"Senta que la vem historia!" - Sardenha

Italy's flag
Europe » Italy » Sardinia
August 30th 2006
Published: September 2nd 2006

A nossa curiosidade nos deu a brilhante idéia de passar as férias de verão na itália. Todos nos recomendavam o norte da Sardenha, chamado “o top”, a ilha mais chic. Vimos umas fotos: “wooow!” ... la fomos nós!

Sempre gostei de viajar de navio, especialmente se você pode embarcar junto com o carro... Isso mesmo, eles o chamam de Traghetto (Balsa). Partimos felizes rumo ao porto a 2 horas de Roma e chegando lá nos posicionamos com outros 500 carros perfeitamente organizados em zig-zag.
Nosso navio chegou com 2h 30m de atraso.
Finalmente abriram os portões e começamos a nos mover ao som dos gritos ameaçadores dos controladores de bordo e socos no capô do carro. Subimos para o salão do navio onde ficam as poltronas, o bar e os banheiros vomitados da viagem anterior.
Foram 4h 30m de pura diversão adivinhando as raças dos cachorros que circulavam pelos corredores e o sobe-desce de crianças para o deck. Pena que não deu para escutar o filme que passou no telão, pois eles não distribuem fones de ouvido: “senão roubam!”, justificaram.

Chegamos ao porto de “Golfo Aranci” e atravessamos mais 2h 30m de carro até o nosso primeiro destino: “Stintino”. Cidade de 800 habitantes, orgulhosa pelos 100 anos de matança de atum do passado, hoje extintos naquelas áquas, com direito a museu e tudo. Vive exclusivamente do turismo de verão, ou seja, da grana que conseguem extorquir dos turistas em 3/4 meses para durar o ano todo e assim vocês podem imaginar quanto custam as coisas por alí.

A famosa cidadezinha não oferece nada de interessante e tem uma estrutura turística péssima em todos os sentidos. Apesar de dois pequenos portos, não conseguimos encontrar nos restaurantes locais um simples prato de peixe fresco que fosse. Tudo porque os pescadores da cidade usam seus barcos para passear com os turistas. Dinheiro fácil, como eles gostam aqui!

A única praia de areia da cidade, a “Pelosa”, é distante uns 3 kms do centrinho. O desafio de conseguir estacionar na rua da praia custa R$ 4,80 por hora: você tem de adivinhar o tempo que vai querer ficar na praia, que os fiscais escrevem num papel tipo Zona Azul, pagar antecipado e depois controlar o relógio para ir embora na hora certa. Os guardinhas ficam de plantão 24 hs pra faturar com as multas. Um verdadeiro estresse!

A “Pelosa” é considerada uma das mais belas praias da italia e não vi por quê. São uns poucos metros de areia que está diminuindo, porque nos anos 60 retiraram dali as dunas que a alimentavam, para construir hotéis horrorosos e ruas de acesso. Mínima infra-estrutura e 50 pessoas por metro quadrado. O mar é lindo, mas extremamente salgado e muito gelado. A parte mais bonita da praia eles ocupam com guarda-sóis e cadeirinhas arrumadinhos como num teatro, chamado lido e que alugam pela bagatela de R$ 63,00 ao dia. E nunca tinha lugar!!! Esticamos nossas toalhas, mas fomos logo cobertos pela areia que espirrava dos chinelos da multidão. Notei que temos uma certa ética para caminhar na areia no Brasil.

Impossível também não reparar no lixo de todo tipo espalhado pelo chão e nos arbustos que se transformam em banheiro público. Que nojo!!!!

Tentamos fugir da carneficina e nossos amigos nos levaram para o “Mare di fuori”. Praia rochosa, fedida, cheia de farofeiros.... vento gelado ... Não gosto nem de lembrar.
Vamos pra outra: “Le Saline”. Uma antiga salina abandonada, mar de tombo, coberta de pedrinhas redondas misturadas com algas gosmentas, que sem as nossas providenciais Havaianas nao se podia
Praia a "Pelosa"Praia a "Pelosa"Praia a "Pelosa"

Alguém ve a areia?
caminhar. Lotada com apenas uma barraquinha e um banheiro químico imundo e trancado a cadeado. Fila para PAGAR e pegar a chave.
Tentamos então ir para a praia “Coscia di Donna”, sempre de rochas e... farofeiros... muitos farofeiros... Profissionais!!!! Barraca, geladeiras de isopor, mesas, louça, cadeiras, churrasqueira, brinquedos, macarrão, lixo!!! Nunca vi nada parecido...

Entendo porque não tem uma CONAR aqui! Propaganda enganosa na italia é a lama do negócio!!!!

Proximo destino: “Alghero”. Uma cidadezinha portuária deliciosa que preserva muito a colonização espanhola da Sardenha. Até o dialeto que eles falam é quase catalão. A influência é bem visível também na culinária e na arquitetura. Finalmente tivemos jantares deliciosos a base de peixe e crustáceos. As maiores lagostas que vi por aqui. E como praia de cidade portuária não é la grande coisa fomos procurar outras distrações, incluindo um passeio de barco-submarino de cujas janelinhas se podia ver o fundo do mar. Lembro de um desses quando era criança no Guarujá! Aqui é NOVIDADE! Conseguimos ver uma família de medusas, muitas algas e uns peixinhos prateados ... Snif! “Os enormes peixes coloridos são privilégio das águas tropicais”, me explica o capitão. No retorno subimos para o deck e
Banhista na "Pelosa"Banhista na "Pelosa"Banhista na "Pelosa"

"Saco! Ainda nao inventaram a televisao inflavel?"
terminamos o passeio admirando a paisagem externa, que era mais interessante.

Desistimos de praia e fomos visitar o que a itália tem de mais interessante: as ruinas.

“Fertilia” é uma cidade inventada pelo fascismo, esquálida por definiçao, mas acolhe um acervo arqueológico não indiferente, que foi ignorado pelo regime.
Visitamos primeiro a necrópole de “Anghelu Ruju”, um apanhado de grutas artificiais de tipos poço e corredores em forma de “T”, escavado a mão e utilizado por diversas culturas de 3.300 a.C. a 1.500 a.C.
Entrando nas tumbas ainda é possivel ver incisões em forma de cabeça de touro que te dá arrepios se você pensa que foram feitos 5.300 anos atrás.

Fomos à “Palmavera” um dos complexos nurágicos mais importantes da Sardenha. Um Nurague é um tipo de cabana de pedra circular de aproximadamente 5 m de diâmetro, coberta por uma cúpula em fibra natural. “Palmavera” é uma vila que teria sido habitada em 3 fases culturais distintas dais quais a primeira remonta a 1.500 a.C. Nas diversas campanhas de escavação encontraram exemplos de uma comunidade precisa e organizada e pesquisas recentes descobriram evidências de um incêndio que devastou a vila no fim do VIII séc. a.C.
Banhistas na "Pelosa"Banhistas na "Pelosa"Banhistas na "Pelosa"

pouco espaço = mais respeito ao proximo Loooooogico!

Biquini e calção embaixo das roupas nos faziam cócegas e dalí partimos para “Punta Negra”, uma recomendada prainha muito bonita e tranqüila, sempre de água em tons de azul turquesa, mas decepcionantemente esclusiva do único hotel 5 estrelas da cidade. Que abuso!!!!

Resolvemos “beber para esquecer” e carregamos as tralhas diretamente para as cantinas “Sella&Mosca”, um império do vinho sardo. Um palácio maravilhoso em meio a alqueires e mais alqueires de parreiras. Visitamos, degustamos e compramos várias garrafas de tintos e brancos que não se encontram na nossa região.

Ja chutando o pau da barraca, passamos das ruínas ao medioeval, só para não sentir saudades de casa e fomos para "Castelsardo". Pitoresca cidadezinha de mar, sempre com um pequeno porto e nada de praia, mas com um importante castelo construído no pico de uma colina pela família "Doria", no séc. XII. Mistura incomum. Uma cidade medieval dificilmente era construída assim tão perto do mar, pois ficava mais vulnerável a invasões.

Bem, mais alguns dias de “praia” e chegou a hora de ir embora. GRAÇAS A DEUS!!!!

Nosso navio EXPRESSO partia às 20h30 e considerando a viagem até o porto e o tempo de embarque, às
"Mare di Fuori""Mare di Fuori""Mare di Fuori"

Farofeiros...
17h30 já estávamos na estrada. Foi quando nos telefonaram da companhia de transporte naval:
- "Sou fulana da Sardinia Ferries, o seu navio quebrou e a viagem foi cancelada."
- "Como?"
- "É isso ae que a Senhora ouviu. Temos o último navio COMUM que parte às 23h30 mas atraca em Livorno às 7h30 de amanhã e não temos cabines disponíveis."
- "Mas eu tenho navio expresso, cabine dupla... sao 8 horas de viagem e Livorno está a 500 kms de Roma!!! Quais são as alternativas????"
- "Nenhuma! Até logo, tenho outras ligações a fazer!"

Chocados, não trocamos palavra durante o resto da viagem.

Ameaçava um temporal. A única lanchonete do porto era indigna e assim passamos 7 horas de espera, dentro do carro, como todos os outros, assistindo ao acúmulo infinito de veículos e passageiros das duas balsas.
Partimos com mais e ainda que a base de tapa, nos arrumaram duas poltronas na sala em cima do motor e percorremos as 8 horas de viagem trepidando o cérebro.
O navio era lento, mas gigantesco, bonito, com vários bares e restaurantes, música ao vivo e um pequeno cassino, mas estavamos super cansados e era difícil circular. Tinha
"Mare di Fuori""Mare di Fuori""Mare di Fuori"

Dificil era disfarçar a cara de decepçao... acho que nao consegui, né?
gente deitada em cada centímetro de carpete junto com cachorros de todos os tamanhos, que eu ainda não entendi porque vão juntos com as pessoas.
No banheiro não se podia respirar!!! Vocês nao fazem idéia do que era!!! E quando reclamei da nojeira o tripulante responsavel me diz:
- "... a Senhora TEM DE ENTENDER que nos tivemos 1.300 pessoas na viagem anterior!"
- "O que???? E' o SENHOR que TEM DE ENTENDER que o cliente aqui sou eu e que paguei muito caro para esperar HOOOORAS neste porto HORROROSO, entrar num banheiro NOJENTO e ouvir a sua resposta RIDICULA!!!!!

Quinze minutos depois o banheiro foi (meio) limpo! Ahhh... Nada como saber comunicar-se...

No primeiro minuto da chegada, ainda com as portas de saída trancadas, as 3.000 pessoas a bordo entupiram as escadas com seus respectivos cachorros, crianças e outros animais e continuavam a se acotovelar por um pouco de oxigênio, mesmo se dos autofalantes davam constantes advertências para esperarem nos salões.
Desembarcamos em Livorno e tivemos que enfrentar mais 3 horas de viagem tensa com o sono e o cansaço piorando tudo. Chegamos em coma depois de um total de 20 horas de viagem!

Vamos ter
Praia "Coscia di Donna"Praia "Coscia di Donna"Praia "Coscia di Donna"

Farofeiros de profissao!
de tirar férias para descansar destas férias.

Praia na Italia? NUNCA MAIS!!

Praia "Coscia di Donna"Praia "Coscia di Donna"
Praia "Coscia di Donna"

...mais farofeiros de profissao!
"Alghero""Alghero"
"Alghero"

Entrada da cidade antiga. Muralhas.
Porto de "Alghero".Porto de "Alghero".
Porto de "Alghero".

Vista das muralhas.
Fundo do mar de AlgheroFundo do mar de Alghero
Fundo do mar de Alghero

Foto tirada da janelinha do "barco-sub"
Agreste?Agreste?
Agreste?

Quase nada!
Necropole "Anghelu Rujo"Necropole "Anghelu Rujo"
Necropole "Anghelu Rujo"

Arqueologia em açao.
"Anghelu Rujo"

Indianaaaaaa, espere por mim!!!

Vista geral.
"Anghelu Rujo"

Interno de uma tumba com pilastras de suporte.
"Palmavera""Palmavera"
"Palmavera"

Complexo nuragico.

14th May 2007

arquitetura da sardenha
tudo muito bem só q. faltou fotos das construções na sardenha que são veradeiras casas organicas e maravilhosas ,muito no q. se chama progressive architecture. se alguém tiver por favor adicione. obrigada
1st October 2007

Uau que viagem cansativa...vc está muito bem nas fotos. Que bom que virá matar saudades ds praias brasileiras. bjs
13th February 2008

olhos para ver.
Muito legal. A gente tá acustumado a ver só comentários favoráveis sobre a Europa que quem não conhece fica achando que tudo é só alegria e que brasileiro é que inculto, atrasado.
22nd February 2008

é verdade
italiano é muuuuuuuuuuito mal educado e as praias deles são imundas.
19th April 2008

Comentários
É um habito na Italia passar o dia na praia, eles almoçam, dormem, lancham. Eles ficam até o final do sol. E eles tem sol até as 8 hrs da noite. Ufa !!!!! Mas lugares que tem apenas 2/3 meses de sol ao ano, e que tem praias lindas como a Italia são quase todos assim. Modelo farofeiro profissional.
18th December 2008

Muito bom
Adorei seus comentarios morrir de rir, apesar de todos os entraves vc nos passou com bastante senso de humor!! Italia-Sardenha=nunca mais!kkkk
13th January 2009

tinha planos de ir
É UM SONHO MEU CONHECER A SARDENHA, MAS AGORA..... VOU PENSAR SE GASTO MEU RICO DINHEIRINHO NISSO. SERIA CÔMICO SE NAO FOSSE TRÁGICO, VCS DEVEM REALMENTE TER PASSADO POUCAS E BOAS. ACHO QUE VOU FICAR AQUI MESMO NA MINHA BELA FORTALEZA - CE, ONDE O MAR É VERDE DE AGUAS MORNAS, E PEIXE? AQUI NÃO FALTA E É COM CTZ MAIS BARATO. SOU PAULISTANA E MORO AQUI A 1 ANO. VIVA O NOSSO BRASIL! VALEU AS DICAS.
22nd January 2009

A COLEGA AQUI TA CERTA
NAUM GASTE O SEU DINHEIRO COM PRAIA NA ITALIA. EU CAI NESSA ARMADILHA E ME ARREPENDI. FUI PRO OUTRO LADO E ERA A MESMA COISA. A SARDENHA EH UMA BOSTA MESMO.
22nd January 2009

yes
Sardegna SUCKS, just don't step there!
3rd May 2009

Italia sò no inverno!!!
Adorei suas històrias de viagem ... mas aqui na Italia isso é comum! Principalmente pra nòs que somos habituados com as praias mais maravilhosas do mundo..tudo é facil de nos tirar do sério! Acabei de voltar de uma viagem a Puglia, regiao sul da Italia.. NAO RECOMENDO A NINGUEM!!! O FIM DO MUNDO E NAO TEM NADA!!!!!! Lembrem-se : o nosso mar, a nossa comida e a nossa gente NAO EXISTE EM LUGAR NENHUM!!!!!!!!!! BEIJOSSSS
12th June 2009

Férias na Sardenha
Ola, Estava a pesquisar na internet sobre o destino Sardenha e deparei-me com o seu blog. Se não fosse incomodo, gostaria de saber se gostou de ir a Sardenha pois tenho ideia de ir este ano no verão. Recomenda algum hotel na zona sul? Obrigada e cumprimentos, Ana Alves
15th June 2009

Cara Ana
Acho que vc nao leu o capitulo direito. Nao gostei da Sardenha nao. Exploraçao do turista e relaçao qualidade x preço horriveis!! Nao recomendo pra ninguém. Tem lugares mais bonitos onde gastar nosso rico dinheirinho!
9th July 2009

estive na sardenha em junho passado na parte sul da ilha, concordo com os comentarios negativos no sul e identico, lixo por todo o lado, ate vi varias baterias de automovel abandonadas na berma da estrada.
30th April 2010

Meu Deus!!!
Tô comecando a planejar uma ida à Sardenha mês que vem com meu marido. Fiquei horrorizada com o que li. Gente! Será que agora em maio vou encontrar essa cacaiada??Peloa maor de Deus! O que eu vejo em fotos , sao praias maravilhosas, de um azul sem igual , ideal para olhos apaixonados....e agora?? Na verdade, sem discriminar, mas tocando a real, italianos sao mesmo muito relaxados (pra nao dizer outra coisa). Estive em Zanzibar ano passado e eles detonam e sujam tudo..affff! Ai frustrei...
9th December 2010

Parabéns!
Amei a sua honestidade, sei que é tudo verdade já morei em Napoli e na Sicilia e as praias são imundas e ninguem tem educação, lembro que quando desembarquei em Napoli pensei o que que eu estou fazendo aqui, seria melhor arrumar um barraco na favela no Rio que a vista seria melhor... e os farofeiros??? não sabia que a sardenha era assim, obrigada seu post acaba de me salvar de outra roubada! beijos!
18th June 2011

E eles ainda reclamam do nosso Nordeste
Parabens,seus comentarios escritos de forma clara e ironica,são dignos de programas humoristicos,humor negro claro.Vou repassar para todos da minha lista aqui de Maceio,para que possam responder à altura,quando essas criaturas reclamarem dos nossos serviços ao turista. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
19th June 2011
Banhistas na "Pelosa"

Praia em Itália
Descobri hoje a sua história passada na Córsega e só me deu para rir, porque anos atrás, ao viajar por Itália (sou apaixonado pela sua história), acampei em alguns parques de campismo junto à praia na minha viagem de regresso. Meu Deus! Normalmente chegávamos durante a noite e no meio da escuridão e da confusão para armarmos as tendas, não nos apercebíamos da nojeira que havia por lá: sacos de plástico, restos de banana, papéis, jornais,comida etc... O choque só acontecia na manhã seguinte! Para além disso, para ir à praia era preciso pagar! Claro que não fomos. Itália só tem de bom a sua história e a paisagem: não há dúvida de que é um país lindo. Quanto a praias, não há qualquer dúvida de que o Brasil tem as melhores " verdadeiras " praias do Mundo, não aquelas que são inventadas para enganar os turistas. Praias onde as pessoas se amontoam e pedem licença para colocar a toalha? Praias de cascalho ou de terra cinzenta ? Não, obrigado. Cumprimentos João
6th March 2012

Realmente o que vc escreveu é assustador, estou planejando ir à Córsega e à Sardenha em junho e pensando em ir apenas à Córsega, ou será que lá também é assim ?
9th April 2012

acho que vou excluir a Sardenha de meu roteiro..........
15th November 2012

Minha filha vai fazer intercâmbio na sardenha
Gente!!!Mas não há nada de bom na Sardenha?? Minha filha vai morar lá por um ano, pensei que era um paraíso. Ela é menor de idade, devo impedí-la de ir?
2nd January 2013

Ola Helena
Bem, isso tudo foram coisas que me aconteceram nas férias, nao sei como é a ilha o ano todo.

Tot: 0.129s; Tpl: 0.015s; cc: 16; qc: 39; dbt: 0.0592s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.3mb