20mo - dia ni how nao faz parte do nosso vocabulario...

China's flag
Asia » China » Beijing » Forbidden City
January 18th 2013
Published: January 18th 2013

Chegamos pelas 6 da manha e com pouca disposicao para absorver a cultura chinesa, com um ipad partido e poucas horas de sono.

Primeiro choque - O TERMICO - um verdadeiro gelo mto similar ao que se apanha nos dias mto frios no cimo das pistas em andorra. Para quem tinha andado no chape chape em bondi beach nas ultima 24 horas nao foi nada agradavel.

Segundo choque - o conceito de prestacao de servico chines, chegamos com uma excursao de dia inteiro comprada na Abreu e que nos custou os olhos da cara portanto estariamos a espera de algum profissionalismo. Pois bem, esperamos sim mas de pe e cerca de 20 minutos pelo senhor guia. Que mal nos viu disse que ainda teriamos que esperar outra tanto porque ainda tinha que ir a casa de banho...lolol...

Terceiro choque - a comunicacao - o ingles deles ainda consegue ser mais rudimentar que o nosso e portanto por vezes a transmisao de ideias e dificil...

Quarto choque - a poluicao, a cidade e os seus arredores estao cobertos por um smog tremendo que dificulta mto a visao a distancia, extra cheira tudo a fumo. No redor da grande muralha os montes estavam cheios de lixo e parece-me que vivem bem com a situacao.

Por ultimo de todas as conversas travadas com o guia tb se notava que as mentes deles (chineses) ainda sao mto formatadas pelo poder politico e fez-nos bastante confusao.

Dito isto, pela manha fomos directos a uma das seccoes da muralha a JuYongGuan (pois a que tinhamos previsto visitar tinha o acesso dificultado) chegamos pelas 8:30 e depois de uma breve explicacao sobre a dita ficamos por nossa conta na escalada. Tenho a dizer que e preciso alguma condicao fisica para chegar ao ponto mais alto no topo. A nos levou-nos cerca de 1 hora de subida. A descida tb implica algum esforco (especialmente psicologico) para coordenarmos bem os pes nos milhares de escadas por vezes com uns 50 cm de altura.

A vista do topo e interessante. Ficou vista e sem vontade de voltarmos...

Depois fomos despejados numa fabrica de fabrico de uns penicos de cobre pintado com cores que lhes dao um aspecto esmaltado. Apos explicacao do processo de fabrico dos mesmos tivemos que fazer sala durante 30 min pois o guia pendinchou-nos isto desde que nos apanhou no aeroporto.

Apos a seca fomos almocar no centro de Beijing. porco agri-doce, chope soy de vaca e arrOz chao chao... o mmo que se come num chines em portugal mas nao foi mau.

Seguimos para outra "visita por loja" desta feita uma de chas que nos explicou os diferentes tipos de chas que existem, como devem se bebidos e por ai fora. Ate achei interessante a prova, no fim as usual, seguimos para a area de compras da loja...

Dai ate a forniden city deve ter sido mais uma hora no carro. O transito em Beijing e de loucos e a cidade parece que nunca mais acaba.

A forbiden city resume-se a varios templos dentro de um templo gigante ao estilo das matrioscas, passa-se do maior para outro igual interior e deste para outro igual no seu interior ....

Ficamos a saber que o imperador tinha 3000 mulheres mas apenas uma era a imperatriz...lolol... Tb ficamos a saber que amarelo era a cor da imperatriz, vermelho harmonia/felicidade e azul a cor do ceu.

Dai fomos ate a praca tian an men que segundo o guia e a praca maior do mundo. E um quadrado simetrico ladeada numa das pontas por o museu nacional e no lado oposto a este o edificio do parlamento. nos outros 2 lados temos o mausuleo no Mao e do lado oposto as portas de qq coisa com a figuRa do mmo na entrada.

O frio nao nos deixou ficar por la para ver uma parada qq militar a volta da bandeira.

Fomos para a nossa ultima loja forcados pelo frio e pela voltade do guia de tirar mais algumas comissoes. Deste feita era de tecidos de seda...

Jantar pato lacado. Vem um senhor contar-nos o pato a nossa frente e deixa penas finas fatias quase so de pele... Um desperdicio. Depois veio uma menina ensinarmos a fazer uma especie de tacos com o pato, molho castanho que sabia a chocolate e uns vegetais cortados. Nao ficamos fas...

A china ainda e atrasada em mtos sentidos fase ao paises ditos civilizados e tem a desvantagem de ser carissima...

Ao contrario do que inicialmente previamos nao ficamos mto motivamos a voltar...

Damos por finito este blog sobre a nossa jornadas de aventuras e desventuras pela Oceania.

WE LOVE THE AUSTRALIAN WAY OF LIFE!

Beijos a todos e ate breve,

MJoao e Andre

18th January 2013

FIM !!
Muito bem. Adorámos a viagem, o ritmo dos posts muito bom e as descrições ótimas. Agora queremos veras fotos todas e ouvir os promenores. Onde vamos viajar a seguir ??? Bjs

Last comment
Creio que tiveram azar... A minha visita a Pequim foi semelhante mas não tive que "gramar" as lojas. Quanto ao frio, embora estando a nevar, não foi nada comparado com o vosso e eu já estava no frio há uns dias. A poluição não era tão grave (temos visto aqui na TV que a situação atual é mesmo grave....) Quanto ao pato lacado, a minha experiencia foi diferente, foi no King of Ducks restaurant, e serviram-nos as diferentes partes do pato uma de cada vez segundo um ritual especial terminando com o que eles consideram o "creme de la creme" a pele estaladiça do peito em fatias muito finas. O ritual do chá adorei.... Aqui "chove chuva...chove sem parar...." Eu voltava mas na primavera.... Até amanhã e boa viagem

Tot: 0.093s; Tpl: 0.018s; cc: 6; qc: 45; dbt: 0.0551s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb