Visita ao Pinhão Sábado dia 10 de Outubro de 2009

Portugal's flag
Europe » Portugal » Northern » Porto
October 11th 2009
Published: November 21st 2009

Day Tour up into the Douro ValleyDay Tour up into the Douro ValleyDay Tour up into the Douro Valley

A great day out was had by All
Amanheceu radioso o dia 10 de Outubro.

Prometia uma temperatura agradável para efectuarmos os passeios previstos para este dia ( cá para mim o S. Pedro anda a tentar que o aceitemos como membro da Associação Porto / Bristol ... ) . A concentração, junto à Igreja de Cristo Rei, foi um êxito com todos os participantes pontuais e bem dispostos.

Aproveitámos o percurso até à Casa de Mateus para pôr em dia as conversas atrasadas, apreciarmos e comprarmos os « pins » da Associação.

Fomos admirando a magnífica paisagem do Douro Vinhateiro. Não posso deixar de recordar aqueles momentos mágicos em que uma névoa emprestava à paisagem uma auréola de sonho.

A 2 km de Vila Real detivemo-nos no Palácio de Mateus, um dos mais bonitos do país, não só pela construção em si como também pelos jardins que o rodeiam. Aí tivemos a prometida visita guiada. Lembram-se daquele colossal cedro que, diante da entrada, estende os seus braços seculares?

Mas isto da cultura tem muito que se lhe diga e ... abre muito o apetite . E foi com muito apetite que, na Quinta de la Rosa, onde nos dirigimos
Casa da MateusCasa da MateusCasa da Mateus

A beautiful setting, with a fine historical building and wonderful gardens
para o almoço, nos «atirámos» literalmente ao pão, azeitonas e ao espectacular salpicão. Entretanto os sempre atentos Anabela e Peter, ajudavam a cobrir, com lençois, a parreira desnuda que deveria cobrir a mesa posta na varanda mas que, porque tinha sido podada, não cumpria com a sua obrigação. É que o sol atestava com força e impunha-se tomar uma medida. Com o seu dinamismo habitual o casal Anabela/ Peter arranjou solução. E pudemos comer com uma paisagem deliciosa a nossos pés. Claro que esta passagem ficou também marcada pela prova de vinhos da casa e vinhos do Porto! ...

Sempre à hora, partimos para Lamego, passando pelo Pinhão. O Pinhão é um magnífico pretexto para corrermos ao longo do Douro e continuarmos a apreciar esta encantadora paisagem.

Em Lamego visitámos a Senhora dos Remédios. Os mais corajosos desceram a escadaria. Os comodistas regressaram de camioneta! Mais uma vez o casal Anabela/Peter deu provas da sua simpatia: enquanto a Anabela acompanhava o grupo que desceu as escadas, o Peter ficou com os outros.

Na cidade foi um corre-corre. Quase todos queriam as célebres bolas de Lamego e tiveram que se despachar pois era necessário cumprir
Douro riverDouro riverDouro river

The view from the "Quinta de la Rosa" in Pinhão
horários.

E assim terminou mais um dia de agradável convívio, onde não faltaram apontamentos culturais e gastronómicos. Mais uma vez parabéns à Anabela e Peter e, dado que foi um dia passado na região do bom vinho do Porto, deixo aqui um

Hurrah para a Associação Porto/Bristol ! Hurrah!

Maria Fernanda Baptista

Tot: 0.093s; Tpl: 0.01s; cc: 5; qc: 44; dbt: 0.056s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb