A guerra da nossa geração

Bosnia and Herzegovina's flag
Europe » Bosnia & Herzegovina » East » Sarajevo
June 16th 2010
Published: June 16th 2010

As paredes ainda são perfuradas por buracos de bala; remendos no asfalto escondem o que um dia foi uma cratera de granada; dentro das casas, fotos de soldados que se foram; no cemitério, 90% dos túmulos marcam o ano de 1993. A guerra da Bósnia, que culminou na separação do país da antiga Iugoslávia e a formação de uma nova nação, deixou marcas visíveis em todo canto. Não fossem por elas, dificilmente seria possível imaginar que o povo bósnio passou por uma guerra civil tão sangrenta há poucos anos. A vida nas cidades é agitada, o povo alegre e falante, prédios modernos se misturam com outros muito antigos e a sensação é de que poderíamos estar em qualquer outro ponto da Europa.

Em Sarajevo, inclusive, as marcas são menos aparentes do que na pequena Mostar, mais próxima da divisa com a Croácia, e que ainda mantém quarteirões inteiros de prédios com as paredes cravejadas de bala. Na capital, um museu bem equipado que mostra a história do país desde a idade média, com enfoque maior nas duas guerras mundiais e, especialmente, na luta contra a dominação Sérvia nos anos 90, é o principal registro dos tempos difíceis pelo qual passou o país. De resto, não se vê muita exploração turística do que sobrou da guerra.

A impressão é de que tudo o que Sarajevo anseia é que as pessoas esqueçam o que passou e vivam da maneira mais normal possível, numa cidade atraente e cheia de vida. Claro que sempre existem as agências turísticas, que fazem caminhadas por prédios atingidos e outras coisas do tipo, mas são muito poucas. No geral, a intenção é mostrar pontos positivos e o que a cidade se tornou. E olha que não é pouco. Bares e restaurantes estilosos, um centro velho de influência turca, mesquitas, igrejas e sinagogas disputam espaço nessa cidade multicultural. Um rio lotado de pontes charmosas divide a cidade entre leste e oeste. Foi em delas que um jovem sérvio, em 1914, alvejou o arquiduque austríaco Franz Ferdinand, no que foi o estopim para a I Guerra Mundial.

Já em Mostar, cidade um pouco mais ao sul, cortada por um rio verde daqueles difíceis de descrever, a situação é um pouco diferente. Apesar de ser também muito movimentada e turística, o local parece não ter se recuperado tão bem dos estragos da guerra. Qualquer viajante que chega pelas estações
MostarMostarMostar

vista de cima da mesquita
de trem ou ônibus percebe, à primeira vista, que o local foi palco de batalhas. Marcas de tiros estão em diversos prédios desde a chegada até o centro velho, seu principal atrativo turístico.

Aqui, além disso, até por ser uma cidade menor, é mais fácil encontrar moradores que se disponham a falar um pouco dos anos de luta - pelo menos até começarem a engasgar com as lembranças e fazerem com que os visitantes mudem de assunto. Diversos pequenos cemitérios com túmulos onde a data de morte é sempre a mesma (1993) fazem com que a todo instante a gente se lembre do que passou.

De qualquer forma, não importa se na capital Sarajevo ou em cidades menores como Mostar, a Bósnia vale, e muito, a visita. A natureza é linda e o que se vê aqui é difícil de esquecer. Apesar de tudo o que passou recentemente, o povo é sorridente, falante e faz de tudo para deixar o passado difícil pra trás. O país conseguiu, recentemente, cumprir parte das exigências feitas pela União Européia para começar o processo de adaptação para entrar na comunidade. Ainda falta bastante a ser feito, mas se continuar no ritmo atual,
WelcomeWelcomeWelcome

Museu de Sarajevo
não vai demorar muito para que isso aconteça.

......
...

ponte historicaponte historica
ponte historica

o tiro que deu inicio a  1 Guerra saiu dali
GuerraGuerra
Guerra

Museu de Sarajevo
retratos da guerraretratos da guerra
retratos da guerra

17th June 2010

diferente
Pra variar, mais uma quebra de paradigmas. Não que eu seja um expert em europa oriental, mas pra mim esses países tavam todos passado por dificuldades econômicas desde o término da guerra, imaginei que agora estaria pior ainda por causa da 'crise' na Europa...ah, e pivo tbm é cerveja em polonês! Só que com W!=D Lógico né... Engraçado, de longe Mostar parece uma cidade preservada desde a idade média. Só estando do lado de dentro é que se vê suas transformações! abraços
22nd June 2010

Realmente o que se vê por lá é difícil de esquecer, tanto as lindas paisagens, como as paredes esburacadas...Mas, quem quer esquecer, né?!! Belo texto! Beijos
27th June 2010

Nunca pensei em um dia colocar a Bósnia no meu roteiro e com certeza foi um choque me dar conta pq não entrou antes. Mas enfim, independente da época, acho que a chamada faz jus a quem um dia se dispor a conhecer suas belezas naturais e principalmente históricas. Bem vindos a Mostar, "Welcome to Sarajevo" ...

Tot: 0.227s; Tpl: 0.015s; cc: 16; qc: 75; dbt: 0.1299s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb