Praça na Madri Antiga. Neste lugar você verá alguns palácios e vários prédios e casarões antigas com as magníficas sacadas Espanholas, lindas e que só a Espanha tem. Pra quem gosta de arte e cultura é um prato cheio para os olhos de qualquer um. É só você descer na estação de metrô chamada Sol. De lá você poderá caminhar até a Plaza Mayor, o ponto alto do bairro antigo de Madri. É um lugar único, muito bonito e um convite para toneladas de foto. Ande sem medo neste bairro que é conhecida como Madri Antiga. Conheça os seus mercados, suas lojinhas, suas vielas, e deguste os famosos presuntos espanhóis. Depois da Plaza Mayor fui em direção ao Palácio Real, lugar de cerimônias oficiais do Rei e da Rainha da Espanha, que é outro lugar magnífico de visitar. Pra quem já visitou o Palácio de Versailles em Paris verá muita similaridade entres os dois Palácios, e é verdade mesmo. A construção do Palácio Real durou 26 anos, eu não tive paciência de esperar numa fila longa para entrar e ver o Palácio por dentro, mas se você tiver bastante tempo vale a pena, pois de acordo com o livro de guia de turismo há muito o que se ver internamente como a sala de jantar, a sala de porcelana e a sala do trono. Imperdíveis! Perto do Palácio Real eu pude ver também a Plaza de La Paja no coração da Madri medieval, mais um bairro bem antigo que vale uma visita. O meu primeiro dia terminou na Plaza de Cibeles, uma fonte com a estátua da deusa greco-romana da natureza. Ali neste lindo bairro está também a Puerta de Alcalá, esculpido em granito, este portão de entrada da cidade fica mais bonito quando iluminado à noite. Depois de uma noite tranqüila no hotel, eu parti para o meu segundo dia de exploração pela cidade e dessa vez fui direto ao ponto mais polêmico da sociedade Espanhola, as touradas. Alguns contras, alguns a favor, outros sem opinião formada a respeito, desse que é um símbolo da Espanha. Tudo começa pela Plaza de Toros de Las Ventas (metrô Ventas), lá está localizada a arena de touros mais famosa de Madri. A arena é magnífica, tem a forma circular em estilo neomudéjar com uma cor avermelhada. Os ingressos para as touradas nem sempre são baratos, depende do lugar escolhido. Mas eu escolhi não ver, pois não me agrada o fato de ver um bicho morrendo em plena arena e o povo vibrando com isso, não é do meu gosto. Mas vale a pena tirar bastantes fotos da entrada da arena. Onde tem várias esculturas e monumentos em homenagem aos toureiros. É sem dúvida um lugar interessante onde você encontra diferentes opiniões sobre as touradas espanholas. Mas é algo que está encravado na cultura e isso é difícil de mudar, sem dúvida. Bom, depois desse passeio pela Plaza de Toros e arena, fui em direção ao Museu Arqueológico Nacional onde estão peças antigas da era romana, grega e egípcia. Lá tem várias peças históricas que fazem parte da história espanhola, pra quem gosta não posso deixar de indicar, vale a pena uma visita. Atenção, a visita é totalmente grátis sábado à tarde e aos domingos. Depois do museu eu fui em direção andando a Puerta de Acalá, no mesmo bairro que estive um dia anterior visitando a fonte de Cibeles, pois lá também se encontra um dos parques mais bonitos que eu já visitei em toda a minha vida, o parque do Retiro. Detalhe, que nesse dia, um dia de domingo tivemos temperatura de 34C com muito sol e céu claro. Vivi dias de verão espanhol! Neste parque você encontrará muita área verde, tudo muito bem cuidado, muita gente bonita, um lago enorme onde as pessoas alugam barcos a remo, do outro lado do lago há o Monumento a Afonso XII (1901) que é deslumbrante para tirar fotos. Passeis horas e horas andando nesse parque, a minha dica é: sente na sombra em uma das áreas onde tem muitas árvores e fique ali admirando a bela paisagem do parque. Dê uma volta completa no parque, não perca nenhuma cena. O parque do Retiro foi o último lugar que eu visitei em Madri, pois já era hora de ir pro hotel e arrumar as malas, no outro dia eu peguei o avião de volta para Dusseldorf onde estava chovendo e frio como sempre, esse é o clima da Alemanha! Madri é uma cidade linda, aconselho qualquer um ir lá, gostei muito do que vi e pretendo voltar uma hora em breve para continuar a minha exploração da cidade que é uma das mais belas que já estive!

Sobre Madri:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Madrid

Metrô de Madri:
http://www.metromadrid.es/es/index.html

Acomodação:
http://www.hostalsonsodesa.com/es/estaticas/index.asp?wm=745&id=237

Iberia linhas aéreas da Espanha:
http://www.iberia.com/br/



Additional photos below
Photos: 56, Displayed: 28


Advertisement



16th June 2010

Adorei a narrativa sobre Madri :-)
Oi Mauro, Adoro ler seus relatos de viagem. Sao bem descritivos, consigo me imaginar nos lugares os quais vc descreve. E menino, Madri 'e tudo de bom, hein?!? Ainda nao estive la', mas esta' nos meus planos. :-)
16th June 2010

Oi
Que bom, que vc gosta dos meus relatos... espere pra ler entao sobre Bangkok e Hong Hong em Setembro. Mal posso esperar pra contar aqui no meu blog a primeira vez na Ásia :-)

Tot: 0.07s; Tpl: 0.013s; cc: 11; qc: 46; dbt: 0.0465s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb