Em território Nacional na China

November 9th 2008
Published: November 9th 2008

EmbaixadaEmbaixadaEmbaixada

as minhas alunas
Ontem foi o Magusto na China, comemos castanhas, pastéis de nata e sangria...pelo menos foi o Magusto na embaixada de Portugal em Beijing! Acho que ainda não tinha falado com portugueses que eu não conhecesse desde que cheguei à China... então lá levámos os nossos alunos para cantarem musiquinhas, dançarem e conhecerem outros estudantes de português, principalmente de universidades de Beijing. Na Universidade de Comunicação de Pequim existem pelo menos uns 100 estudantes de português, realmente um número surpreendente... mas digamos que ao todo não éramos assim tantos, o que era bom face ao espaço que existia na embaixada. Os pastéis e a sangria não eram tal e qual os portugueses, como já seria de esperar, mas sempre andavam lá perto!...

Depois da embaixada fomos a um dos sítios que eu mais tinha vontade de visitar em Pequim, 798艺术区, ou traduzindo, o bairro artístico 798. O nome deriva do local onde o bairro foi alojado, antigas fábricas de finalidade militar. Este sítio é uma espécie de SoHo Nova Iorquino em Beijing, uma vez que se trata de um quarteirão repleto de antigas fábricas que agora foram apropriadas por artistas contemporâneos que ali exibem as suas obras. No entanto, o formato não é propriamente típico de uma galeria ou museu mas antes de um polo de comercio de arte e é neste momento um dos pólos de arte mais dinâmicos do mundo, uma vez que esta é uma área em plena ascensão e um mundo de oportunidades no mercado chinês. O sítio é gigante e numa tarde apenas podemos visitar uma ínfima parte do quarteirão. É um espaço que requer visita frequente pois está em constante metamorfose e sempre com artistas geniais. Gostei particularmente de uma série de artistas com esculturas e telas altamente satíricas, os comunistas com cabeças de animais, um registo próximo do cartoon, da ironia e da sátira que são realmente visões originais sobre a arte que não tem de ser sempre pesada e depressiva, este tipo de registo estava muitíssimo presente nas galerias que visitei, o que foi muito bom. Se eu pudesse comprar arte, de certeza que seria naquele sítio!

BeijingBeijing
Beijing

E se um dia eu acordasse e Cucujães se tivesse transformado nisto? Estaria no ano 3500?
798798
798

Arte & Artistas
Os nossos Alunos de Português Os nossos Alunos de Português
Os nossos Alunos de Português

Nós e os 'nossos meninos'
Comunistas ...Comunistas ...
Comunistas ...

... com cabeça de crocodilo

9th November 2008

muito bem!!
Pois é, um bocadinho de Portugal na China. Afinal temos algo em comum com os chineses... estamos espalhados por todo o mundo! Eu por cá também já comi umas castanhinas... Tem cuidado com esse MAO, se ele te cai em cima... ui, ui!
9th November 2008

estás-te a passar??
Se acordasses e Cucujães estivesse como na foto tinhas retrocedido no tempo... nós estamos bués À frente, nem queiras comparar. Tu é que já não vens cá há muito tempo... já estás desactualizada. Beijing parece uma aldeia ao pé disto. Beijos grandes.
16th November 2008

Hey!
Olá! Espero que esteja tudo bem por esse lado. Eu não sabia que tinhas ido para aí para dar aulas, mas parece-me muito bem. Já agora... se te queixas da sangria e dos pastéis de nata, então devias vir beber um "expresso" aqui na alemanha e vias o que é que era a verdadeira água de lavar os pés! Boa sorte por aí!

Tot: 0.116s; Tpl: 0.013s; cc: 9; qc: 41; dbt: 0.0745s; 1; m:domysql w:travelblog (10.17.0.13); sld: 1; ; mem: 1.1mb