Dicas, comentarios, sugestoes sobre Marrocos

Published: May 20th 2012EDIT THIS ENTRY

Para cada viajante, a experiencia eh diferente. Isto porque somos todos diferentes, temos gostos, ambicoes, desejos, ideias, tudo diferente. Eu estou numa fase de mudancas, de conhecer o mundo. Adoro natureza, minha ambicao nao eh ser uma pessoa bem sucedida, mas sim, uma pessoa cheia de experiencias, historias para contar e para ouvir. Escrevo meus pontos de vistas e ideias sobre esta viagem linda pelo Marrocos.

Moradores - os primeiros habitantes do Marrocos sao conhecidos como Berber, antes dos arabes migrarem para o pais. Atualmente eh uma mistura destas racas. Alguns estrangeiros moram no Marrocos, mas nao encontrei muitos. Ouvi falar de alguns.

Linguas - as linguas predominantes sao o Arabe Marroquino e Frances, mas tambem falam muito Arabe classico, Berber, ao sul do pais, Espanhol (nao encontrei muitos que falam fluente, varios arranham) e Ingles (os jovens sao os que falam mais, mas nao eh muito comum).

Religiao - os Marroquinos sao muculmanos, rezam cinco horas por dia (mulheres geralmente em casa ou em poucas Mesquitas para mulheres e homens nas Mesquitas).

Alimentacao - os pratos tipicos sao o Tajine (que eh uma especie de carne de panela (pode ser gado ou frango) com legumes e verduras), que se come com pao e com as maos num mesmo prato; e o Couscous (que eh servido com legumes e carne), eles comem com as maos ou com colheres, num mesmo prato; tambem tem uma massa bem fina doce que adicionam acucar e canela em cima (e nao eh para sobremesa). Muitas vezes depois do almoco ou da janta, a sobremesa sao frutas. Geralmente tomam cafeh da manha (que pode ser cha ou cafe), almocam, tomam cafeh ou cha da tarde com pao e jantam, geralmente bem tarde.

Hospitalidade - os Marroquinos sao otimos para receber visitantes. A primeira coisa que preparam eh o cha, que eh preparado com um cha Chines, menta e acucar, e te oferecem paes para beliscar. O cha eh bem doce, mas provei sem acucar e nao foi nada bom, um gosto amargo, entao fica com os blocos de acucar mesmo. Para dormir, eles tem varios cobertores, e se tiver visitas, os cobertores sao dispostos pelo chao da casa e todo mundo fica feliz e confortavel (confesso que na primeira vez pensei que nao poderia levantar de manha com dor nas costas, mas nao deu nada).

Tranporte - tem opcao do onibus CTM e Suppratour, que sao companhias europeis, sao onibus mais novos, saem no horario e tem mais turistas. Pode-se conferir os horarios na internet. Tem os onibus locais, onde o estado deles nao eh dos melhores, mas eh mais barato que CTM e Suppratour, e confesso que muito mais divertido. Para alguns lugares, soh se encontra mini-bus, que na verdade eh uma van onde colocaram assentos e virou onibus. Taxis, pode se achar o coletivo, onde ele vai para um destino e os passageiros sobem e descem quando chegam no seu destino, eh um jeito barato de viajar, pois o valor nao eh alto. Os taxis pequenos sao os que os passageiros nao o dividem com desconhecidos, mas em alguns lugares sim, os taxistas fazem de tudo para ganharem um extra. Tem trem em algumas partes do pais, mas eu utilizei uma vez apenas, e soh tem o trem devagar, nao achei economico, mas vale a experiencia. Em Marrakech tem as carrocas, que funcionam como os taxis coletivos. Nao utilizei nenhum voo interno, entao nao tenho o que comentar.

Vestuario - os homens se vestem com roupas western, alguns usam por cima o jilaba, uma especie de "vestido" que utilizam para entrar nas mesquitas. Eh muito comum no sul, e nas Sextas-feiras, que eh o dia sagrado para eles, muitos lugares eh considerado fim-de-semana. As mulheres usam tambem roupas western mas por cima geralmente o jilaba, que sao lindos!!! Varias cores, varios modelos!!! Usam o lenco na cabeca para cobrir o cabelo, pescoco e decote, poucas usam os que aparecem soh os olhos. Algumas jovens nao utilizam o lenco nem o jilaba, outras soh utilizam o lenco mas nao o jilaba.

Moradias - as casas nos vilarejos sao construidas geralmente de barro, sustentadas por troncos e galhos. Nao tem quartos para todos os moradores, eles dormem em um quarto e tambem na sala. Muitas vezes tem uma cama soh e o resto da familia dorme em cima de cobertores no chao. Muitas casas nao tem sofas, soh um tapete e almofadas. O sanitario no banheiro eh uma ceramica com buraco no chao, geralmente sem espaco para tomar banho, pois tomam banhos no Hammam publico, se tomar banho em casa eh de caneca e acima do "buraco negro". Eh raro ter pia no banheiro, soh torneira e canecas ou baldes de plastico.

Hammam - o banho marroquino eh tomado num lugar publico que parece uma sauna e com torneiras com agua bem quente onde deve-se pegar agua com baldes. As mulheres se esfregam umas as outras com uma "bucha", retirando "cascas" da pele. depois de esfregar o corpo inteiro, lava-se o cabelo com shampu e o corpo com sabonete. As mulheres locais se depilam ali mesmo, a estrangeira foi num dos banheiros fazer este servico. Vale muito esta experiencia.

Compras para casa, comida - A familia nao faz compra mensal, eles vao seguido nas "vendas" comprar alimentos, e muitas vezes apenas uma ou duas unidades, dependendo da necessidade.

Diferencas entre sul e norte - achei o sul mais bonito e onde tive mais sorte com os meus host. Acho que porque sao mais ligados a religiao. As paisagens sao lindas, com montanhas de terra vermelha, no norte achei parecido com paisagens que estamos acostumados no Brasil, com arvores e muito verde.

Lugares preferidos - meus lugares preferidos sao a regiao de Ouarzazate, deserto, Kelaa M Gouna. Passei otimas experiencias nestes lugares, acho que isto ajudou muito e eu preferir estas regioes.

Eu amei tudo, mesmo que passei por alguns apertos, mas tenho muitas lembrancas maravilhosas. Se alguem um dia resolver visitar este pais maravilhoso e quiser dicas, estou a disposicao.

:-)

Tot: 0.134s; Tpl: 0.011s; cc: 13; qc: 35; dbt: 0.0212s; 35; m:apollo w:www (50.28.60.10); sld: 1; ; mem: 6.4mb