F.A.Q.


Advertisement
Brazil's flag
South America » Brazil
August 4th 2005
Published: October 18th 2006
Edit Blog Post

Sorry guys, this entry i've done for some friends in Brasil, so it's in portuguese!!

Ola pessoal, bem vindo ao blog da nossa viagem.
Ultimamente eu tenho recebido varios emails de pessoas com duvidas sobre mochilao de pessoas do Orkut, atravez do meu fotolog (fotolog.com/fernandovala), ou sites de viagens. Entao eu decidi colocar esse FAQ aqui, assim todos que quiserem podem ter acesso as perguntas e respostas.
Estou disposto a responder a todos que quiserem, se vc tiver outra duvida que nao esta incluida aqui, eh so colocar um comment que eu respondo, e se for de interesse de todos, incluo no texto. Se quiserem mandar um email com um monte de perguntas, pode tambem! Eu respondo na boa, nao fique acanhado!!
Entao, la vai!!


1 - Fernando, só curiosidade, qual seu motivo pra ter ido viajar ?? De onde tirou essa idéia?

Eu sempre tive vontade de conhecer o mundo, mas sempre adiava para o ano seguinte. Ate o dia que eu enchi da mesmice de sempre, de ficar somente sonhando, resolvi largar tudo e partir. Vendi TUDO que eu tinha apos 5 anos de trabalho, coloquei no banco e peguei um aviao para europa. Fui sem dia para voltar. Isso foi em setembro de 2005!!

2 - Quase nao vejo mulheres nas suas fotos... a África é mais tensa em relação a segurança? Acha que tem algum problema!?

Africa nao eh nada tensa, aqui tudo eh devagar e as pessoas sao tranquilas como na bahia domingo de tarde... hahaha... Vc nao viu fotos de mulheres pois eu nao coloquei, mas tem um monte, inclusive aqui nesse internet-cafe aqui tem umas 4... e sempre tem mais viajando!!

3 - Vistos: esta tirando pelo caminho ou tirou alguns antecipados?

Sobre vistos existem poucos (10%!)(MISSING) que a gente precisa tirar com antecedencia, o resto ou nao precisa ou tira na fronteira. Pega um site confiavel ai e olha onde precisa. Eu uso o www.projectvisa.com. No pais anterior ou outro que tiver a embaixada voce tira, pois tirar no Brasil, apesar de ser mais facil, as veses o visto vai expirar antes de vc chegar la!!

4 - Vc vai passar pelo Sudão e por Myanmar. Estes paises estao liberados?

Sudao!! Esse pais eh incrivel, nao por desenvolvimento (pois disso aqui nao tem nada) mas pelo povo e pela paisagem.

Para quem saiu do Egito, onde as pessoas que chegam em vc estao com segundas intencoes, querendo te vender algo ou indicar um hotel a troco de comissao ou apenas tirar um dinheiro mesmo. O Sudao eh o oposto.
As pessoas aqui querem conversar com vc pois nunca viram um turista na vida, sao inocentes, pobres, e honestas. A capital ( Khartoum) eh considerada a cidade mais segura da Africa!! (os paises islamicos sao todos muito seguros)

Lugares para visitar aqui nao tem muitos, talvez uma meia duzia, mas estar num lugar desses, apenas por estar, encontrando pessoas, vendo um pouco da cultura deles, ou mesmo pegar um onibus que roda pelo deserto e nao por estradas, eh imbativel! (vide o site!)

Viajar em Myanmar e um pouco mais complicado, pois voce nao pode entrar por terra e viajar pelo pais. Voce tem de voar ate a capital e visitar algumas poucas cidades liberadas. Estivemos em Myanmar numa cidade de fronteira com a Tailandia, tiramos o visto na propria fronteira. Porem o visto so e valido por um dia e voce so pode ficar na cidade onde voce fez a imigracao. Pegar um onibus longa distancia, nem pensar.

5 - Pelo que eu senti você não planeja as vagens com muita antecedência né? Vai trocando figurinha pelos lugares que passa e vai tocando. É isto mesmo?

Bem assim, sem planos nem nada, jogo a mala nas costas e vou!!! O esquema do vulcao, por exemplo, quem recomendou foi um alemao que eu encontrei tres dias antes, ele tava indo sozinho e perguntou se nao tava afim! Ai, eh claro que fomos!

6 - Você ta levando a grana em cash mesmo? Dizem que na Africa é f... de sacar no cartão...

Grana nao levo cash nao, eu sempre saco no cartao de credito um tanto que de para os dias que eu vou ficar no pais (quase todo pais tem ATM - VISA eh mais facil de encontrar que os outros) e pronto, cash eu so tenho uns 300 dolares de emergencia!

Existem alguns paises que nao existe ATM (Por exemplo: Sudao ou Ira), estes paises tem de se levar dinheiro cash (dolar e o melhor). Nao adiata tentar levar traveler-checks que eles tambem nao aceitam.

7 - Toda vez que vc saca tem que pagar um %! (MISSING)Não fica muito caro? E nos casos onde o cambio paralelo vc ganha muito mais?

Cartao de credito, se vc paga um restaurante por exemplo, nao custa quase nada a mais para vc, mas se vc saca cash tem uma taxa sim, entao o negocio e fazer apenas um saque por pais (ou por mes) no valor que vc vai utilizar assim vc nao fica fazendo um monte de saques e nem anda com muito dinheiro no bolso!
Realmente nas fronteiras os cambistas as vezes oferecem melhores taxas de conversao, mas se vc nao estiver muito ligado no valor, vc pode ser levado no bico!!
Na Uganda eu consegui quase 20%!a(MISSING) mais nos cambistas do que nas agencias de troca oficiais, mas ja na Rwanda eu tomei um ferro de quase 30%!n(MISSING)o dinheiro que eu troquei na fronteira, isso porque eu tava com uma informacao ultrapassada e acreditei no cambista!! Fique atento!! O site do Yahoo Financas ou XE.com sao otimos para cotacoes On-Line.
Raros sao os paises de que o cambio paralelo eh muito melhor que o cambio oficial, Zimbabwe e um exemplo.

8 - Vc até que entra bastante na internet, e pode pesquisar. Mas com qual antecedência vc tem as informações?

Informacoes adiantadas eu nao tenho muitas nao, as veses pesquiso o preco do visto do proximo pais ou coisa assim mas como vou passar do Djibuti para Yemen? Nao tenho a menor ideia, acho que de barco, eh mais barato do que de aviao, e o visto? Tiro no pais anterior, eh sempre mais facil.

9 - Bateria para a Camera digital, eh fácil de recarregar? Tem muitos "plugs" que são diferentes por ai?

Existem no mundo alguns diferentes tipos de plugs, que sao principalmente, o padrao Americano, Europeu, Ingles, Autraliano. Voce deve fazer eh comprar um adaptador universal (tenho um que comprei no duty free saindo do Brasil que tem me servido ate hoje)!! Os paises com plug muito estranho sempre tem adapatadores a venda em todos os lugares.

10 - Vistos:Sobre isso qualquer informação é bem vinda. Vc teve que entrar em contato com cada consulado ? E os que não tiver no Brasil? Todos tem algum tipo de taxa ? Quais os países que não pedem visto ?? Tem algum site que possa me auxiliar nisso ??
E tipo, se no caminho eu decidir passar em algum país que não estava no roteiro, portanto não tenho o visto, posso tirar no caminho mesmo?


Esse eh o maior medo das pessoas que me escrevem e na verdade eh facil, a nao ser que vc tenha os dias suuuuper contados. Mas se tiver uma folguinha nao precisa se preocupar.
Se vc vai para europa, nao precisa de visto nenhum, eh so chegar com o passaporte verdinho/azulzinho la e pronto!!
Para os EUA, Australia e Japao sao os vistos mais dificeis e caros. Vc tem que ir na embaixada tirar com antecedencia de alguns meses etc...
Na media, para os paises do Oriente Medio, Africa e Asia os vistos custam por volta de 30/50 dolares e vc pode tirar na chegada no aeroporto ou na fronteira via rodovia mesmo; Eh so mostrar o passaporte e eles perguntam se tem o visto. Se nao tiver, vc paga a taxa e eles carimbam a entrada e pronto!! So isso. Mas se vc preferir, vc pode ir nos consulados e pedir, mas da mais trabalho...
Alguns paises voce tem que tirar o visto antecipadamente (Sudao, Etiopia, Emirados Arabes, Ira, Paquistao, China, India, etc.), o melhor eh sempre utilizar o pais anterior. Quando estiver no Egito, por exemplo, vai ate o consulado do Sudao, preenche o formulario, paga a taxa e eles emitem em 3 ou 4 horas, ou na pior das hipoteses, eles pedem alguns dias. O mais longo foi a da India, tivemos de esperar 7 dias.
Uma coisa que voce nao deve estar sabendo eh que o passaporte Brasileiro eh um passaporte facil de viajar!!! Quase nenhum pais nos da beneficios extras, mas tambem quase nenhum cria complicacoes para brasileiros.

11 - Já tinha ouvido uns papos do caso do carimbo de Israel não te permitir entrar em países mulçumanos com algumas exceções. Como eu faço então? Passo primeiro nos países mulçumanos?? Aí não tem problema pra entrar em Israel né?? Existe mais algum tipo de restrição em qualquer outro país?

Sobre Israel, eh o seguinte, se vc tiver o carimbo israelnse no seu passsaporte os paises islamicos nao vao permitir sua entrada la, (exeto Jordania e Egito onde nao tem problema)
Se vc quiser visitar Israel (como eu) vc tem que ir para Jordania, e de la atrvessar pela King's Hussein Bridge. Nesse unico lugar vc consegue pedir que eles coloquem o carimbo em um papel separado, tanto na entrada como na saida. Depois que vc voltar, vc tem seu passaporte limpo e dai joga fora os papeis carimbados!! qqer coisa eu te explico em detalhes. Existe um risco, mas vale a pena!!

12 - RTW: Então, não sei se vc está usando essa passagem? As agências da região não trabalham com isso e não tem essas informações, mas queria saber sobre mudança de destinos ou se por um acaso preciso encurtar bastante a viagerm e ir pra casa mais cedo por motivo de pobreza, o que é bem provável, aí como fica a questão financeira ?? Eu pago as milhas que usei só? Ou to presa com um ticket de um ano de validade, mesmo que eu não tenha como usar ??

Sobre RTW, nao tenho a menor ideia, eu nao tenho viajado de aviao. Avioes foram feitos para chegar a destinos e nao conhecer lugares!!! Vou tudo por terra, e posso afirmar que as maiores aventuras e descobertas da minha viagem foram durante os percursos de onibus, trens, carona etc...
Mas os tikets de aviao, vc esta presa em um ano sim, e a minha volta para o Brasil eu perdi em setembro 2006!!!
Vou ter que arrumar um meio de voltar depois...hehehe. O que sabemos e que normalmente encurtar o periodo nao eh problema, porem a compania aerea vai te cobrar alguma coisa por esta troca de datas.

13 - EURAILPASS: Usou ou pretende usar um desses tickets ??

Usei e eh muito bom!
Europass existem varios tipos, o mais comum para mochileiros eh o de um mes corrido.
Com esse passe voce pode pegar qualquer trem na uniao europeia inteira (Suissa ta fora) quando quiser e quantas veses quiser (dentro de um mes eh claro). Eh so chegar na estacao de trem, escolher o melhor horario para vc e subir no trem. Quando o cobrador passar ele vai olhar para o bilhete, sorrir e falar "boa viagem!" Gostou? (exessao para vagao dormitorio que eles cobram um pouco pela reserva da cama) E ainda ganha entradas para alguns museus, descontos em teatros etc...
Outra opcao eh o de dez ou vinte dias de viagem. Funciona da mesma forma mas vc so pode usar um certo numero de dias!!
O site oficial e: www.europass.com
Agora se vc tiver passaporte europeu, existe o Eurailpass, que custa a metade mas vc quando for comprar tem que dizer que esta morando na europa a mais de 6 meses!

14 - Dizem que tem mtos vôos na Europa a preço de banana de um país pra outro, o que vc acha que vale mais a pena ??

Voos dentro da Europa sao muuuito baratos se vc reservar com duas semanas a um mes de antecedencia, eles as veses custam 1 (isso mesmo: um) euro mas as taxas de embarque que custam cerca de 20 euros. Quando eu sai da Inglaterra, eu paguei pelo trem ate o aeroporto 36 pounds, e pelo voo ate a alemanha 11 pounds!! Procure por :
www.easyjet.com
www.ryanair.com
www.germanwings.com
www.hapagfly.com
www.hlx.com
www.skyscanner.com
www.kayak.com
www.flights-to-europe.com
e se quiser eu passo outros enderecos...
Mas se vc estiver por ai (na europa) e quiser algo para animar seus dias vc consegue voos para lugares como Marrocos, Ibiza ou Egito por menos de 100 euros ida e volta!! eh so checar nas agencias de ultima hora. A diferenca eh que nesses lugares vc tem que embarcar em menos de 48 horas. Cheque www.lastminute.com ou www.ltour.com!

15 - Vc ta fazendo algum tipo de documentação da viagem ?? Fora o flog, algo mais a fundo ??

Sobre documentacao de viagem: Eu to escrevendo sim um "semanario" com a as impressoes que eu tive dos lugares etc. Pode ser que isso venha a se tornar um livro mais tarde, quem sabe?...

16 - Pode aos poucos ir me passando dicas de lugares que os turistas não conhecem ?? Lugares que eu não deveria deixar de ir ??

De cara assim o que eu posso falar eh que se vc nao pretende ficar apenas na europa, saia de la o mais rapido possivel por rasoes de custo. Em um ano, passe no maximo dois meses na Europa, e depois o mundo eh muito maior e mais divertido do que o velho continente!!
Os lugares por onde passar eu posso fazer uma listinha de cidades imperdiveis, mas vc tem que me dizer mais ou menos sua ideia de viagem ou seja, quais lugares, se na europa, no oriente medio, asia ou na africa .

17 - Eu curto muito esportes de aventuras, pode me passar dicas de onde fazer ?? Trilhas, rappel, rafting, mergulho, escalada, qq coisa desse tipo?

Esportes radicais em geral estao na Africae e Asia. Rafting no Rio Nilo eh imperdivel, Bungee jumping na Victoria Falls, mergulho no Mar Vermelho no Egito, escalada tem otimos lugares no Marrocos, trilhas apesar de existirem muito boas na Suissa, a subida do vulcao Nyiragongo no Congo eh imbativel! E na Africa do Sul tem o Shark Cage Diving, vc entra numa gaiola de aco e eles te colocam frente a frente com o grande tubarao branco!!! Ou entao em Mocambique, pode nadar junto com o pacifico Tubarao-baleia! A Asia tambem eh uma boa opcao, o Nepal eh um verdadeiro parque de diversoes de esportes de aventuras, rafting de mais de 10 dias e trilhas de mais mes por montanhas de mais de 7500 metros de altura. A Tailandia entao, nem se fala; trilhas, escaladas, mergulho, rafting. Passamos mais de 2 meses mergulhando todos os dias.

18 - Dicas dos melhores albergues que ficou???

Albergues, eu lembro apenas de poucos que realmente me marcaram, mas no dia a dia da sua viagem na o oeste europeu, prefira os do Hosteling International, com algumas exessoes como em Barcelona, em Praga, Berlim e Munique. Para esses lugares eu passo os enderecos!! De resto, pegue o guia da Lonely Planet e veja o primeiro da lista. Sao sempre os mais legais e com mais mochileiros!!

19 - O que vc acha de eu ir sozinha?? Dá pra me divertir ?? 1 ano é muita coisa sozinha?

Viajar sozinha nao eh problema, se vc nao eh uma pessoa extremamente carente vai se sair muito bem, gente para conversar vc encontra em todos os lugares, na rua ou nos albergues!!
Fazer a viagem toda com pessoas que vc nao conhece, eu acho a pior besteira, pois cada um tem uma grana e gosto diferente. Imagine que vc esta fazendo a viajem da sua vida com outra pessoa, mudando de lugar todo dia, escolhendo hosteis, restaurantes etc. Um dia vc quer economizar comprando comida no supermercado e ele/ela quer sair para outro restaurante, ou mesmo, vc faz o jantar e ele/ela nao quer ajudar lavar a louca!! Dificil ne!!
Encontrar outros mochileiros e fazer parte do trajeto juntos pode ser mais facil e divertido. Se nao se entenderem, voce segue sozinha. Estou cansado de ouvir comentarios de pessoas que estao viajando sozinhas, mas que na verdade nunca estiveram sozinhas.

20 - Asia é muito barata, pelo que me falam a Africa é um pouco mais cara. Como ta o teu orçamento? Base de quanto por dia ta gastando (ou pretende gastar)?

Meu budget para eh de 25 dolares/dia com tudo incluido inclusive transporte, comida, vistos, hospedagem, atividades... mas em alguns paises da Africa por exemplo da para baixar para uns 20 dolares ou menos. A Asia eh mais barata ainda. India gastamos 15 dolares por dia.
Porem nao esqueca que a viagem so e barata se vc escolher lugares baratos. Mesmo na Siria onde um sanduiche caprichado custa R$0,50 se vc comer em lugares chiques e hoteis 5 estrelas, o custo vai para o espaco!!

21 - Vc trabalha ou faz algum curso pelo caminho ou ta só curtindo mesmo?

Como eu ja tava trabalhando a uns 5 anos eu ja tinha uma boa grana e no final eu descobri que viajar eh muito mais barato do que eu imaginava, entao ate agora eu trabalhei muito pouco e quando era conveniente, estou basicamente so curtindo. Mas o que eu fiz foi um curso de ingles na Inglaterra (3 semanas) e um gratuito(!) de frances na Franca (2 meses) para pelo menos saber o basico antes de entrar na Africa! Fiquei no Yemen por 3 meses estudando Arabe e agora fiz um curso de Divemaster por 3 meses na Tailandia.

22 - Tem ideia se é tranquilo de se arrumar trabalho nos paises ricos da europa? (eu tenho cidadania espanhola), mas tem um amigo meu indo comigo, mas ele nao tem cidadania europeia, como fica nesse caso? Se voce souber dos que talvez sejam mais facil de se arrumar um trampo informal me passe por favor.

Com cidadania europeia vc pode arrumar trabalhos legais em toda a comunidade europeia mas o melhor, eh claro na Inglaterra, onde te pagam em Pounds!! La eh facil arrumar emprego de garcom, entregador de pizza e outros no genero, onde vao te pagar cerca de 1000 (mil) GBP por mes. No resto da europa tambem da, mas a grana eh menor.
No caso do seu amigo na europa ele ta enrrolado, pois nao eh facil, o que ele pode tentar eh qualquer coisa nas ruas como malaberes etc!! Ou ilegal, durante a alta estacao, na Grecia.
No verao eles tem milhares de turistas para cidades que nao comportam tanta gente entao contratam funcionarios ilegais para bares restaurantes etc, onde vc ganha cerca de 600 a 1000 euros mais as gorgetas, que da para somar 2000 euros no mes!!(apesar que se procurar na Franca ou Alemanha sempre arruma algo, mas as veses vai cair na construcao civil por exemplo, ai eh foda ne!)
Fora da europa, vc arruma LEGAL em Israel (verifique se eles nao estao em guerra).
Na Africa em geral, alguns hosteis te oferecem acomodacao em troca de trabalho. (bar, recepcao, etc).

23 - Quanto a vacinas, como tem sido feito? alguns países exigem certo tipo de vacina antes de entrar? vc já teve algum problema de saúde, fora resfriados ou coisas assim?

Vacinas normalmente nao sao nescessarias, exeto febre amarela para alguns paises da Africa. Para isso o melhor a fazer de modo a evitar aborrecimentos e' ir ate um aeroporto internacional ainda no Brasil e tomar a vacina. Ela e' aplicada na hora e' de graca. Assim voce ja sai de la com o certificado na mao e nao esquenta a cabeca!! Sobre mim o unico "problema" que eu tive foi um resfriado que eu peguei por dormir com frio na trazeira de um caminhao viajando do Sudao para a Etiopia! A respeito da Malaria, nao estou tomando nada, mas sempre carrego o remedio comigo (recomendacao de uma medica).

24 - Eu queria saber se voces acham que tem uma idade mínima pra viajar de mochilão assim como vocês, ou se qualquer idade é idade?

Não acho que exista uma idade mínima para fazer mochilão. Encontrei muitos mochileiros de 18 e 19 anos e até de mais de 60. Porem acho que abaixo de 18 a burocracia para atravessar fronteiras e pegar transportes de longa distancia sozinho(a) fica complicada. Por isso acima de 18 qualquer idade é idade.

25 - Você sabe onde posso comprar um guia Lonely Planet sobre a Austrália? encontrei um na net por 200 conto.....muuuita grana, não rola não!! rsrs...é esse preço mesmo???

Eu comprei o meu da África no próprio site da Lonely Planet (Entregue no Brasil). Alguma livrarias como a Cultura em São Paulo tem os guias. O da Austrália deve custar por volta de 70 reais mais entrega. Eles não são muito baratos mesmo. Você pode tentar os Rough Guide. Nunca usei mas ja ouvi falar muito bem deles.

26 - O que eu devo carregar na minha mala? Roupa para quantos dias... etc?

A melhor respota para esta pergunta eu encontrei num depoimento da Gaziella. Tambem mochileira de longo tempo.

"Olha, descobri que muitos artigos "especializados", de casas especificas de trekking e camping, sao caros e de qualidade *#!*!_! . O negocio eh voce saber exatamente do que precisa. Na minha mochila (e me orgulho muito de sua funcionalidade) tinha tudo o que eu pudesse precisar. E era pequena, os outros mochileiros ficavam impressionados. Entao vamos la, o que tinha?

- Uma toalha de rosto - nao da pra ser maior do que isso. Tem tambem aquelas japonesas, que sao pequenininhas e absorvem bem. Mas a de rosto serve.
- Uma canga - a coisa mais funcional que eu ja carreguei nessa vida. Se for de estampa verde amarela, ainda traz aquela carga politica que pode te livrar de algum apuro - Brasil eh pais amado, gente. Entoa, a canga foi saida de praia, toalha de banho, toalha pra pique nique, guarda-sol, lenco de cobrir os cabelos nos paises muculmanos, trouxa de roupa suja, poncho se pegar um friozinho leve,cortina de privacidade. Nao eh de pasmar? TEM que levar uma canga... (Este Item e mais feminino, mas vamos la)
- Par de havaianas - muuuito importante na hora de tomar banho nos albergues. Pe cocando, ninguem aguenta. Tambem me deu paz de espirito na Africa , quando a ligacao do chuveiro me deixou na duvida se seria o ultimo banho que eu ia tomar na vida. Ah, e se o calor pegar muito, larga a bota de hiking e bota o chinelao...
- Bota de hiking DEMON - Comprei na Islandia, quando a minha carissima especialissima "resiste tudo" provou ser uma m*#!*!. Nada mais imprescindivel como uma boa bota, de verdade. A marca eh italiana. Essa eu garanto, a melhor bota da minha vida. Pode ate errar o passo na travessia do corrego, se tirar o pe rapidinho NAO molha dentro... Andou essa terra toda, e ainda topa mais alguma coisa.(Nunca levei tenis na mochila, so a bota no pe, as havaianas e um salto alto (mas sem ser ocupar muito espaco) porque nao eh porque vc esta mochilando que vai pra balada vestida de acampante, ne?) (O salto tambem e exclusivo para as mocas, eu nunca carreguei e nunca fez falta... hehehe)
- Saco de dormir. O meu comprei caro, eh de 3 estacoes e valeu cada centavo que paguei. Ele eh pequenininho, o menor, mais quentinho e mais leve que a tecnologia tinha inventado ate entao. Aconselho que voce compre um artigo igual. Agora, se na sua viagem for calor de verao (so leva o saco se voce for acampar ou se for inverno mesmo...) a canga sera sua roupa de cama, sem duvida - e so.
- 1 lanterna(pequena mas possante, se voce cair do barranco porque nao enxergou o buraco sua viagem acabou) e uma mini lanterna, aquelas tipo chaveiro, porque nada mais sem educacao do que acender a luzona do quarto no albergue, acordando todo o resto da galera. (A minha mini lanterna tem luz vermelha, e meio gay mas funciona...hehehe)
- 1 livro levinho, quando voce acabar de ler, troque-o com outros alberguistas. (siga esta ideia, o meu tem 1.500 paginas e da um trabalho... )
- Guias de viagem - o maior peso da minha mochila - ja saia com todos comprados se for para a Africa ou Asia, enfim, qualquer lugar com menor facilidade de achar exatamento o guia que voce precisa do que Londres, Nova Iorque ou Sao Paulo. O guia eh sua vida, sua liberdade, a qualidade de sua viagem. Sem guia, suas chances de perder as melhores atracoes, as coisas que interessam a voce de verdade, sao muito grandes. Nao espere achar informacoes em Madagascar, ai eh coisa de sorte. E no mochilao, se voce depender da sorte vai acabar dormindo no metro (o que pode ate acontecer eventualmente, mas acho inaceitavel se for por falta de planejamento). Alias, estude seu guia enquanto viaja. Sente num cafe e leia tudo sobre seu proximo pais/cidade/parque/praia. Se for uma viagem longa, nao da pra planejar todo o itinerario, so os paises que se vai visitar. Na minha viagem, eu fiz o roteiro de acordo com o meu bilhete "round the world". Eu so sabia os paises. Ai, progressivamente eu fui costumizando a viagem a medida que lia os guias. Todos os meus sao Lonely planet. E, nota final, indo embora do pais, larga o guia pra tras. Voce se livra do peso, e faz espaco pra guardar um bumerangue, uma pulseira indiana, sei la. Chore, mas largue o guia pra tras.
- O Dinheiro - sempre andei com um cartao visa, cheques de viagem, e dolares. Isso garante que voce possa sempre pagar. Dependendo do nivel de cilivizacao que voce vai encontrar, organize a quantidade de cheques e dinheiro vivo que vai levar (num money belt, nao esqueca se enrolar o conteudo todo num plastico pq o suor acaba entrando e arruina seus papeis. E se voce se enxarcar na chuva tb eh outro problema, se cair do barco, e tal) Mas lembre-se de nunca levar tanto dinheiro que voce fica noiado de ser assaltado e acabar a viagem. O ideal eh ir trocando os cheques de viagem a medida que vai progredindo (quando vc estiver nas capitais), e guardar o visa para uma emergencia (eh caro, use com cuidado). E sempre fui com seguro viagem, no caso de um acidente.(Minha ideia e um pouco diferente da dela e esta descrita nos itens anteriores)
- As roupas - Todas as minhas calcinhas secavam rapido, as vezes so de secar com a toalha ja estava bom. Detalhe, mas voce vai ver define a qualidade da viagem 😊 Uma calca preta (sempre tecido leve) para a balada, uma sainha para o calor/praia, uma blusa legal pra ir numa balada em uma capital (preto eh certeiro, especialmente no leste europeu), uma camiseta com a bandeira do Brasil (que usei na Africa e os caras com metralhadoras se simpatizaram comigo... tambem garante cruzamento sem maiores problemas em fronteiras terrestres duvidosas), uma calca de hiking cinza clara, fina e solta (para os mosquitos nao morderem), com aquele ziper logo acima do joelho que eh pra virar bermuda. Umas camisetas de tecido sintetico, um windbreaker impermeavel, um guarda chuvas pequeno, e umas camisetas de algodao e outras de tecido sintetico (especiais para hiking, se voce pega uma gripe por conta do suor, ai nao da). Gosto da marca Patagonia. Umas meias de hiking (independente se eh verao ou inverno), e uma blusa de la, bem fina, mas quentinha. Deve ser la, porque la esquenta mesmo estando molhada. 100%!l(MISSING)a, nao deixe por menos.
- canivete suico, com abridor de garrafas(muito importante na franca e italia), latas e tesoura.
- 1 bussola pequena (a gente nunca sabe) (util para saber se o mapa esta de ponta cabeca)
- Roupas - as roupas, quando vc for lavar, vai colocar tudo numa maquina so, provavelmente sem saber direito como ela funciona. Nao adianta levar tecidos delicados, so coisa ja "batida" mesmo. Alem disso, se as suas roupas escuras solterem tinta, adeus as claras. Ai so da voce, andando com aquele aspecto mulambento mesmo! As minhas roupas eram todas claras, sem cores muito fortes. E os pretos, nao soltavam tinta mesmo. Jeans eh terminantemente proibido - pesado demais. Se voce vai para o inverno, compre la assim que chegar uns meioes, ou meia calca, calcas de baixo, sei la como chamam aquilo. Sao essas calcas de usar por baixo que esquentam sua alma, sem adicionar peso e sao relativamente baratas. Material adequado - fleece ou la. La eh melhor, claro. Leve um Zippy com sabao em po de casa, so meio saquinho basta, e uns amaciantes em folha de papel. Nas laundromats voce tem que pagar extra pelo sabao e amaciante, e sao de pessima qualidade. A alternativa eh comprar no super, mais o que vc vai fazer com o resto da caixa? Se for inverno, o que segura eh um sobretudo longo, que voce carrega no braco quando nao esta usando. Impermeavel eh melhor. Casaco curto nao resolve, tem que ser pelo menos ate o meio da coxa.
- 1 baralho - excelente pra fazer amigos, e consumir aquela garrafa de vodka com a galera do quarto na noite chuvosa, na cidade entediante que voce foi parar porque perdeu o ultimo trem.
- Pilhas sobressalentes - tem que levar, nao adianta esperar acabar pra descobrir que voce precisa de novas, especialmente se isso ocorrer onde NAO vende!
- Eurailpass - se for viajar na Uniao Europeia
- Maquina boa, mas roubavel e perdivel - nao leva aquelas coisas profissas, tem gente que curte foto, eu mesma curto, mas ai a viagem fica em torno do medo de perder a bendita. Mesma coisa a respeito de laptop. Nao leva. Todos os mochileiros que levam passam aperto, sempre vi foi isso. Atrapalha mais do que ajuda.
- Cozinha - Leva uma colher de sobremesa e um garfinho. Para a faca, ce tem o canivete. Leva um pouquinho de sal e pimenta, e mais uns temperinhos que voce adora e come muito. Uns saquinhos de cha e sache de cafe, uma geleia individual (geralmente eu surrupio estes ultimos do mc donalds, da bandeja do aviao, cafe da manha do albergue e tal), acucar, ou melhor ainda, um adocante em pastilhas pequeno. Eh bom ter um dente de alho e cebola desidratada. Voce pode tb comer simplesmente kinojo todo dia, ou macarrao com molho inssosso como comem a maioria dos mochileiros, mas eu sempre comi bem. Eh questao de sempre pegar o super aberto, e escolher os albergues com cozinha. Adotei tambem uma caneca que pode ir ao fogo, bom pra acampar e tomar cha ou sopa. Essa eh a sua cozinha, tudo (menos a caneca) dentro dum zippy medio.(Eu tenho um canivete que tem garfo, colher e faca. Genial!)
- Farmacia - Va precavido. Minha famacia era enorme, por isso sempre que acontecia algo eu seguia em paz. Voce tem que analisar o ambiente pra onde vai. Na minha tinha: Repelente com DEET, cancerigeno e potente, nao sobra um bicho que queira te morder. Prefiro o DEET aos sanguessugas e mosquitos da dengue. Floratil, que eh imprescindivel, o item mais importante - repoe a flora intestinal, e te conserta qualquer tenha sido a porcaria que voce comeu. Dramin, para uma eventualidade de um barco - se vc nao tiver, sua grana vai pro brejo e o passeio vira um pesadelo. Que golfinho??? Nao vi, estava vomitando... Um antigripal, um anti sinusite. Eu nao tenho sinusite, mas como mergulho, se for mesmo uma mera gripinha o mergulho alem de ficar perigoso, pode ser simplesmente cancelado. Coisas pra dor de cabeca, band aid, e uma bandagem caso vc torca o tornozelo no mato. Eu torci, hoje nao ando sem. Um desinfetante para um corte, e lembre-se "SE O SEU PE DER BOLHA, VOCE NAO CONSEGUE ANDAR" Na Africa, eu botei no meu xampu um pozinho contra piolho (levei de casa), e comprei um mega baygon que tascava em qualquer canto. Acho que eh util na India tb... Toda essa turma num zippy medio tb - menos o Baygon.
- Presentes. Podem te safar de uma roubada... Sempre levei pedras semi preciosas de Minas, umas 2 ou 3 soltas e umas 2 gargantilhas. Gente, isso eh baratinho. Mas o povo nao sabe.. Voce pode ate acabar fazendo um excelente negocio se a coisa apertar... Presenteie o cara na Tailandia que esta ameacando te por na cadeia por algo que voce nao sabe que fez, a tiazinha que foi um anjo e deixou voce dormir na casa dela de graca, um mendigo que voce achou ser talentoso no violao, o cara que consertou sua maquina e esta te pedindo um valor exorbitante pelo servico, o carinha que vc beijou e se apaixonou, as possibilidades sao infinitas.(Pode dar para as mocinhas tambem????)
- cadeado de codigo - pra trancar a mochila, eh bom tambem ter um cabinho de aco pra vc prender na sala de malas do albergue enquanto vai visitar a cidade
- uma bandana - a companheira da sua canga, 1001 utilidades
- anti chule - se tem 3 dias que voce nao lava a meia, vai dar chule. Leve aqueles pozinhos anti fungo, use a vontade dentro de todas as meias e da bota. Assim, quando voce finalmente conseguir os preciosos momentos de privacidade com aquele deus noruegues malhadao chamado Bjorn, tudo sera perfeito! E os funguinhos do chuveiro chechelento do albergue nao vao te pegar... 1 potinho dura a viagem toda.(To fora do Noruegues, prefiro as HolanDeusas!!)
- 1 spray de agua - o menor que tiver - da um alivio no voo. A cabine eh mega seca, viajando muito incomoda. Alternativamente da pra molhar a bandana (seca rapidinho, ce vai ver...) e amarrar no pescoco, mas as vezes fica frio. (Isso achei excesso de bagagem, pede agua para a aeromoca.)
- maquiagem?- Tem gente que nao leva. Eh superfluo mesmo, mas eu levo! Adoro entrar toda gatinha na balada... e voltar pro albergue com o Bjorn 😊 (E as holanDeusas???)
- um tampao de ouvido - minha mais preciosa descoberta. Independente de voce poder pegar uma corrida de F1, da pra tirar um cochilo na recepcao do albergue mais barulhento... impagavel, vale muito a pena, especialmente se vc nao tiver dormido muito a noite... por conta do Bjorn... hehehhe. (Ou se voce divide dormitorio com a Graziella e o Bjorn...) huahuahuaE eh minusculo e peso pena, sem stresse.

Bom, chega! Ja virou livro! E claro que tem mais coisa, tipo a importantissima necessaire. Mas qqr coisa, scrap me. Boa viagem pra voces, e happy trails!"

Graziela, obrigado por ceder o texto e descupa as bricadeiras!

27 - Você mencionou a Ásia eu fiquei curiosa, vocês ja estiveram lá?
Também tenho a vontade de conhecer, e queria saber se não é perigoso atravessar o continente por terra, pois alguns paises da região estão em conflito...


A Asia tem altos e baixos. Paises mais seguros que se pode imaginar e outros que é preciso prestar atençao. Mas nada que impeça de ir para la. E só para constar o sudoeste asiatico é o lugar mais fácil de se mochilar que eu ja estive!
Agora, areas de conflito eh relativo. Imagine o Rio de Janeiro; eles estao em conflito todo dia, e vc considera isso perigoso? iria recomendar para alguem nao ir la?

No resto do mundo eh a mesma coisa, apenas use o bom senso e nao queira ir visitar justo a cidade em guerra (ou a favela no Rio) mas se estiver em outras areas nao tem problema. Passei por 4 paises em guerra e nunca vi um unico tiro...

28 - Sobre os pertences... putz, as roupas podem ser lavadas nos hostels... O problema são as calcinhas!!!E a idéia de dar as roupas de presente quando não precisar mais tb é bem legal!!!!! Já tinha pensado a respeito!!!!

Muitas veses os hosteis tem lavanderia e vc pode lavar la, ou mesmo vc mesma no chuveiro INCLUSIVE AS CALCINHAS!! heheh
Vc eh brasileira e por isso tem muitos tabus a respeito de nudismo, roupas intimas etc. Com o tempo vc desencana, eh tao normal mulheres trocarem de roupa nos dormitoiros de albergues ou memo andar para la e para ca de calcinha e sutian que ninguem repara mais... No meu quarto aqui em Singapura ta cheio de calcinhas das norueguesas secando na janela.... ninguem vai achar que vc eh facil ou "oferecida" por caisa disso! Vc vai ver, eh normal.

E para refletir um pouco:

Existem duas coisas diferentes, que sao turistas e mochilieros. Turistas viajam dentro da lente das maquinas fotograficas, acordam cedo para tirar mais fotos e visitar mais lugares no menos tempo possivel. Esses depois que voltam com milhoes de fotos, nao curtiram a vida durante a viagem, estao cansados e estressados de tantos horarios que seguiram etc. Tiraram mil fotos mas nao tiraram uma soneca em baixo da torre Eifel, visitaram mil museus mas nao se sentaram num Cafe para curtir o clima de cidadezinha Italiana. Viajaram apenas para mostrar para os outros.
Agora existe os mochileiros, que passam as veses dois dias sem sair de dentro de um hostel pois estavam conversando com outros mochileiros trocando experiencias, perguntando onde vale a pena ir e onde eh apenas mais um lugar turistico, mudam um pouco seu roteiro para acompanhar aquele grupo que esta super divertido, estes sim aproveitam o mundo e as coisas boas que ele nos oferece!! Claro que tiram fotos, mas dedicam um tempo admirando o lugar, as pessoas ou mesmo o cheiro do ar da cada cidade, muito mais do que apenas um clique!! Pense sobre isso!
Boa Viajem


Advertisement



1st November 2006

primeiro parabéns pela aventura. eu tenho uma dúvida: e quanto a vacinas, como tem sido feito? alguns países exigem certo tipo de vacina antes de entrar? vc já teve algum problema de saúde, fora resfriados ou coisas assim?
7th December 2006

Simplesmente espetacular!!
Bom, em primeiro lugar quero dar os parabens a vcs dois por essa experiencia simplesmente incrivel!! Ha tempo sonho em fazer um mochilão por ai, mas realmente vcs superaram minhas expectativas. Em segundo lugar, gostaria de saber, assim por alto, se vcs podem me passar uma ideia de qto ficaria, por exemplo, um mochilão pela europa, de uns 40 dias, mais ou menos?? Nesse esquema de vcs, fazendo tudo (ou a grande parte) por terra!! 40 dias é pouco tempo pro velho continente?? Abraços
4th February 2007

Falou!!!
O prazer foi todo meu! Qualquer coisa, estou no Orkut! Beijos
2nd May 2007

lonely planet
oie....voce sabe onde posso comprar um guia lonely planet sobre a australia? encontri um na net por 200 conto.....muuuita grana, nao rola nao!! rsrs...é esse preço mesmo????eu quero um gui que fale da australia no geral....nao dividido em outback, south etc......
3rd May 2007

Guia da Lonely Planet
Eu comprei o meu da Africa no proprio site da lonely Planet (Entregue no Brasil). Alguma livrarias como a Cultura em Sao Paulo tem os guias. O da Australia deve custar por volta de 70 reais mais entrega. Eles nao sao muito baratos mesmo. Voce pode tentar os Rough Guide. Nunca usei mas ja ouvi falar muito bem deles.
7th May 2007

Oii ! Nossa, antes de mais nada queria que vcs soubessem que tão fazendo o que muiita gente sonhaa e não ter vontade de fazer nunca! Parabéns pela coragem de correr atrás do que vcs querem ! Bom, eu queria saber se vcs acham que tem uma idade mínima pra viajar de mochilão assim como vocês, ou se qualquer idade é idade. obrigada, beijos
8th May 2007

Idade minima
Nao acho que exista uma idade minima para fazer mochilao. Encontrei muitos mochileiros de 18 e 19 anos e ate de mais de 60. Porem acho que abaixo de 18 a burocracia para atravessar fronteiras e pegar transportes de longa distancia sozinho(a) fica complicada. Por isso acima de 18 qualque idade e idade.
9th December 2007

Seguro Saude
Olah pessoal adimiravel a viagem de vcs !!! Em relação a grana, vi que vcs seguem um plano de mais ou menos $25 por dia, Esse orçamento é daqueles "restrição total" ou apenas limita os abusos? Outra pergunta é em relação ao seguro saude. Vcs contrataram algum seguro viagem ou estao por conta ?ja preciosaram de algum atendimento medico ? mais uma vez, parabens e boa viagem
15th December 2007

Seguro Saude
Ola Bob! Obrigado pela forca! Quanto ao orcamento de $25 por dia eh mais do tipo de limitar os abusos do que restricao total. Isso claro depende muito do pais. Como os nossos $25 sao de media, temos paises que gastamos um pouco a mais e outros um pouco a menos. Conheco pessoas com budget de restricao total perto do $15 por dia. Nao acho que vale a pena, tem de se curtir a viagem, fazer umas atividades ali e acola. Restricao total voce so sobrevive e nao aproveita. Quanto ao seguro saude, tem um especifico para mochileiros que eu faco da World Nomads. E o mais barato que eu achei e que cobria mais paises e atividades. Nunca precisei fazer uma requisicao ainda por isso nao sei se e realmente bom, mas tive uma boa descricao do seguro atravez de amigos.
24th February 2008

Parabéns
Olá! Quero dar o parabéns primeiramente.. Estou "vidrada" nesta história de mochilão que vc´s contaram e o momento de "reflexão" final também foi tudo de bom, principalmente pra mim.. Fiz apenas 2 mochilões e ao refletir acabei descobrindo que na verdade o que me valeu mesmo foi apenas o segundo. Explico. O primeiro, para a Europa, apesar de só ficar em albergues, realmente estava mais preocupada em "tirar fotos", enquanto que o segundo, em Buenos Aires, posso dizer que praticamente não conheci a cidade, não conseguia sair do albergue e a minha melhor recordação da viagem foi a troca de experiência com mochileiros como vocês, de toda parte do mundo!!! Com certeza quero acompanhar a saga de vocês!! Pra mim falta um pouco de coragem.. rsrsrs TODA A SORTE DO MUNDO!!!!!
6th September 2009

Adorei
Fernando, graças aos seus relatos, tomei coragem de mochilar. Sempre quis, mas ficava só nos planos e agora vou por isso em prática. Eu amei tudo o que vc colocou e as dicas da Grazi, foram incríveis. Valeu e abraços.

Tot: 0.679s; Tpl: 0.018s; cc: 26; qc: 123; dbt: 0.2632s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.4mb