Lyon e seus bouchons...

France's flag
Europe » France » Rhône-Alpes » Lyon
July 21st 2017
Published: July 21st 2017

Conhecer Lyon foi uma boa surpresa, porque é uma cidade super linda. Aqui no Brasil, a gente tende a reduzir a França a Paris, o que é um erro muito grande.

A França é bem descentralizada, e todas as regiões têm cidades muito bonitas e interessantes de se conhecer. Um traço que sempre me chamou a atenção na França foi a culinária. Acho a culinária francesa uma delícia, e é claro que ela inspira muitos chefs de cozinha no mundo inteiro. Fiquei extremamente feliz quando descobri que Lyon é capital gastronômica na França. Realmente, a comida lá é deliciosa.

Acredito que uma das características da culinária francesa – e que a torna tão saborosa – é o uso intensivo de gordura animal (boi ou porco), manteiga e creme de leite. E aqui cabe um parêntese. Por muitos anos, a ciência propagou os males das gorduras, e esses dois ingredientes, tão maravilhosos, acabaram se tornando “vilões” da dieta. Até mesmo os franceses passaram a evitá-los.

Recentemente, no entanto, eu descobri que novos estudos científicos estão dizendo exatamente o contrário. Que gorduras saturadas fazem, na verdade, bem à saúde (e são ótimas para emagrecer , fica a dica).

Essas novas verdades libertam a banha, a manteiga e o creme de leite da fama injusta de vilões. E liberta também a culinária francesa, com suas porções generosas desses ingredientes.

Em Lyon, uma das especialidades são as quenelles, um tipo de “panqueca” feita com farinha e gordura de boi e acompanhada de um molho à base de.. manteiga, leite e creme de leite, e também uma pasta de crustáceos.

Há também um prato chamado andouillette, um ensopado de tripas de porco. A própria salade lyonnaise leva ovo poché e bacon.

É possível comer tudo isso em um bouchon , como são chamados os restaurantes típicos de Lyon. Eles se concentram no antigo e charmoso bairro de Vieux Lyon, mas existem também em outras partes da cidade.

A principal praça de Lyon é a place Bellecour, a partir dela é possível subir a rue de la République até o Hôtel de Ville. Uma caminhada muito gostosa e bonita.

Duas igrejas me chamaram a atenção, a Cathedrale St. Jean e a Basilique de la Fourvière. São igrejas muito bonitas, sobretudo a Fourvière, localizada em uma colina (de mesmo nome). Indo até ela, dá para ter uma vista panorâmica linda de Lyon.

Descendo dela, chega-se ao bairro de Vieux Lyon, uma das melhores caminhadas desta cidade, que se tornou tão especial para mim.

Tot: 0.062s; Tpl: 0.009s; cc: 9; qc: 45; dbt: 0.0306s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb