Adeus India


Advertisement
India's flag
Asia » India » Tamil Nadu » Chennai
April 21st 2013
Published: April 21st 2013
Edit Blog Post

Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

As cidades ruidosas, sujas, aparentemente desorganizadas. Mas sob o caos tantas formas de vida! As peles escuras, as cores dos tecidos, tudo atirado ou pendurado no meio da rua, um senhor passa a ferro a carvao no meio do passeio, outro agachado conserta calcado com agulha em cima de uma pedra, os cegos, os aleijados, o muculmano de ar grave com a barba a emoldurar o queixo, os jovens de "saia" ( Doti) comprida ou dobrada acima do joelho, o tasco de fritos e chai quente e aromatico, com os homens agrupados no passeio a segurar o copo quente de vidro entre o polegar e o medio, sorvendo goles curtos e olhando o movimento, as velhas enfeitadas com as banhas a sair do sari, as meninas perfumadas com flores brancas de jasmim fresco no cabelo, o universitario de oculos e camisinha aos quadrados, os meninos e as meninas a regressar da escola em bando de uniforme, descalcos ou de chinelo, em grande cavaqueira; os hijras (nem homem nem mulher) a requebrar a anca, a bater palmas a pedir (como quem manda!) esmola aos comerciantes; velhos da idade da minha avo sentados ou a dormir na pedra do chao, homens santos de cajado, mulheres a carregar pesados fardos de brita num estaleiro, o inistente condutor de rickshaw (Hello rickshaw?) de camisa beige, os bigodes pretos de varios feitios, as motos com familias inteiras em cima, um monte redondo e verde de cocos no passeio, uma catana, e o vendedor acocorado a ler o jornal; as buzinas (guincho, ronco, musical, grito, nariz de palhaco...varios sons).

Mistura viva de uma grande diversidade que fala, mais ruidosa que mil buzinas e tuc-tucs, mais picante que um caril, mais colorida e entrelacada que as voltas de um sari, mais cheirosa que o lixo fetido das ruas ou que sandalo ou canela. O que vi foi a Terra a gritar. Os aleijados, as criancas, os agricultores nos arrozais, os pequenos negocios, os templos, os animais na selva, a agua das moncoes o repique excitado da tabla - talvez a terra mais densamente povoada e mais diversa do planeta a gritar - VIDA!

Parto ja com saudades, depois de devorar varios tipos caril ao pequeno almoco e deixar, humilhada no prato, uma tosta branca com manteiga.

Advertisement



Tot: 0.099s; Tpl: 0.016s; cc: 10; qc: 45; dbt: 0.0509s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb