Finalmente o Taj Mahal


COMING SOON HOUSE ADVERTISING ads_leader
India's flag
Asia » India » Uttar Pradesh » Agra
May 27th 2005
Saved: August 16th 2010
Edit Blog Post

The Taj MahalThe Taj MahalThe Taj Mahal

Cartao postal essa foto, hein???
Jaipur: Desembarquei do trem de Jaisalmer de manhazinha e fui direto tentar comprar meus tickets de trem. Foi meio dificinho ja que nao tinha muito lugar vago. Depois de muita negociacao, finalmente consegui: detalhe que o cobrador tentou me roubar 100 RS errando na conta (Credo! Eles estao ficando traicoeiros!).
Gastei minha tarde batendo perna na Old City. A noite qdo voltei pro Hotel, fui direto pro restaurante jantar. Tava bem vazio, mas pedi minha comida, e qual nao foi minha surpresa ao perceber que no fim da refeicao todos os garcons, o ajudante de cozinha e ate o cozinheiro estavam sentados na minha mesa discutindo desde politica ate futebol (RRRRonaldo e RRRRivaldo). Foi inesperado e muito engracado!

Agra fica apenas a 6hs de trem de Jaipur. Eh uma cidade nao muito grande (para os padroes indianos) com 282 mil habitantes.
Durante o imperio Mughal foi capital da India durante 100 anos. Atualmente tem como marca a industrializacao pesada e muita poluicao.
A cidade atingiu seu alge no meio do sec 16 com o imperados Akbar (Esse cara era gente boa! ;o) - Ele acreditava no principio de paz pra todos e tolerancia religiosa. Defendia uma propia religiao que se
Fisguei o TajFisguei o TajFisguei o Taj

Ps: Olha a cara de assustada da mulher do lado com o bebe no colo...hehehe!
baseava apenas na fe no Divino. Amante de um debate, ele construiu uma cidade inteira para abrigar filosofos e pensadores. Tudo em nome da discussao! So que a cidade foi construida longe do rio e sofria falta d'agua. Foi abandonada logo apos da morte de Akbar e hj eh conhecida e visitada como Fatehpur Sikri - a cidade fantasma!)

Desembarquei de trem as 3pm e o sol rachava qquer cucuruco, mal sabia eu que so comecava minha batalha em Agra.
Eu nao acreditava o tanto que tinha que lutar. Era impossivel andar 2 passos sem ninguem te puxar pra loja deles, te oferecer "um bom negocio" de exportacao ou fechar o seu caminho com uma bicicleta ou uma rickshaw.
Irritante, muito pior que Jaipur. Me senti apenas uma montanha de Rupias!
Mas venci os obstaculos e consegui um Hotel a 100 mts do Taj.

O melhor horario pra se visitar o monumento eh de manhanzinha pois nao se encontra tantos turistas. Eu nao tinha opcoes, entao encarei o famosissimo por-do-sol no Taj Mahal. Impressionante!
O Taj eh descrito como o monumento mais extravagante construido por amor. Eh totalmente preservado e foi construido em marmore branco, esculpido em
Detalhes - Taj MahalDetalhes - Taj MahalDetalhes - Taj Mahal

Pietra Dura escultura...
pietra dura e decorado com milhares de pedras semi-preciosas e perfeitamente simetrico. De qquer lado que se olha o Taj eh o mesmo!
Foi construido em 1631 pelo imperados Shal Jahan em homenagem a sua segunda esposa que morreu no parto do principezinho. O imperador sabia que construiria um "tumulo" que ficaria muito famoso em todo o mundo, e para que sua perfeicao nao pudesse ser imitada, ele mandou amputar as maos dos principais escultores que trabalharam na epoca!
Cheguei la as 4:30 pm. Primeiro vc se depara com um enorme portao vermelho de entrada. Depois vem os fabulosos e simetricos jardins, ai vc empurra todas as pessoas da sua frente pra conseguir enxergar o Taj. O tumulto me deixou um pouquinho decepcionada e pensativa, afinal foi o passeio mais caro de todos (750 RS- o suficiente pra pagar uma semana de acomodacao), mas vale a pena!
Dentro do predio encontramos apenal o tumulo do imperador e da sua esposa. Ambos inteiros em marmore embricados com pedras preciosas em formato de flores.
E tenho que adimitir que tirando o meu calor e irritacao com o povo, o por-do-sol se reflete no marmore branco deixando o monumento gradativamente em tons de
Flores - Pedras semi preciosasFlores - Pedras semi preciosasFlores - Pedras semi preciosas

As pedras sao minunciosamente encravadas no marmore. Trabalho de artista!
rosa e azul!

No dia seguinte acordei e fui ao Agra Forte : Foi o lugar que eu me senti mais esquisita na minha vida! Nao sei o porque os indianos tem uma obcessao, admiracao com os visitantes. Enquanto eu explorava o forte, um monte de gente daqui me parava querendo tirar foto comigo e ate autografos. O mais engracado... toda familia indiana e eu no meio. Foto com a mae, com o pai, com a Vo e com os filhotes. Me deram ate um bebe pra segurar! Tinha que passar meio correndo, escondida nos lugares. Me senti completamente extra-terrestre!!!!

Gigantesco forte construido em Red Sandstone, onde apenas uma parte eh aberta ao publico (a outra ainda continua a servico militar). Dentro do forte encontramos uma vilazinha, no qual o centro eh um imenso palacio. Super moderno para a epoca pois possui um complexo sistema de refrigeracao puxando a agua do rio Yamuna, alem dos inumeros apartamentos, jardins, saloes de audiencia e mesquitas.
O fato curioso eh que o imperador Sahah Jahan (o q construiu o Taj) foi aprisionado durante 8 anos em uma das torres pelo seu rival. O imperador teve como destino passar os ultimos anos de sua vida contemplando a sua obra - o Taj, atraves da exuberante vista que se tem da torre.
Eu fiquei viajando em como tudo tinha que funcionar perfeitamente. Sao milhares de pessoas para sincronizar e administrar... uma verdadeira aula de administracao e gestao de pessoas a 400 anos atras!

Apos o forte fui conferir o Sadaar Bazar. Eh a area dos "ricos" de Agra. Me fartei olhando vitrines, entrando em Net-cafes com ar-condicionado congelantes e pedindo varios cafes. Tava numa abstinencia brava de cafeina. Vi a sociedade descolada indiana totalmente ocidentalizada!

A noite pegaria meu trem pra Varanassi. Jah tinha enrolado o dia todo nos meus passeios qdo descobri que ele estava apenas 2,5hs atrasado.
Nao eh a toa que a meditacao e o exercicio da paciencia sao originados na India!
Fiquei com o traseiro quadrado de tanto esperar na plataforma!

... depois eu conto mais....
Beijinhos da Fa



Additional photos below
Photos: 17, Displayed: 17


COMING SOON HOUSE ADVERTISING ads_leader_blog_bottom

Red Gate - Entrada do monumentoRed Gate - Entrada do monumento
Red Gate - Entrada do monumento

Foto tirada da porta do Taj
Classic shot!Classic shot!
Classic shot!

So pra provar que eu tava la!!! E fantasiada de indiana... hehehe ;o)
MesquitaMesquita
Mesquita

Construida lateralmente ao Taj
Agra FortAgra Fort
Agra Fort

Nem tao preservado assim!
Agra Fort - Palacio principalAgra Fort - Palacio principal
Agra Fort - Palacio principal

Mais preservadinho...
Torre onde o imperador foi preso!Torre onde o imperador foi preso!
Torre onde o imperador foi preso!

Observar a visao do Taj ao fundo do rio Yamuna
Pobre imperadorPobre imperador
Pobre imperador

Tudo o que ele podia ver!
Red FortRed Fort
Red Fort

Do topo!
Red ForteRed Forte
Red Forte

Palacio de audiencias publicas. Mais uma vista de um dos inumeros patios!


Comments only available on published blogs

30th May 2005

Eiiita nos! VC ta tão famosa ai... no dia que vc chegar eu tb vou querer um autografo e tirar umas fotos com vc pra mostrar pros meus amigos. Como que vc fala do Taj Mahal e num coloca nem uma fotinha??? Assim num da ne... E outra coisa, esses preços que vc coloca em RS é que moeda? Real? NUnca que é ne... muito caro o passeio se for 750 reais, nunca rolou, mas se num for real que que é? e quanto vale em reais? POr falar nisso, aqui o dolar ta cada dia mais baixo, a Cicarelli e o Ronaldinho voltaram a namorar e a Angélica voltou a apresentar video show, huhuhu! Beiiijos - Luiz Felipe
3rd September 2007

TAJ MAHAL
O TAJ MAHAL ME FASCINA, PRINCIPALMENTE POR SUA HISTÓRIA. OBRIGADA POR EXPOR TÃO BELAS FOTOS
8th October 2007

Taj Mahal
Muito lindas as fotos do Taj Mahal. Eu tenho pensado nele por muito tempo. Parabéns é muito lindo. Para uma pessoa ter construido um palácio desses, deveria estar muito, mas muito apaixonada mesmo. Aliás, o que a gente não faz pelo amor?
28th February 2008

que historia
tenho vontade de cnhecer o taj mahal,e prefiro acreditar que o imperador naum mandou cortar os braços dos escultores...
11th May 2009

o taj é lindo d+ nao tem coisa igual!!
28th July 2009

muito bonito
muito bonitas sao essas fotos vc ta de barabenes eu gostaria de ver o taj maral com o teto iluminado meu email e henrick477@rotmail.com
7th October 2009

maravilhosas fotos lindas

Tot: 0.162s; Tpl: 0.014s; cc: 7; qc: 56; dbt: 0.0829s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.2mb