Uma visita ao Convento de Tibães e à Quinta do Convento da Franqueira

Portugal's flag
Europe » Portugal » Northern » Porto
April 17th 2011
Published: May 28th 2011

No dia 17 deste mês de Abril realizou-se, tal como estava programado uma visita ao Convento de Tibães e à Quinta do Convento da Franqueira.

Partimos do Porto em autocarro rumo a Mire de Tibães, no Concelho de Braga.
Este mosteiro fundado no sec XI, também chamado S. Martinho de Tibães, engloba a Igreja e o Cruzeiro de Tibães.

A partir do sec XII foi ocupado pela congregação Beneditina. No sec. XVI, tornou-se a casa mãe da ordem para Portugal e Brasil. Os edifícios principais actualmente existentes foram construídos nos secs. XVII e XVIII. Um dos arquitectos que nele trabalhou foi André Soares.

Com a extinção das ordens religiosas masculinas ocorrida em 1834, é vendido em hasta pública, com excepção da Igreja, Sacristia e Claustro do Cemitério.

Ficou em mãos de privados até 1986.
Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1944.

Nos tempos áureos, dada a sua importância no mundo imperial português, o Mosteiro era detentor do maior e mais valioso espólio da região. Possuía todo o tipo de arte então reconhecida, desde pintura, escultura, uma enorme colecção de livros sobre variadíssimos temas, artigos provenientes de todos os cantos do Império, arte sacra, entre outros.

Mas devido à sua venda em 1834, a maior parte do espólio foi perdido.
Em 1986, após a aquisição pelo Estado Português, é iniciado o processo de recuperação do espólio.

O museu no presente possui apenas uma pequena parte desse espólio, tendo sido enriquecido com novas peças relacionadas com o Mosteiro e a congregação Beneditina.
É ainda possível percorrer o “Percurso Museológico”, onde se aprecia a área envolvente ao Mosteiro, a sua arquitectura, as ruínas de edifícios anteriores, a mata, os jardins, e diversos campos agrícolas (hortos, pomares, milheirais…).

Este mosteiro foi mandado reedificar por Paio Guterres da Silva.
Uma comunidade de missionárias da Família Internacional Domus Dei, do grupo das Trabalhadoras da Imaculada, pertencente à Ordem Carmelita, está instalada numa ala do mosteiro. No dia 11 de Fevereiro de 2010 abriu ao público uma hospedaria com 9 quartos e o restaurante “Eau Vive de Tibães” com capacidade para 50 pessoas.

No fim da visita rumamos a Braga, onde decorreu um almoço no Restaurante “Inácio”.

Tivemos um momento alto com uma ida à onde decorrem as cerimónias desta Semana Santa.

Seguidamente cumprimos a visita à Quinta do Convento da Franqueira.
É um local aprazível, acolhedor, muito bem decorado, com um grande vinhedo e aberta agora a turismo de habitação.

Fomos muito bem recebidos e saímos encantados com o anfitrião, o sr. Piers Gallie, que nos ofereceu uma prova de vinhos. Visitamos a Adega onde adquirimos algumas garrafas da produção local e despedimo-nos com um “até breve” !

À Anabela e ao Peter agradecemos esta agradável jornada com que nos mimosearam, aliás, como já é habitual.

V.M.O.G.G.R.

Tot: 0.105s; Tpl: 0.011s; cc: 9; qc: 48; dbt: 0.056s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb