Prahá

Czech Republic's flag
Europe » Czech Republic » Prague » Old Town
October 22nd 2010
Published: December 6th 2010

Isso irá soar gay: mas queria estar apaixonado nessa cidade!

Praga é uma cidade estupidamente bela. Parece que ela tá de sacanagem com vc, é tanta coisa bonita que agente pensa: putz, nao é possivel... pára... tá bom! Chega!!! Impressionante, nao tem como ficar babando na paisagem noturna da cidade pela Charles bridge: um rio refletindo as luzes de postes e da lua, e no fundo um castelo gigante com uma catedral iluminada ao lado. Dentro da cidade, vários monumentos neo-classicos, estátuas, igrejas, torres decoradas... putz, MTU violento!

O grupo internacional de estudantes aqui da Hochschule (faculdade) meio que resolveram ir para Praga na quarta feira, e corremos para ver coisa de aluguel de carros, albergue, etc... fomos 18 pessoas em 4 carros, depois de muita enrolacao para sair de Aalen, e após 4 horas de viagem ouvindo hip hop alemao e frances a todo o volume, nos acomodarmos todos no albergue, para depois estacionar os carros na garagem, esperar todo mundo ficar cheiroso, e finalmente, conseguimos nos locomover para a cidade, isso já umas 22hrs! :o

Estavamos meio cansados, e como já estava meio tarde, fomos tomar uma cerva, conversarmos e dormir. Ao chegar no meu quarto, nao pude entrar, e me contaram que um do nosso grupo tinha levado uma fêmea para o dormitório e tive que dormir em um outro com os espanhois. No dia seguinte, depois da mulher do albergue quase nos expulsar de lá pela infraçao, dêmos um rolé no centro histórico, muitas fotos (muita sorte estar fazendo sol no dia), mais pontes, igrejinhas barrocas, etc. Mas o foda de viajar com quase 20 pessoas, tudo ia devagar e cada um queria fazer uma coisa! Decidi ir para o National Museu de Praga (nem ouso imaginar como é o nome em Tcheco...), um prédio, digamos, um pouco ornamentado, com exposiçoes de vários temas diferentes.

quero aproveitar o espaco aqui e salientar minha indignacao á juventude européia. Pois NINGUÉM quis ir no Museu Nacional comigo e no dia seguinte, NINGUÉM quis ir no Free Guide no centro histórico, e preferiram ficar de conversa num restaurante ou café... cara, isso foi muito absurdo pra mim, sendo que essa era a primeira vez na cidade para 90% da galera. Mas pensando melhor depois, a galera daqui visita museus desde que nasceram, devem estar meio enjoados, suas cidades normalmente antigas, já sabem demais... mas
Vista do CasteloVista do CasteloVista do Castelo

pena que tava nublado.. :(
NAO! A galera simplesmente nao quer saber muito de história, arte, ciencia, e um pouco já é mais que suficiente... na grande maioria dos casos, nao tem interesse em conhecer mais do - proporcionalmente - pouco que sabem sobre seu continente, pronto. Essa é a minha impressao sobre os jovens europeus.

Mas beleza.... Europa que se cuide, o Brasil vem aiiiii xêenti! Mark my words!

bem, voltando ao assunto: o museu tinha um preco de boa, gigante, e com certeza foi um dos melhores museus que já visitei na minha vida! Especialmente devido a um andar inteiro com todos os tipos possiveis de animais do planeta empalhados, violentíssimo!!!! Desde uma espinha dorsal de uma baleia azul do comeco do século(que devia ter uns 20 metros) até roadores e peixes voadores que só tinha visto em livros e alguns documentários do Discovery... de arrepiar! Pirei com a parte das cobras e lagartos, meus sonhos de infancia realizados! 😊 Foda que no comecinho do museu, minha máquina fotográfica deu uma pala e tive que tirar umas fotos vagabundas com meu celular de 10€ daqui... mas se tivesse mais tempo, passaria o dia inteiro desenhando os bixinhos parados... animal! literalmente! ho-ho-ho

eu já mencionei que levarei meu filho pra Europa?

De noite encontramos umas amigas brasileiras da UnB que estao estudando em Praga (no comments....) e fomos com a galera pra uma boate no centro dentro de uma Igreja! Sim!!! Para redimir e confessar todos nossos pecados na Terra! /m/

Mtu fera! A festa era para os estudantes Erasmus, que vao estudar por 6 meses a um ano fora de sua universidade na Europa, e assim, encontrei o mundo todo lá! Contei umassss piadasss pra unsss portuguesissss, conheci umas lindas gringas (as praguenses sao muito bonitas... saudades...ehhe) e encontrei uns brasileiros gente fina pela festa tmb!

Quem dera se Aalen fosse assim...

No dia seguinte, visitamos o gigantesco castelo e sua bela catedral, vimos uma apresentacao da troca de turno dos guardinhas do castelo, com músiquinha e marchas para turistas, grandes merds... demos um rolé e voltamos para a cidade, pena que nao estava fazendo sol como no dia anterior.... depois, quis fazer esse Free Tour pelo centro histórico de Praga, e novamente, ninguém quis ir comigo... mas nem a pau ia perder esse programa, e nao ia deixar de ir para o Tour só para ficar comportadinho no grupo, e comendo em algum restaurante... entao fui correndo para o ponto de encontro e ver de qualé desse Free Tour:

Putz, ficaria muito puto se tivesse perdido esse passeio, porque foi MTU MTU legau! O guia era um americano engracado pra caramba, o cara era profissional na parada. Depois das histórias que ele conta, voce enxerga a cidade com outros olhos, coisas que voce nunca iria saber a nao ser que tivesse lido pelo menos alguns livros sobre a história de Praga, coisa tal que nao está nos meus planos...

por exemplo o Atronomical Clock:
, veja o video e depois leia a história abaixo... mas se vc quiser pular essa parte, fique a vontade, pois ela nao mudará em nada sua vida, mas acredito que despertei curiosidade o suficiente para ter quase certeza que vc irá assistir o video! 😊

Assistiu? Eai, nada de mais, certo? Bem, segundo o guia, essa é considerada uma das mais decepcionantes antracoes da Europa, pois toda hora, centenas de turistas ficam esperando o ponteiro dar a hora, e rola o que esse video mostrou: a caverinha balancando seu sininho! yeah! Mas para a Europa medival, era A parada.
Ai vem a historinha: long time ago, lá pelo século XV, esse carinha construiu o relógio em Praga, fazendo que o mundo todo quisesse passar por Praga e ver a passagem de hora desse moderno Relógio Astronômico, isso fez com que a cidade se tornasse bastante popular na época, atraindo muitos turistas e comerciantes para a cidade. Dai o Rei camarada, com medo que algum outro reinado rival pegasse esse carinha para construir o mesmo relógio em sua cidade e concorresse com Praga, bem amigavelmente cegou o pobre com brasa quente nos óio. Só de raiva, o cego inventor resolveu apelar também: quebrou internamente seu relógio e deu um jump para a sua morte. Assim, o Relógio Astronomico de Praga ficou sem sua principal atracao até outra pessoa conseguir consertar o defeito causado pelo seu criador, mas isso só depois de quase 3 séculos! 😊

Ninguém sabe se essa história é veridica mesmo, mas que é ao menos interessante - é! Outra bacana:

Existe uma igrejinha cheia de histórias macabras em Praga, mas essa história é a favorita do guia: sobre a história do pequeno toco de madeira que está em destaque no alto da igreja. Era uma vez um ladrao que se disfarcou de monge, entrou sorrateiramente na igreja para roubar uma pedra preciosa no alto do altar, e essa pedra estava do lado de uma grande estátua de um homem. Entao, no calar da noite, o ladrao ecala a estátua, e quando finalmente chega no alto, agarrando a pedra para roubá-la, eis que a estátua, com sua pétrifca mao, subtamente, agarra o braco do ladrao, o impedindo de roubar o precioso tesouro da igreja. O ladrao tenta soltar-se da estátua a noite toda, porém suas tentativas foram em vao e a estátua ficou a segurar o braco do homem. Ao amanhecer, o padre se surpreende ao ver a cena atípica em sua igreja e pede uma explicacao para o ladrao, e vendo nao outra solucao para soltá-lo de sua desagradavel posicao, desfere um golpe de machado sobre o homem, cortando fora o seu braco.

Após o decepamento, eis que a estátua larga o braco do aleijado ladrao, e o padre maravilhado com a intervencao divina acontecida na noite anterior, segura em seus bracos o membro decepado e resolve colocá-lo no alto de sua igreja como símbolo de protecao contra futuros furtos. Essa é a história do aparente "toco" que nao decompoe nessa igreja em Praga. Infelizmente, nao tivemos tempo para entrar na igreja macabra, pois tinha que pagar alguma coisa, ou sei lá, de qualquer forma, se alguém for para Praga ai (VÁ!) faca o Free Tour com o Jeff e lembre-se de entrar nessa igreja depois, pois nao tive tempo para ir no último dia... assim como nao tive tempo de fazer o Free Tour pelo Castelo... pena... pois essa idéia é muito boa, o cara nao cobra nada, apenas gorgetas no final, mas assim como no rádio, que ouvimos música de graca mas temos que ouvir também algumas propagandas no meio, o guia faz o filme de casas de festas, lojas e programas noturnos... com certeza esse esquema é maior máfia, prq rola na Europa toda! ehhehe

Outras histórias, mas nao tao mirabolantes e dramáticas como essas foram as guerras acontecidas na regiao, entre religioes, ou sobre a língua Tcheca, que é bizarra, com uns fonemas absurdos, ou sobre os diversos estilos arquitetônicos numa mesma construcao, ou sobre a primeira Universidade em alemao da Europa, ou sobre a ocupacao russa durante a Guerra... muito fera! E claro, os estudantes internacionais perderam tudo isso! :p

Praga é linda demais, parada no no século XIX, liberal, relativamente barata... ae, nem quero mais lembrar se nao fico triste! 😊 Bem, agora vcs já sabem para qual direcao suas economias tem que ir! E aproveitem para me visitar, mas agora nao prq está frio pra kct, e nao vejo o sol direito faz mais de uma semana... se no Brasil eu era branquelo, aqui estou mais branco que albino, prq albino até que fica vermelho fácil:

estou pálido! e claro, com a barriga progressivamente crescendo! :D

Tschuß Brasilien!

6th December 2010

Ah... so muito mais ficar comendo no restaurante... hehehe
20th December 2010
Vista do Castelo

Poowtz! "Violento" - Como você costuma falar... xD Adorei as fotos e histórias! :D Muita energia positiva e curtição pra você! o/
20th December 2010

Ah, como o Vari é sem graça.. Com certeza eu ia fazer um tour historico-artístico-cultural que nem você. :p Putz, fiquei mó empolgada aqui, (acho que deu pra perceber, vendo capítulo por capítulo e comentando em todos! xDD) sempre tive em mente que a Europa era o lugar mais massa de se ir! E nada de compras em Paris ou Londres! Eu quero é fazer o Caminho de Santiago de Compostela, ver o brasão da minha família em Portugal e pirar na Holanda.. Ahsauhasuhasuhas.. x) Te cuida! x*
22nd December 2010

violento!!!
ahha, valeu pelas boas energias alinoo! aha, comédia seus comentários! relaxa, tenho muito mais coisa a falar mas vai aos poucos! depois escrevo o capítulo de comidas! :) beijaoo!

Tot: 0.078s; Tpl: 0.017s; cc: 12; qc: 20; dbt: 0.0487s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb